O clima organizacional de uma empresa é muito importante, e trabalhar em um ambiente saudável é o sonho de qualquer profissional. Mas na realidade, quem nunca viu alguém sofrer por estar inserido em um espaço estressante, até mesmo se tornando insustentável?
Pensando neste assunto tão em alta, dessa vez o blog da Cria decidiu trazer uma análise deste tema, para entendermos o por que dele ser tão essencial, e mais importante, como trazer isso para a realidade da sua empresa!
Preparades? Então vem comigo!
É compreendido que grande parte da população trabalha diariamente de 8 horas, o que faz do local onde trabalha ocupar sua rotina. Desse modo sua experiência nesse ambiente tem forte impacto em sua vivência no geral. Ou seja, para além de salários e benefícios, o local de trabalho possui muita importância na satisfação dos trabalhadores. Assim, essa influência pode acontecer de diferentes maneiras, como pela forma que a cultura da empresa é disseminada, a estrutura de comunicação interna entre os times, até em aspectos físicos da arquitetura da empresa!
Em vista desse impacto, com o tempo tornou-se claro para as empresas, e principalmente para os setores de RH, a necessidade de colocar como prioridade a criação deste ambiente saudável, para um melhor funcionamento da organização como um todo. Pois, segundo pesquisas, trabalhadores satisfeitos e felizes produzem cerca de 12% a mais, vendem até 27% a mais e podem ser até 3 vezes mais criativos.
Nesse sentido, ações com foco em estabelecer um espaço seguro na empresa possuem o poder de despertar um sentimento de pertencimento. Dessa forma, temos colaboradores mais dispostos e impactando diretamente no nível de produtividade e engajamento. Além de diminuir o número de possíveis afastamentos/desligamentos.
Além do impacto nos resultados especificamente corporativos, há também muitos outros benefícios de cunho pessoal. Exemplificando, redução de estresse dos membros, maior possibilidade da criação de relacionamentos interpessoais na empresa, incentivo a um desenvolvimento pessoal e profissional mais positivo.
Após analisar o clima organizacional da sua empresa e identificar os acertos e falhas presentes, é hora de colocar em prática atitudes que favoreçam o bem-estar dos membros.
A presença de plantas, jogos, cores e elementos jovens deixam o espaço mais leve e confortável para os membros.
Investir na comunicação interna: a estruturação de uma comunicação clara e não agressiva. Com incentivo a cultura de feedbacks, coleta e análise aprofundada do clima organizacional e investimento no endomarketing são essenciais.
Empresas diversas e inclusivas proporcionam um espaço seguro e gera um sentimento de pertencimento. Um time diverso tem ideiais e vivências diferentes que contribuem no desenvolvimento de resultados.
Levar mais ações integrativas para as equipes como dinâmicas, desafios, gameficações e promoção de eventos dentro e fora da empresa motiva e engaja os colaboradores.
Trazendo como exemplo a Cria, a preocupação com os pontos listados já e uma realidade. Em questão de comunicação interna, possuímos a diretoria de Gestão de Pessoas, que fica por conta do clima organizacional. Além disso, a Cria é referência no MEJ quando falamos de diversidade e inclusão.
E ai, deu para perceber a importância de se atentar a este tema tão em alta, né? Então não perde mais tempo e vem conhecer a Cria UFMG, empresa júnior de Comunicação!
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