Celebrado no dia 12/06 no Brasil, o Dia dos Namorados é um momento especial não só para os casais, mas também para o comércio. Isso porque, a procura por presentes e programações para o dia é muito alta, sendo uma ótima oportunidade para investir em estratégias de atração e de fidelização de clientes. Pensando nessas estratégias de marketing para clientes, separamos 5 dicas de marketing para você que quer aproveitar a data para “dar um gás” no seu negócio e alcançar mais pessoas!
Antes de planejar campanhas e iniciar as vendas, é necessário conhecer o perfil do público e suas tendências de consumo. Uma vez que, assim, é possível fazer um direcionamento mais assertivo das vendas, gerando melhores resultados. Além disso, entendendo a intenção de compra do consumidor, é viável antecipar suas necessidades e suas objeções, traçando uma jornada de consumo capaz de atender o cliente de maneira eficaz e atrativa. Nesse sentido, é ideal realizar um planejamento de campanhas e estratégias com antecedência. Portanto, isso garante que o momento das vendas tenha sucesso e que o esforço e preparação para a data não sejam em vão.
Uma das principais estratégias de marketing para clientes com sucesso em vendas para datas sazonais é o uso de ações promocionais. Sendo uma ótima oportunidade de colocar em prática os estudos feitos no tópico 1 e de atrair mais clientes. Segundo pesquisa realizada pela Globo, a faixa de preço dos presentes em 2023 pode variar, majoritariamente, entre R$50,00 e R$200,00. Pensando nisso, é interessante pensar em promoções e em pacotes que consigam contemplar o público em um orçamento semelhante. Ademais, oferecer brindes, descontos, opções de parcelamento e frete grátis são boas opções para agradar o consumidor e
facilitar as vendas.
Ainda que possua uma campanha bem estruturada e produtos atrativos, o vendedor precisa investir em caminhos que os tornem visíveis, uma vez que sem público não há vendas. Nesse viés, algumas ações possíveis são:
– Ampliar os canais de comunicação, pensando em estratégias de comunicação para diferentes meios e expandindo as formas de contato do consumidor com o vendedor.
– Investir em tendências de SEO, criando, por exemplo, uma sessão especial no site para o Dia dos Namorados. O que direciona anúncios personalizados para essa mesma página e otimiza as buscas no Google com palavras-chave.
– Realizar ações de engajamento, promovendo momentos interativos com o consumidor nas redes (usar de recursos como as ferramentas interativas do Instagram são uma boa jogada). Investindo em impulsionamento de posts e veiculando conteúdos divertidos.
É interessante investir em diferenciais e em aspectos que fujam do óbvio e de padrões pré estabelecidos, promovendo campanhas mais diversas e com novos discursos. Pensando nisso, abordar conteúdos focados na pluralidade e na diversidade de corpos e de formas de amor é uma ótima ideia. Abre espaço para incluir mais pessoas nas campanhas e atrair novos públicos, considerando que boa parte do mercado dá destaque para casais cisgênero e heterossexuais.
Aproveitar a data para reforçar discursos como o amor próprio e a autossuficiência também é uma boa estratégia de marketing. Isso se deve ao fato de muitas pessoas, especialmente solteiras, utilizam da data para se auto-presentear. Dessa forma, investir em produtos e serviços para consumidores que queiram se mimar é inteligente e, novamente, aumenta o alcance das campanhas, ampliando o público comprador.
E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre como usar do marketing em datas comemorativas para alavancar as vendas? Então vem conferir aqui algumas campanhas que tiveram sucesso, usando estratégias inovadoras de comunicação! E para entrar no clima dessa data especial, confira o vídeo 5 coisas que você não sabia sobre o dia dos namorados no canal do YouTube da Cria!
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