É notável que, nos últimos anos, o consumo de PODCASTs subiu grandemente no país. Tudo isso se deve aos vários formatos, sejam eles de entrevista, humor ou suspense, eles estão fazendo o maior sucesso. Um grande impulsionador desse fenômeno é a facilidade em escutá-los dirigindo, dentro do ônibus, lavando a louça, praticando esportes… podemos viver ouvindo esse tipo de conteúdo!! Pensando nisso, é essencial que as marcas entendam a importância de anunciar em podcasts.
E é aí que está a jogada de mestre, as marcas, vendo o sucesso que esse formato de informação e entretenimento está fazendo, resolveram se juntar aos criadores desse tipo de conteúdo. Ah, e o melhor de tudo: deu super certo!! Sendo assim, resolvemos mostrar o porquê das marcas escolherem os podcasts para fazer seus anúncios e como isso tem mudado a forma de realizar publicidade.
A revista Exame, em 2022, publicou uma matéria dizendo que o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo em porcentagem de população, perdendo apenas para Suécia e Irlanda, fato interessante se levarmos em consideração que a tendência são os conteúdos rápidos. No entanto, essa nova forma de conteúdo mostrou que há espaço para todo tipo de criação. E é claro que não podíamos ficar de fora, a Cria também tem seu próprio podcast, o PODECRIA. Já ouviu? Aproveite para escutar o episódio sobre a era do ouro do audiovisual!
Também é legal pensarmos que é um conteúdo mais fácil de produzir se comparado a outros formatos de mídia. Mas, apesar disso, há sempre aqueles que se destacam e são exatamente estes que fisgam a atenção das marcas. Os podcasts são bem nichados, o que faz com que tenham um público específico, o que é ideal para as patrocinadoras, pois vão atrás de um público que se encaixa no perfil. Sendo assim, patrocinam os podcasts através da famosa #publi, de forma que tanto o criador tenha seu lucro, através do patrocínio, quanto a empresa, através dos consumidores alcançados.
Outra característica se faz presente nos podcasts: as diversas formas de veiculação. Assim, um mesmo podcast geralmente é publicado nas múltiplas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast, Castbox, entre outros, o que faz com que o alcance de público seja ainda maior. Os empresários investidores amam!!! E ainda tem mais, a nova moda do momento, os videocasts, Podcasts que são gravados e veiculados tanto como vídeo, tanto como áudio.
Atualmente o maior podcast do Brasil é o PodPah e tamanha relevância fez com que eles fizessem uma parceria incrível com a NBA, a Liga de Basquete Norte Americana. Sim, eles estão muito internacionais!! Essa parceria foi justamente para atrair a atenção dos fãs brasileiros de basquete para a liga americana. E vamos combinar, não tinha ninguém melhor pra fazer isso do que o Igão e o Mítico, os apresentadores do programa.
Outro exemplo desse sucesso são as divas do famoso PODDELAS, Tatá Estaniecki e Boo Unzueta, que realizaram uma collab com a marca “Quem disse, Berenice?” e não fizeram nada menos do que a sua própria linha de maquiagem. Você não leu errado, é isso mesmo, uma linha de maquiagem do próprio podcast. Isso é pura inovação na era da tecnologia, é o máximo!! As influencers só sobem de nível!!! E os números não mentem, as vendas têm sido um sucesso.
Agora que você entende a maravilha que é para as marcas esse tipo de divulgação, a pergunta mais adequada seria “Por que não anunciar em podcasts de relevância?”. É óbvio, eles têm um grande alcance e trazem bons resultados. Não tem nada melhor que isso. Como já dissemos antes… os empresários adoram!!!
Mas e você, também pensa em ter seu próprio podcast e ganhar dinheiro com isso? Temos um texto perfeito sobre as 5 formas de ganhar dinheiro com podcast. Além disso, não esqueça de ouvir o PODECRIA e nos seguir no Instagram. Você vai amar!!
Beijos, até mais!!
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