Quem nunca sonhou em viralizar com apenas 15 segundos? Fato é, o TikTok revolucionou a forma com que consumimos conteúdo e até mesmo escutamos músicas. A produção musical tornou-se praticamente indissociável da criação de estratégias para a rede social mais valiosa do mundo, segundo consultoria da Brand Finance. Por isso, buscamos analisar como o TikTok tem impactado no mundo da música e como os artistas utilizam da plataforma para tornarem as suas músicas, hits virais!
Ousada, inovadora e descolada, a rede social de vídeos curtos se popularizou no Brasil em pouco tempo. Dessa maneira, o fenômeno TikTok traz um algoritmo que permite a personalização do conteúdo através dos dados de consumo do usuário. Dessa forma, para que o TikTok entenda o que você mais gosta de assistir, você precisa consumir cada vez mais a plataforma. Essa lógica foi na contramão das demais redes sociais, que possuíam um algoritmo que priorizava as nossas próprias bolhas.
Lil Nas X foi um dos primeiros cantores que conseguiram se posicionar na rede social, com o seu single de estreia “Old Town Road”. O mega hit do cantor viralizou no TikTok e se expandiu de forma extraordinária para fora da plataforma, quebrando recordes. Não só o cantor, mas Doja Cat, a rainha das trends do TikTok, também coleciona mais de 10 hits virais na plataforma.
A possibilidade de furar a bolha e ter um crescimento rápido foi uma das principais bases de promoção do TikTok em relação ‘à rede vizinha’. E foi nesse contexto que os artistas perceberam a possibilidade de crescer no aplicativo e no próprio mercado fonográfico. Dessa forma, cantor e compositor Jão, com mais de sete anos de carreira, com a música ‘Idiota’ conseguiu entrar e se consolidar no mainstream nacional e ampliar sua legião de fãs, se estabelecendo como artista pop.
Em contrapartida, a cantora Marina Sena, uma das revelações do TikTok, conseguiu o feito de emplacar seu smash hit no top global do Spotify, após a música viralizar no aplicativo. Antes de deitarmos no seu sorriso, a artista tinha uma base muito nichada no meio indie, mas hoje se consolidou no mercado como uma das principais artistas do país.
Sabemos que um hit só é um hit quando viraliza no TikTok! Dessa forma, os refrões de 15 segundos, cada vez mais ganham espaço no mercado. Além disso, as músicas têm se tornado cada vez menores, com refrões chicletes, objetivando performar melhor na plataforma. Sem contar as versões speed up, que têm ultrapassado os limites do TikTok, como o hit viral “Kill Bill” da cantora estadunidense SZA, que disponibilizou a versão acelerada nos principais aplicativos de música.
A adaptação do mercado musical ao formato TikTok fica evidente no single “Tá OK” do Dennis DJ junto ao cantor Kevin o Chris. Uma vez que a produção musical, é moldada à plataforma, apresentando uma melodia cativante, um refrão fácil de aprender, além de uma dancinha com passos característicos do TikTok. E o resultado não foi outro, um hit na certa! Prova disso foi o remix lançado recentemente com os cantores Maluma e Karol G, ícones latinos. Saiba mais acompanhando aqui outras estratégias de marketing utilizadas pela eleita pelo AMAs como artista da década: Taylor Swift.
Dito isso, o mercado musical vem se adaptando aos padrões de consumo do TikTok, mas nem tudo é perfeito. No ano passado, nossa Girl From Rio, após chegar ao top 1 do Spotify global, com “Envolver”, comentou sobre a necessidade de viralizar sua música no TikTok para obter apoio da antiga gravadora. Isso pois, o smash hit foi muito impulsionado organicamente pelos usuários com a trend ‘el paso de Anitta’ e só depois de se tornar um viral, a cantora conseguiu maior investimento da gravadora na sua carreira internacional.
Ainda assim, após anos sem o investimento no mercado brasileiro, a artista lançou o EP “À Procura da Anitta Perfeita”, com faixas totalmente em português. Sem nenhum clipe, o lançamento veio acompanhado de uma estratégia incrível para o TikTok. A superstar global convidou os principais tiktokers do país em uma competição para promover cada música do projeto. Dessa forma, a equipe proporcionasse o maior alcance da sua música nas plataformas digitais, seria a vencedora da competição. Você deve estar se perguntando pelo prêmio, né?! Milhões de visualizações e curtidas, além de R$ 500 mil reais para a equipe que tornasse a música, um verdadeiro hit viral. Nem preciso dizer que foi uma estratégia de milhões e extremamente assertiva!
E aí, agora já conseguiu descobrir como hitar uma música no TikTok? Então, vem conferir aqui mais uma dica de como a identidade visual foi importante para a Marina Sena viralizar seus dois álbuns no TikTok! E para você se tornar a próxima diva pop da indústria, confira o vídeo de 5 momentos marcantes da cultura pop em 2023 no canal do Youtube da Cria! Ah, e se você se tornar o próximo viral do TikTok, vai ter que marcar o meu IB, hein?!
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