Você sabe o que significa cultura empresarial ou organizacional? Esse termo, que vem ganhando força nos últimos anos, refere-se ao conjunto de missão, valores, princípios, comportamentos e interações partilhados pelas lideranças e pelos colaboradores de determinada empresa. Desse modo, a cultura deve estar presente no dia a dia da organização e representar sua identidade, uma vez que, quando bem construída, desempenha importante vetor estratégico interna e externamente.
![Pessoas trabalhando em conjunto, cada uma acrescentando uma peça de um quebra-cabeça na vertical, simbolizando o crescimento da empresa através da cultura.](https://criaufmg.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-8-1024x683.png)
Construção da cultura
A cultura empresarial nasce com os fundadores e líderes de uma empresa, que colocam sobre ela suas crenças e visões. Uma vez consolidada, ela não tende a sofrer de abruptas mudanças e é perpetuada através dos colaboradores que passam a usá-la como base para ações do dia a dia. Por se tratar da interação entre partes, no entanto, a cultura de uma empresa está sujeita a ser influenciada por uma série de fatores:
- Equipe: o perfil de membros que trabalham em uma empresa pode levar ao fortalecimento ou enfraquecimento da cultura, bem como à alteração de ritos e práticas
- Cartela de clientes: a demanda dos contratantes também pode influenciar os traços predominantes da cultura de uma organização
- Mercado: mudanças na logística do mercado provocam necessidade de adaptação cultural
Dessa forma, uma cultura eficiente é, simultaneamente, consolidada e de caráter fluido, de forma a desenvolver-se a partir do tempo e das necessidades da empresa sem perder a sua essência. Indiscutivelmente, uma cultura empresarial bem implementada é um vetor relevante para o sucesso de negócios.
A importância da cultura em empresas
![Visão de cima de pessoas trabalhando em conjunto em uma mesa com formato de lâmpada, simbolizando uma ideia.](https://criaufmg.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-13-1024x536.png)
A cultura empresarial, quando forte, passa a ser um componente de auxílio para a conquista de metas da empresa. Internamente, a cultura possui o papel de criar nos membros da organização um sentimento de pertencimento que os impulsiona a se conectarem com a própria empresa e com os demais colegas de trabalho. Dessa forma, cria-se a noção de comunidade e de um objetivo em comum, o que contribui diretamente com o clima organizacional, de forma a refletir em uma experiência satisfatória dos membros o que, por sua vez, possui implicações positivas em sua produtividade. Quer saber mais sobre o papel da cultura empresarial? Clique aqui e descubra seus benefícios e como implementá-la.
Além disso, outra questão a ser destacada é o papel chave desempenhado pela cultura durante o processo seletivo de organizações, visto que facilita no diagnóstico de candidatos que compartilham dos valores da empresa e que possuem o perfil que mais combina com sua realidade. Junto a isso, a cultura também atua externamente enquanto maneira de posicionar a marca no mercado, salientando suas crenças, mentalidade e DNA. Dessa forma, as empresas potencializam possibilidades de identificação com seu público-alvo, de forma a atrair mais atenção e potenciais clientes.
Cultura empresarial na prática
![Logo da Magazine Luiza.](https://criaufmg.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-11-1024x576.png)
Um dos exemplos mais significativos de cultura empresarial no Brasil é a Magazine Luiza. Criada na década de 50, a rede de eletrodomésticos foi pioneira em adotar modelos de gestão que fossem mais horizontais e prezassem pelo bem-estar e pela satisfação dos colaboradores. Desde então, a empresa tornou-se referência no que tange a cultura empresarial e seus membros colecionam diariamente vivências que fazem jus a esse reconhecimento. Para conhecer mais sobre a Magazine e entender os motivos por trás de seu sucesso, clique aqui.
Falta de cultura empresarial e suas consequências
Quando um negócio está em crescimento acelerado ou enfrentando problemas com clientes e execução de serviços, ele pode falhar ao construir uma cultura empresarial presente para os membros. No entanto, a dificuldade em olhar para as pessoas e sua interação com a empresa pode desembocar em uma reação em cadeia que eleva o nível de problemas dentro da organização. Nesse sentido, a falta de cultura interfere na motivação dos membros, que consequentemente interfere na produtividade deles, prejudicando os resultados desejados pela empresa. Dessa forma, a falta da implementação da cultura afeta negócios em todos os graus: desde seu clima interno até o alcance de objetivos. Por isso, quando diagnosticada, essa questão deve ser tratada enquanto prioritária.
Dicas de implementação
![Visão de cima de pessoas em um abiente de trabalho apertando as mãos firmando uma parceria.](https://criaufmg.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-12.png)
Identificou um problema de falta de cultura na sua empresa? Então venha entender uma possível maneira de mitigá-lo! Primeiramente, é necessário conhecer a fundo a organização. É preciso olhar para a sua fundação, sua história, identificar suas crenças e valores e entender seus objetivos internos e externos. Além disso, pense nas necessidades da empresa e dos funcionários e em como estimular eles por meio do resgate do DNA do negócio. Logo após, implemente estímulos visuais, crie ritos e defina pontos de contato para integrar a equipe e engajá-los com a empresa. Esse é o momento de trabalhar o endomarketing.
O último passo é acompanhar o processo. Veja o que funciona para a sua empresa, repita o que der bons resultados e recalcule a rota para o que não for efetivo. Lembre-se: a construção e a adesão da cultura é um processo gradual e que deve ser alimentado a todo o tempo!
Agora você já sabe sobre cultura empresarial e seu vetor estratégico responsável por causar efeitos positivos práticos para o sucesso de uma marca. Para continuar por dentro de conteúdos informativos valiosos sobre endomarketing e outros assuntos do mundo da comunicação, siga as nossas redes sociais!