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Conectando o Futuro: Inteligência Artificial e Publicidade

Picture of Júlia Travaioli

Júlia Travaioli

  • 21/09/2023
4.9/5 - (19 votes)

Saiba já: se você não utiliza dos benefícios da Inteligência artificial no seu cotidiano, você está ficando para trás. Em uma sociedade marcada pelo esforço, trabalho e cansaço, as IA´s têm se popularizado cada vez mais na automatização das nossas funções, sejam em tarefas domésticas ou profissionais.

No âmbito da comunicação, esse recurso vem sendo utilizado de forma revolucionária, e em diferentes etapas da construção de uma marca ou campanha: desde o planejamento, passando pelo branding, até a execução de copy e design.

Neste texto, a Cria te mostra três casos que exemplificam como as Inteligências Artificiais têm transformado o mercado publicitário! O propósito hoje é um só: projetar os futuros caminhos e desafios deste recurso nas nossas carreiras e negócios! 

Antes mascotes, agora Avatares

Imagem com três personagens de diferentes marcas: a Tortuguita, uma tartaruga verde e amarela, com boné vermelho; o Zé Gotinha, personagem masculino, de cor branca, com a cabeça em formato de gota; e o Baianinho, um menino de blusa branca e boné azul.
Tortuguita, Zé Gotinha e Baianinho, respectivamente.

Se você é brasileiro, certamente já ouviu falar da Tortuguita da Arcor, do Zé Gotinha do SUS ou do Baianinho da Casas Bahia. O uso de personagens como símbolos de marcas é uma estratégia antiga, porém, com o auxílio das IA’s, estes têm passado por uma ressignificação, adotando traços mais realistas e comportamentos necessariamente humanos. 

A Lu do Magazine Luiza, por exemplo, foi idealizada em 2003, como um investimento no E-commerce da loja, em uma época em que comprar sem um vendedor causava estranhamento. Então, Lu cumpriu seu papel de assistente virtual, já programada por uma Inteligência Artificial primitiva, gerando respostas instantâneas e aproximando a experiência do usuário.  

Foto que compara versões de 2008 e 2018 da Lu do Magalu, uma personagem feminina branca, de cabelo preto e curto, com uma blusa azul.
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Devido a seu sucesso, em 2009, a empresa passou a promovê-la nas redes sociais. Assim, em 2013, Lu passou por uma mudança de visual, e, hoje, é a maior influenciadora virtual do mundo. Ela faz publicidades para várias marcas em seu perfil no Instagram, com mais de 6 milhões de seguidores. Esse resultado só foi possível pela humanização da sua feição, gestos, falas e movimentos, projetados a partir da nova tecnologia.

No dia a dia, a equipe de marketing escolhe retratá-la em situações cotidianas: vai à festas, viaja e tem uma rotina humana. “Não adianta ter só uma boneca virtual. É preciso ter coração e cérebro “, diz Pedro Alvim, gerente sênior de conteúdo e redes sociais do Magazine Luiza.

Fotos contendo memes da Magalu, avatar feminino, branca de cabelos escuro, e imagens de sua rotina, fazendo suco, dormindo e se arrumando.
Posts do Instagram @Magazineluiza

Esse é um dos diversos casos de sucesso em uso de Avatares inteligentes artificialmente. É uma forma estratégica de traduzir os valores das instituições de maneira interativa e personificada, ou seja, funciona como uma Brand Persona. Se você quiser saber tudo sobre a construção de pessoas que representem sua marca, vale a pena conferir esse texto do nosso Blog!

IA´s, Diversidade e Inclusão

Em junho desse ano, a Vivo anunciou uma campanha inclusiva em parceria com a AMA, a Associação de Amigos do Autista, a primeira instituição sem fins lucrativos de apoio aos autistas do Brasil. A iniciativa consiste na estruturação de uma plataforma de comunicação, por meio de Inteligência Artificial, e inclui, na onda da tecnologia que tem nos revolucionado, dois milhões de brasileiros autistas.

Imagem com um gradiente colorido no fundo e uma frase escrita em preto, com a logo da Vivo no canto superior direito
Trecho da campanha da Vivo em parceria com a AMA

Para tal, fazem uso de cartões de comunicação visuais, utilizados de forma física há muitos anos, mas nunca atualizados. O propósito da campanha é automatizá-los no virtual, de maneira mais prática e inteligente. As IA´s reconhecem padrões de uso das cartas e unem pessoas que tem os mesmos interesses. Além disso, auxiliam a se dialogarem sobre atividades básicas, como ir ao banheiro, se alimentar ou solicitar algum objeto.

Dessa forma, na propaganda de divulgação, a Vivo emociona os expectadores, transmitindo uma mensagem muito nobre sobre o uso da tecnologia na promoção de respeito, identificação, diversidade e inclusão, a qual você pode conferir aqui.

Uma mulher e um um homem, um ao lado do outro, em frente a um telão com imagens de personagens e
Trecho da campanha da Vivo em parceria com a AMA

A causa é muito nobre: prova que o uso da IA não somente promove o de marketing da Vivo, mas também a qualidade de vida, socialização e a independência de pessoas neurodivergentes e suas famílias.

Geração e criação de arte inteligente

Na criação de arte, usa-se a Inteligência para maximizar a criatividade e ampliar a qualidade das imagens utilizadas por um designer. Por exemplo, o Photoshop, recentemente, lançou a Generative Fill: uma ferramenta que garante a alteração de imagens com um simples comando digitado em texto.

A novidade foi um estouro e está sendo usada de forma inovadora em trends do TikTok e no “X”, antigo Twitter. Um usuário “expandiu” capas de álbuns e resultado não podia ser diferente: encantou o público e alguns artistas, que geraram buzz em cima da ação. Por isso, separei aqui as mais criativas!

Imagem com três capa de álbuns. A primeira tem uma longa faixa de pedestre, quatro pessoas andando e o fundo de um planeta e estrelas. A segunda tem fundo azul, em gato gigante e uma mulher deitada nele. A terceira é um homem em casa, próximo de vasos de planta.
Capas dos álbuns Abbey Road dos Beatles, Teenage Dream da Katy Perry e Chega de Saudade de João Gilberto.

Mas e agora, a IA vai dominar o mundo?

À essa altura do campeonato, você já percebeu que as Inteligências Artificiais têm dominado diversos campos da comunicação. Entretanto, apesar de abrir as portas para várias possibilidades de criação, as IA´s também levantam diversas polêmicas, que sempre serão respondidas por pessoas reais. Um exemplo é o caso da propaganda de 70 anos da Volkswagen, a qual discutimos sobre nesse post no Instagram da Cria.

Não podemos esquecer, que as IA´s só estão sendo usadas devido as mentes humanas que as mobilizaram, e, por isso, como profissionais da comunicação, a atenção ao projetar qualquer imagem utilizando-a, deve ser redobrada.

Portanto, sim: a Inteligência Artificial é uma grande aliada de criação na vida profissional. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não irá dominar o mundo, as mentes humanas capacitadas e competentes que as programaram sempre terão esse papel. Logo, se você sabe usar esse recurso ao seu favor, saiba que você continuará sendo protagonista em sua área de atuação! 

Aqui na Cria, conciliamos muito bem o uso da tecnologia com nossa capacidade humana. E no seu negócio, você faz uso da IA para expandir seus limites? Se você quer elevar sua marca ainda mais, saiba que não é somente a Inteligência Artificial que pode te auxiliar, mas também, nós: a Cria UFMG, a maior empresa junior de comunicação do Brasil. Não fique para trás, contrate a Cria!

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