Por muitos anos, as publicidades foram pensadas com um único objetivo: vender o produto. E essa tentativa de venda era feita ao apresentar as características e diferenciais do produto anunciado. Porém, hoje podemos observar que as campanhas publicitárias estão buscando cada vez mais despertar emoções nos espectadores e, assim, fazer com que eles se sintam conectados com a marca, ao invés de tentar “empurrar a venda” para eles.
Para criar essa conexão ao nível emocional, o sentimento de nostalgia (descrito por muitos como a saudade idealizada) se tornou uma das principais apostas das marcas na hora de elaborar as campanhas, e você vai entender agora o porquê!
Em primeiro lugar, as pessoas são movidas pelos sentimentos. Assim, quando uma marca elabora uma campanha que gere identificação e, ao mesmo tempo desperte algum tipo de sentimento no público, a probabilidade desse público se conectar e, consequentemente, se fidelizar a essa marca é muito maior.
Além disso, a nostalgia é um sentimento muito forte, tanto que existem diversos estudos ao redor do mundo dedicados a compreender ele e a forte atração dos seres humanos por ele. Por conta disso, as marcas investem tanto na realização de campanhas nostálgicas, e, para sermos sinceros, nós amamos! Então, separamos um exemplo incrível para vocês amarem também!
A parceria dessas duas gigantes do mercado para a criação de uma linha de maquiagem deu o que falar e trouxe muita nostalgia para o público! Foi desenvolvida uma linha de maquiagens com os designs das embalagens inspirados nos produtos da Faber Castell, que marcaram a infância de muitos. Enquanto os lápis de cor, canetinhas e aquarelas são instrumentos para uma criança criar arte, as maquiagens também são uma forma de expressão artística, só que na vida adulta. É por isso que essa parceria certeira gerou tanta comoção!
Uma estratégia também comumente utilizada pelas marcas para despertar emoções nos consumidores é a criação de campanhas que ativam mais de um dos cinco sentidos. A estratégia, conhecida como marketing sinestésico, surgiu a partir da premissa de que o comportamento do consumidor é influenciado pela relação que ele cria com uma marca. Com isso, essa relação pode ser estabelecida ao explorar o uso dos sentidos. Ainda não entendeu como isso funciona? Separamos um exemplo para você!
A campanha, elaborada em conjunto pela Tramontina e pelo Spotify, relacionou algumas músicas da plataforma de streaming a pratos de comida. Para o projeto, foram necessários meses de estudo e o envolvimento de neurocientistas: tudo isso para criar o match perfeito entre os sabores e os sons! O resultado dessa campanha inovadora foi disponibilizado em uma playlist na plataforma. Confira o vídeo de divulgação da campanha clicando aqui.
Se você, assim como nós, se interessa sobre esse assunto e ficou com gostinho de quero mais após esse texto, não deixe de conferir o nosso outro texto “Campanhas publicitárias que marcaram gerações”!
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