Search

Patrocínios no Big Brother: a mágica da divulgação

Mascote do BBB se posiciona em frente à estampa da Cria UFMG.
5/5 - (20 votes)

A cada ano, ficamos ansiosos pelo início do maior reality da televisão brasileira: o Big Brother Brasil. Quem nunca vibrou e torceu por um participante com quem se identifica? Sabemos que é um programa de grande visibilidade nacional e, consequentemente, ele carrega consigo um potencial nobre de investimento e divulgação de marcas famosas.

Por isso, confira neste texto como as grandes empresas trabalham o patrocínio nesse reality e o quão vantajoso pode ser o retorno das ações de marketing.

Marketing de Patrocínio

Uma das grandes ações das marcas, a fim de gerar uma receita valiosa para os seus cofres, é o Marketing de Patrocínio, que se baseia no apoio a algo ou a alguém em troca de visibilidade. Pode parecer algo abstrato e difícil de se consolidar, mas, de fato, gera lucros grandiosos para as empresas, uma vez que a mídia consegue atingir diferentes públicos de forma precisa.

Contudo, para que a ação seja efetiva e para que o investimento não seja em vão, é necessário um planejamento estratégico de como será feito o marketing, quais os objetivos a serem alcançados, quem atingir, quais os gatilhos a serem acionados e quais os valores a serem repassados. Com isso em mente e muito bem estruturado, o retorno financeiro é garantido para a marca.

Big Brother Brasil

Sabe-se que milhões de brasileiros acompanham o reality show mais famoso do mundo, o que atrai diversos interesses sobre o programa, principalmente quando falamos de questões comerciais e divulgação.

O BBB já contou com o patrocínio de diferentes eixos econômicos e, a cada ano, esse número cresce, tanto em quantidade quanto em investimentos. Isso revela o enorme potencial de marketing oferecido pelo programa, envolvendo os participantes, as marcas e o público.

Conheça um pouco mais sobre as curiosidades dos maiores realitys shows brasileiros aqui.

BBB – Foto: Reprodução G1

1. Por trás do entretenimento

O BBB apresenta uma estratégia de marketing inteligente e diversificada. A dinâmica de participantes pipocas e camarotes alcança públicos diferentes que, na maioria das vezes, assistem ao programa só para acompanhar a rotina da pessoa com quem se identificam.

A partir disso, as provas, as festas, os produtos e os brindes que acontecem dentro do programa envolvem esses participantes. Assim, as empresas investem nestes momentos, o que potencializa a visibilidade e a consciência de marca nos internautas. É dessa forma que roda o marketing de patrocínio na casa mais vigiada do Brasil!

Fique por dentro das estratégias de marketing do BBB neste post.

BBB 24: Prova do líder patrocinada pela Chevrolet (Reprodução/TV Globo)

2. Patrocínios atuais

A edição de 2024 está marcada com o maior número de patrocinadores, contabilizando 20 cotas vendidas no total e estimando um faturamento que ultrapassa R$1 bilhão. As categorias de patrocínio são: Big, Camarote e Brother, além das cotas de Top 5 segundos (Confronto e Decisões) e das Dinâmicas (Mercado, Prêmio, Almoço do Anjo e Mimo do Líder).

Dentre as marcas que fecharam contrato com a direção do programa neste ano, podemos citar: CIF, iFood, Latam, Ademilson, Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte, Hypera Pharma, McDonald’s, Mercado Livre, Pantene, Rexona, Seara, Stone, Delícia, Nestlé, Oi, Kwai e Electrolux.

BBB 24: Festa patrocinada pela Latam (Reprodução/TV Globo)

3. Resultados evidentes

O benefício de patrocinar um reality show da grandeza do BBB vem rápido, mas precisa de alguns pontos específicos para ser efetivo, como a identificação com o público, acompanhamento da dinâmica do jogo e respeito às normas e valores do programa.

Um caso recente foi a Avon, que participou da edição de 2021 e apresentou o triplo de faturamento após a presença na telinha da Globo. Uma estratégia da marca foi se conectar com o público a partir da divulgação de valores durante a exibição do programa, como a representatividade, a autoestima e o empreendedorismo.

BBB 21: Avon patrocinando prova (Reprodução/TV Globo)

Uma boa estratégia para “UM JEITO GRANDE DE REALIZAR”!

Para que uma marca cresça no mercado, é preciso estabelecer estratégias eficientes e adequadas para o contexto comercial inserido. É assim que as empresas trabalham com o Big Brother Brasil e obtém muito sucesso para alavancar as vendas. 

Gostou de saber um pouco mais sobre o Marketing de Patrocínio no reality show? Clique aqui e entenda sobre as estratégias usadas por ex-participantes do BBB.

E, para não ficar de fora de nenhum acontecimento do mundo da comunicação, não deixe de assinar a Newsletter da Cria!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing