Não é segredo para ninguém que a divulgação é a alma de um evento de sucesso. Mas será que você está utilizando dessa poderosa arma de forma certeira? Para te ajudar a descobrir, vamos analisar as estratégias comunicacionais do The Town, festival marcado para o início de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Promovido pelos mesmo organizadores do Rock in Rio, o evento tem dado o que falar desde a sua confirmação e promete, em sua primeira edição, trazer resultados arrematadores.
Pensando nisso, vem comigo entender as estratégias de divulgação usadas pelo The Town, que garantiram a atração de cerca de 500 mil pessoas para os cinco dias de evento e a movimentação de quase 2 bilhões de reais.
Planejamento estratégico
A sistematização de estratégias é o que maximiza a possibilidade de alcance dos resultados desejados pelos organizadores de um evento. Desse modo, o The Town contou com uma equipe especializada para planejar sua divulgação, o que garantiu que o festival fosse assunto contínuo nas mídias. A combinação entre comunicação e marketing, através do planejamento de anúncios, textos para sites e conteúdos para as redes sociais, liberados constantemente, foi essencial para alcançar esse objetivo. Logo, o evento ganhou grande visibilidade e tornou-se conhecido por um público expressivo.
Para o alcance do sucesso nas mídias e o estabelecimento de um posicionamento virtual sólido, os organizadores do The Town promoveram uma extensa pesquisa do perfil de seu público alvo. Dessa maneira, foi possível identificar o canal de comunicação e a linguagem mais adequados para atingi-lo. Esse trabalho de análise permite o estabelecimento de uma comunicação estratégica, o que gera retorno aos investimentos de promoção do evento. Quer saber mais sobre como se direcionar assertivamente ao seu público através das mídias sociais? Clique aqui!
Conexão com o público
A criação de uma conexão com o público foi uma tática amplamente utilizada na divulgação do The Town. Isso ocorreu em virtude da atenção dada pelos organizadores para proporcionar uma boa experiência pré-festival à sua audiência. Para estimular um relacionamento próximo e de confiança com o seu público, as redes sociais oficiais do evento promoveram interações constantes com seus seguidores. Foram realizadas enquetes, caixas de pergunta, sorteios, dinâmicas além de um tour virtual do espaço em que ocorrerá o festival. Esse movimento gerou o engajamento dos usuários com o evento. Isso cria um efeito duplamente positivo: as pessoas que planejavam atender ao festival envolveram-se mais intensamente e aquelas que não, tiveram a oportunidade de interagir e conhecê-lo.
Para além disso, a criação de um diálogo aberto com a audiência através das redes sociais possibilita o monitoramento das interações. Dessa forma, pode-se analisar o grau de envolvimento do público com os conteúdos disponibilizados e os feedbacks recebidos. Assim, torna-se possível o entendimento das estratégias que estão sendo eficazes e das que devem ser melhoradas.
A equipe do The Town também utilizou de elementos físicos para se conectar com o público. Uma esfera gigante com a logomarca do festival foi instalada no Parque Ibirapuera, São Paulo, equipada com um letreiro de LED. Esse símbolo foi, posteriormente, movido a outros locais da cidade, tendo como objetivo promover o evento e conectá-lo a todos os que passassem por perto.
Geração de expectativa
A criação de expectativas para o festival é também uma eficiente maneira de manter-se na mídia. Com a proposta de implantar o mesmo entretenimento ofertado no Rock in Rio, a equipe do The Town trabalhou brilhantemente ao gerar no público a ansiedade com relação ao que esperar para a grande semana do evento. Os promotores do espetáculo utilizaram como comunicação estratégica a liberação gradativa de prévias dos cantores e da estrutura do festival, despertando curiosidade na audiência.
Posteriormente, foi também revelada a presença de ativações promovidas por marcas parceiras ao festival e a implementação de atrações como roda-gigante, karaokê, tirolesa e montanha-russa. Esses elementos instigaram no público a visão de uma experiência ainda mais completa e imersiva. Dessa forma, a criação de expectativa se torna um mecanismo que estimula ainda mais o engajamento da audiência, uma vez que promove discussões nos espaços físicos e, sobretudo, virtuais sobre o que se esperar do evento.
Agora que você já está mais por dentro da importância de uma divulgação bem pensada e estratégica no contexto da realização de eventos, confira nosso Instagram para entender como a Cria pode te ajudar a alcançar um resultado de sucesso para o seu tão sonhado evento. Já aproveita e nos siga nas redes sociais para continuar informado sobre as tendências no mundo da comunicação!