A indústria de games, mais especificamente os jogos digitais, vem crescendo constantemente ano a ano. Segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, somente em 2022 o mercado global de games faturou 182,9 bilhões de dólares, com o Brasil ficando em 5º lugar no ranking de maior consumidor.
Com o desenvolvimento contínuo deste mercado, o interesse das marcas de se inserirem no meio e promoverem os seus produtos se torna cada vez maior. Contudo, apesar da alta nos últimos anos, não é de hoje que as empresas investem no ramo. Em 1984, no jogo Micro Olympics, a primeira publicidade paga era inserida em um video game: ao longo da pista de atletismo podíamos observar nomes de marcas do setor da tecnologia.
Hoje em dia, essa estratégia é conhecida como game marketing. Mas você sabe o que é o game marketing? Quais os seus benefícios? Ao decorrer do texto, explicaremos isso e muito mais!
O Game marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa divulgar marcas, produtos ou serviços por meio dos jogos. Dessa forma, as empresas pretendem melhorar o relacionamento com os consumidores, ao mesmo tempo em que procuram atingir novos públicos que possuem as mesmas características do seu público-alvo.
Para um bom entendimento sobre o Game marketing é importante saber diferenciá-lo do Advergame, pois são estratégias bastante próximas.
O termo Advergame vem de “Advertise” (anunciar) + “Game” (jogo), e acontece quando um jogo é desenvolvido especialmente para divulgar a marca, produto, serviço etc.
O Game marketing faz uma junção de diferentes estratégias de divulgação, buscando meios de inserir produtos ou serviços. Entre essas estratégias, está o Advergame.
O Advergame, como citado anteriormente, é um termo criado por Anthony Giallourakis nos anos 2000. Um exemplo de Advergame é o Pepsiman para Playstation 1, em que o objetivo do jogador era coletar latinhas de Pepsi.
O In-game advertising se refere a inserção da marca dentro dos games, seja por meio de banners ou pela presença de lojas da marca no cenário e uso de produtos da marca pelos personagens. Um exemplo de In-game advertising é o do Overwatch 2 ,que fechou parceria com a marca Gentle Monster e criou um óculos exclusivo para a personagem D.va.
Ao fazer o game marketing, é possível criar engajamento e fidelização, pois os jogadores estão imersos na narrativa e, ao adentrar esse universo, passam a se envolver com a marca.
Outro ponto é gerar identificação, pois os consumidores dos games se identificam com determinados jogos ou personagens por apresentarem valores e características que são de sua própria personalidade. Assim, quando uma marca se associa com um jogo, os jogadores passam a reconhecê-la e valorizá-la de forma mais intuitiva.
Como mostrado no decorrer do texto, o mercado de jogos digitais cresceu muito ao decorrer dos anos e tende a evoluir ainda mais. Então, estar por dentro de como se inserir nesse meio é crucial para as marcas. De acordo com resultados da Pesquisa Gamer Brasil de 2022, jovens de 20 a 24 anos são os que mais consumem jogos, sendo eles 25,5% da população. Assim, que tal criar Estratégias criativas para conectar sua marca aos padrões da geração z?
Gostou deste texto? Não deixe de conferir o Instagram da Cria para se manter atualizado sobre o mundo da Comunicação!
VR, AR e IA: Veja como o uso de novas tecnologias tem revolucionado os negócios…
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…