Você pode até não gostar deles, mas não dá para negar a força dos influenciadores digitais na Publicidade atual. Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, essas personalidades surgiram e foram ganhando cada vez mais importância. Hoje, é inegável a importância dos influencers na formação de opinião. Sendo assim, é claro que as empresas precisam ficar mais do que atentas neles para promover parcerias e alavancar suas marcas, não é mesmo? Mas, para além disso, agora nós vamos entender um pouco mais sobre como os influenciadores se aproximam e conquistam o público.
Ainda não está convencido da força que os influenciadores digitais têm nas mídias? Então acompanhe com a gente estes dados: de acordo com a pesquisa feita pela Influencer Marketing Hub, o investimento mundial em marketing de influência cresceu em 711% de 2016 a 2021. De lá para cá, esse número já aumentou e a tendência é crescer cada vez mais. Por conta disso, é inegável que se trata de uma área muito forte!
A partir disso, não é de se espantar com a atenção que as marcas têm dado para os influenciadores. Você pode conferir no Instagram da Cria, o post que produzimos sobre Marketing de influência na fashion week, em que explicamos como funciona esse processo e porque ele é muito vantajoso para as marcas!
Com os influencers causando todo esse impacto na opinião popular, as marcas mais atentas não perdem a oportunidade de fazer colabs. É possível ver diversos exemplos de parcerias entre empresas e influenciadores. Elas podem ser com o influencer produzindo conteúdo e divulgando na própria rede social, como é o caso do Matheus Costa, que já fez parcerias com empresas enormes do mercado (como Coca-Cola e Amazon) apenas postando vídeos divertidos com seu pai. Por outro lado, essas parcerias também podem ser com o influencer participando de uma campanha da empresa não necessariamente veiculada nas mídias dele, como foi o caso do Whindersson Nunes com a Oi.
Bom, depois de tudo isso você pode estar se perguntando “como essas pessoas conseguem influenciar tanta gente?” A resposta para essa pergunta envolve alguns fatores, mas, possivelmente um dos principais pontos é o modo como essas figuras conseguem se aproximar do público, fazendo com que o espectador se sinta como um amigo, de modo a ver do outro lado da tela não um famoso qualquer, mas sim uma pessoa em que se pode confiar.
Esse efeito não é nenhum mistério. Vamos fazer um exercício: imagine que você acompanhe a vida de uma pessoa todos os dias, vendo tudo que ela faz, as pessoas com quem ela se relaciona e, ainda por cima, ela fala “diretamente” como você. Nessa situação, não é mais do que justo se sentir próximo da pessoa? Esse é o “pulo do gato” dos influenciadores digitais. Claro que não é a única forma, mas é a mais comum. Trata-se da estratégia que chamamos de “Stories Reality Show”.
A partir do próprio nome, já é possível imaginar em que consiste. É verdade que o público brasileiro já está bem familiarizado com os reality shows, principalmente com o gigante sucesso do BBB, entre muitos outros como “A Fazenda”. Nesses programas, em geral, os participantes ficam confinados dentro de uma casa, onde o público acompanha suas atividades 24 horas por dia, 7 dias por semana. De forma parecida, fazem os influenciadores nos stories! Retratando seu cotidiano, hábitos, convívio com familiares e amigos etc. A diferença é que nesse último caso, eles são os protagonistas da história, que guiam o espectador por essa jornada, cativando emoções e gerando conexões.
E aí, você acompanha os stories de algum influenciador? Já tinha reparado nessa tática que eles usam? Agora, se você também tem interesse em se tornar um(a) influencer de sucesso e fazer parcerias com grandes marcas, para além dos “Stories Reality Show”, leia também este texto do blog da Cria que passa 5 dicas para você se tornar um digital influencer.
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