O comprometimento com iniciativas sociais e ambientais é extremamente importante e necessário. Isso se dá, principalmente, por conta da mudança comportamental mundial e brasileira. Com isso, dá para notar que a mobilização do público, hoje em dia, espera pelo posicionamento das empresas enquanto (a) gentes efetivos de mudança.
Para deixar ainda mais nítido, a TopSun Energia Solar divulgou em um conteúdo patrocinado no G1 que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis. Sendo assim, ter responsabilidade social é um diferencial competitivo enorme. para uma marca atualmente.
Você já deve saber que a comunicação é uma ferramenta de mudança. Para além disso, é fundamental compreender como usá-la para a divulgação de iniciativas de in pacto social. Ficou interessado(a) e quer descobrir como fazer isso? Continue lendo, pois é isso que esse texto irá te contar!
Comunicação Interna é Fundamental!
A cultura de uma empresa ou organização é o conjunto de valores, missão, visão, posicionamento, propósitos, símbolos, comportamentos e atitudes que compõem e permeiam o cotidiano de trabalho. A responsabilidade social, então, para que possa ser comunicada e transmitida interna e externamente, deve ser parte essencial e norteadora da cultura.
A Cria UFMG é uma empresa júnior que conta com missão, visão e propósitos guiados por responsabilidade. Além disso, nossos valores comunicam o que acreditamos e como buscaremos mudar a realidade na qual estamos inseridos. Quer ver?
In pacto: esse valor reforça nosso comprometimento e responsabilidade inquebráveis com a empresa, nossos resultados e o impacto que geramos ao prestarmos serviços de comunicação. Afinal de contas, como te contamos, comunicação transforma!
(A)gente de mudança: esse valor mostra que assumimos o papel ativo, enquanto membro, pelas transformações sociais em prol da Diversidade e Inclusão na empresa e no meio em que se insere.
A Cria UFMG é um exemplo de empresa que tem a responsabilidade social como cultura interna predominante!
E para te mostrar a importância dessa cultura no nosso cotidiano, o Mês de Diversidade e Inclusão da Cria UFMG contou com quatro pautas pensadas para gerar discussões e iniciativas relevantes no espaço acadêmico e empresarial. Com isso, é possível te mostrar como a união entre a comunicação interna e a externa, quando assertiva, faz toda a diferença!
Comunicação Externa é estratégia!
Para seguir um plano comunicacional que gere engajamento, valorização e senso de pertencimento do público, é preciso já ter uma comunicação interna estabelecida, como te contamos. Isso porque só assim é possível transmitir externamente o panorama interno da sua marca.
Ao divulgar suas iniciativas, você deve levar em consideração alguns aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, nunca se esqueça de ser transparente. Dessa forma, disponibilize os dados e as informações sobre as suas iniciativas, buscando prestar contas das suas atitudes. Isso é muito importante para que seu público e seus stakeholders tenham uma imagem positiva e consolidada da sua empresa. Lembre-se também que a acessibilidade nessas divulgações são primordiais!
Com a transparência pautando suas ações, chegou o momento de realizar sua divulgação! Leve em consideração as suas personas para criar campanhas in pactantes e que gerem a maior conexão possível. Assim, crie eventos com pautas centradas em diversidade e inclusão, bem como a Cria está realizando o Mês de D.I.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Reprodução Espaço de Conhecimento UFMG)
Não deixe de envolver os membros da sua empresa. Para isso, ações de voluntariado são uma medida de engajamento interno, além de ser uma maneira de promover e de ser (a)gente de mudança em benefício da sociedade!
E, por fim, alinhe a sua empresa com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável pensado pela UNICEF. Dessa forma, você poderá refletir acerca de iniciativas que irão gerar um in pacto positivo de benefício social, buscando sanar as maiores dores da sociedade atual. Mais uma vez, é preciso reforçar a força da comunicação como ferramenta transformadora, não apenas como estratégia de divulgação de iniciativas.
E aí, gostou? Quer saber mais sobre como uma cultura empresarial pode in pactar no seu negócio? Descubra mais no texto Como o posicionamento de marca impacta seu negócio?
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…