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Marketing Esportivo: unindo marcas e paixões

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Você conhece a grandeza do marketing esportivo? 

Nos últimos anos, percebemos que o esporte tem ganhado um espaço importante na mídia, seja pelos benefícios para a saúde humana ou pelo entretenimento. Nesse sentido, tal valorização está relacionada às estratégias por trás de uma simples ação esportiva e mostra a dimensão desse mercado pelo mundo.

Além da questão mercadológica, o esporte também influencia os sentimentos das pessoas. Isso faz com que um evento esportivo mundial, como a Copa do Mundo FIFA, transforme a rotina dos indivíduos, das empresas e de toda a sociedade.

Mas como o marketing esportivo consegue unir as marcas envolvidas com a paixão dos espectadores? Continue lendo para saber mais sobre esse assunto!

O QUE É O MARKETING ESPORTIVO?

Quando falamos de marketing, nos referimos às diversas ferramentas que transformam a comunicação. Em geral, esse processo necessita de atuações dinâmicas, por meio de estratégias assertivas que potencializam o engajamento do público com determinado conteúdo.

Na esfera esportiva, o marketing atua com o desenvolvimento de marcas inseridas nesse cenário, como por exemplo Adidas e Nike, mas não se restringe apenas a essas empresas de materiais esportivos. Nessa perspectiva, instituições de todos os segmentos, como financeiro, alimentício e turístico, utilizam do esporte como estratégia para impulsionar seus mercados.

Além disso, as ações de marketing envolvem diversas modalidades esportivas, inúmeros atletas e milhões de torcedores. Assim, esses são os pontos fundamentais desse processo comunicacional e que geram identificação com o público que é atingido.

COMO OCORRE A ATIVAÇÃO DAS MARCAS?

A ativação de marca está ligada diretamente à ação, ou seja, colocar em prática todas as estratégias elaboradas para impulsionar a visibilidade de determinada empresa. Dessa forma, existem infinitas possibilidades de implementação do marketing no meio esportivo e, hoje, a Cria te mostra três cases de sucesso desse uso!

  1. Patrocinadores

     O patrocínio é fundamental para o marketing esportivo, uma vez que ele financia grande parte desses eventos. A partir disso, tal ativação pode ocorrer em materiais esportivos, como as camisas de times e, também, em anúncios durante as competições, seja em placas físicas ou nas transmissões televisivas.

Placas de led para publicidade.
Foto: LedWave
Camisas de time com patrocinadores.
  1. Campanhas de incentivo

       As peças publicitárias que tratam o esporte como um benefício para a saúde agregam valor para esse mercado. Dessa maneira, as grandes empresas trazem esse ponto positivo da prática esportiva em suas campanhas, de forma que o público se identifica muito com essas ações e desejam aderir e acompanhar esse estilo de vida.

Campanha da Penalty sobre a importância da atividade esportiva.
  1. Realidade Virtual

        Ainda nessa estratégia de campanhas, o uso da realidade em comerciais e aberturas de competições desenvolve muito a conexão das marcas com as pessoas, privilegiando a interação dessa ferramenta. Um exemplo disso é a campanha da Nike para a Copa do Mundo 2022, que traz grandes nomes do futebol como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Mbappé e Cristiano Ronaldo e, assim como os jogadores, foi um fenômeno nas redes sociais!

Comercial da Nike para a Copa do Mundo de 2022.

PAIXÃO QUE VEM DE BERÇO

O esporte move o cotidiano de todos que o cercam. Sejam torcedores apaixonados pelo seu time do coração ou pessoas admiradas por atletas nas suas modalidades, tudo mexe com os sentimentos e as percepções do público. 

Quem nunca deixou de fazer algo para poder assistir ao jogo do seu time? Quem nunca gritou na janela de sua casa a vitória do seu time em um campeonato? Assim, o marketing esportivo se beneficia, usufruindo dessa paixão em suas ativações de marca.

Torcedores comemorando o gol da Seleção Brasileira.
Foto: Reprodução / TV Globo

Quer saber mais sobre a influência de eventos esportivos no mundo da comunicação? Clique aqui.

Deu para perceber a grandeza do marketing esportivo no cenário atual, né? 

Fique por dentro de diversas temáticas sobre marketing! Acesse o instagram da Cria UFMG e se atualize nesse mundo sem fronteiras.

Felipe Mota

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Felipe Mota
Tags: BrandingcomunicaçãoesportesfãsmarketingMarketing Esportivo
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