Cultura Empresarial: Entenda o vetor estratégico por trás de seu crescimento

Foto de três pessoas sorrindo em roupas formais. No cenário, estão presentes cores da Cria.
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Você sabe o que significa cultura empresarial ou organizacional? Esse termo, que vem ganhando força nos últimos anos, refere-se ao conjunto de missão, valores, princípios, comportamentos e interações partilhados pelas lideranças e pelos colaboradores de determinada empresa. Desse modo, a cultura deve estar presente no dia a dia da organização e representar sua identidade, uma vez que, quando bem construída, desempenha importante vetor estratégico interna e externamente.

Pessoas trabalhando em conjunto, cada uma acrescentando uma peça de um quebra-cabeça na vertical, simbolizando o crescimento da empresa através da cultura.
(Reprodução: Google)

Construção da cultura

A cultura empresarial nasce com os fundadores e líderes de uma empresa, que colocam sobre ela suas crenças e visões. Uma vez consolidada, ela não tende a sofrer de abruptas mudanças e é perpetuada através dos colaboradores que passam a usá-la como base para ações do dia a dia. Por se tratar da interação entre partes, no entanto, a cultura de uma empresa está sujeita a ser influenciada por uma série de fatores:

  • Equipe: o perfil de membros que trabalham em uma empresa pode levar ao fortalecimento ou enfraquecimento da cultura, bem como à alteração de ritos e práticas
  • Cartela de clientes: a demanda dos contratantes também pode influenciar os traços predominantes da cultura de uma organização
  • Mercado: mudanças na logística do mercado provocam necessidade de adaptação cultural

Dessa forma, uma cultura eficiente é, simultaneamente, consolidada e de caráter fluido, de forma a desenvolver-se a partir do tempo e das necessidades da empresa sem perder a sua essência. Indiscutivelmente, uma cultura empresarial bem implementada é um vetor relevante para o sucesso de negócios.

A importância da cultura em empresas

Visão de cima de pessoas trabalhando em conjunto em uma mesa com formato de lâmpada, simbolizando uma ideia.
(Reprodução: Google)

A cultura empresarial, quando forte, passa a ser um componente de auxílio para a conquista de metas da empresa. Internamente, a cultura possui o papel de criar nos membros da organização um sentimento de pertencimento que os impulsiona a se conectarem com a própria empresa e com os demais colegas de trabalho. Dessa forma, cria-se a noção de comunidade e de um objetivo em comum, o que contribui diretamente com o clima organizacional, de forma a refletir em uma experiência satisfatória dos membros o que, por sua vez, possui implicações positivas em sua produtividade. Quer saber mais sobre o papel da cultura empresarial? Clique aqui e descubra seus benefícios e como implementá-la.

Além disso, outra questão a ser destacada é o papel chave desempenhado pela cultura durante o processo seletivo de organizações, visto que facilita no diagnóstico de candidatos que compartilham dos valores da empresa e que possuem o perfil que mais combina com sua realidade. Junto a isso, a cultura também atua externamente enquanto maneira de posicionar a marca no mercado, salientando suas crenças, mentalidade e DNA. Dessa forma, as empresas potencializam possibilidades de identificação com seu público-alvo, de forma a atrair mais atenção e potenciais clientes.

Cultura empresarial na prática

Logo da Magazine Luiza.
(Reprodução: Magazine Luiza)

Um dos exemplos mais significativos de cultura empresarial no Brasil é a Magazine Luiza. Criada na década de 50, a rede de eletrodomésticos foi pioneira em adotar modelos de gestão que fossem mais horizontais e prezassem pelo bem-estar e pela satisfação dos colaboradores. Desde então, a empresa tornou-se referência no que tange a cultura empresarial e seus membros colecionam diariamente vivências que fazem jus a esse reconhecimento. Para conhecer mais sobre a Magazine e entender os motivos por trás de seu sucesso, clique aqui.

Falta de cultura empresarial e suas consequências

Quando um negócio está em crescimento acelerado ou enfrentando problemas com clientes e execução de serviços, ele pode falhar ao construir uma cultura empresarial presente para os membros. No entanto, a dificuldade em olhar para as pessoas e sua interação com a empresa pode desembocar em uma reação em cadeia que eleva o nível de problemas dentro da organização. Nesse sentido, a falta de cultura interfere na motivação dos membros, que consequentemente interfere na produtividade deles, prejudicando os resultados desejados pela empresa. Dessa forma, a falta da implementação da cultura afeta negócios em todos os graus: desde seu clima interno até o alcance de objetivos. Por isso, quando diagnosticada, essa questão deve ser tratada enquanto prioritária.

Dicas de implementação

Visão de cima de pessoas em um abiente de trabalho apertando as mãos firmando uma parceria.
(Reprodução: Google)

Identificou um problema de falta de cultura na sua empresa? Então venha entender uma possível maneira de mitigá-lo! Primeiramente, é necessário conhecer a fundo a organização. É preciso olhar para a sua fundação, sua história, identificar suas crenças e valores e entender seus objetivos internos e externos. Além disso, pense nas necessidades da empresa e dos funcionários e em como estimular eles por meio do resgate do DNA do negócio. Logo após, implemente estímulos visuais, crie ritos e defina pontos de contato para integrar a equipe e engajá-los com a empresa. Esse é o momento de trabalhar o endomarketing.

O último passo é acompanhar o processo. Veja o que funciona para a sua empresa, repita o que der bons resultados e recalcule a rota para o que não for efetivo. Lembre-se: a construção e a adesão da cultura é um processo gradual e que deve ser alimentado a todo o tempo!

Agora você já sabe sobre cultura empresarial e seu vetor estratégico responsável por causar efeitos positivos práticos para o sucesso de uma marca. Para continuar por dentro de conteúdos informativos valiosos sobre endomarketing e outros assuntos do mundo da comunicação, siga as nossas redes sociais!

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