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Black Friday: como garantir a experiência do consumidor com essa estratégia de vendas?

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Black Friday é um termo surgido nos Estados Unidos que se refere à primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Essa data teve início no Brasil em 2010, com foco nas vendas online. Durante a pandemia, ganhou força no país e se intensificou a divulgação com o uso das live commerces, estratégia surgida na China.

Mas, afinal, o que é a Black Friday?

É uma data focada no comércio que apresenta descontos significativos durante toda a sexta-feira. Essa data, além de movimentar a economia a partir da queda dos preços no meio comercial (ocasionando em um número maior de vendas), também estimula a comunicação ao apresentar propagandas e campanhas emblemáticas. Para conhecer um pouco mais sobre, vale a pena conferir esse vídeo incrível da Cria que conta 5 curiosidades sobre a Black Friday.

A experiência no Brasil

Uma das estratégias usadas durante a data é a sensação de exclusividade nas promoções conferidas pelo curto prazo de vendas. Dessa forma, o comprador se sente instigado a consumir o mais rápido possível para conseguir aproveitar os melhores preços. Porém, a prática se popularizou tanto que não se limita apenas à última sexta de novembro, já que é comum vermos termos como Black Week e Black November sendo usados no contexto de vendas brasileiro como um período de promoções e ofertas estendido. Para além disso, muitas marcas utilizam a imagem de influenciadores e personalidades famosas no geral para transmitir a sensação de credibilidade. Dessa maneira, como é muito mais fácil confiar em uma promoção quando alguém que você acompanha está anunciando, essa foi uma das principais estratégias das live commerces para garantir ao consumidor mais segurança, além de trazer uma pitada de entretenimento para o momento das vendas.

Show da Black Friday Americanas 2022. Fonte: Lojas Americanas

Cuidado com a Black Fraude!

Infelizmente, a partir da atratividade de um evento que fomenta tanto o comércio e que deveria ser benéfica para comerciantes e consumidores, é recorrente o uso de propaganda enganosa, o que ficou conhecido no Brasil como Black “Fraude”. Assim, para se prevenir desse tipo de golpe, é necessário estar atento a todo tipo de anúncio para se certificar da veracidade das informações e dos produtos ofertados. Foi pensando nisso que o Bradesco produziu a campanha Dicas do Bradesco. Além de celebrar a data, a marca alerta seus clientes sobre os riscos de se confiar em qualquer promoção, por mais atrativa que seja. Essa iniciativa conta com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.

Fonte: Bradesco

A Black Friday é uma data incrível, mas, depende diretamente de uma comunicação clara e uma boa estratégia comercial. Para te ajudar a concluir seus objetivos e alavancar ainda mais suas vendas, a Cria te ensina 5 dicas de como atrair mais clientes!

Antônio Ferraz

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Antônio Ferraz
Tags: Black FridaycomunicaçãoEstratégiaExperiência do Clientemarketingvendas
1 ano ago

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