Ir para o conteúdo
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
  • Fale Conosco
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Fale Conosco
Search

The Crown: entenda sobre Relações Públicas

Picture of Lícia Ribeiro

Lícia Ribeiro

  • 23/05/2023
Perfil do rosto de uma mulher com uma coroa na cabeç.
5/5 - (2 votes)

Uma das mais aclamadas, e caras, a série da Netflix “The Crown” tem uma relação fortíssima com a profissão de Relações Públicas. Retratando a história do reinado de Rainha Elizabeth II com um toque de ficção, a série passa por acontecimentos familiares e políticos da vida da monarca, desde sua preparação para assumir o trono até os anos 90, com a ascensão e morte da Princesa Diana.

Na série, ganhadora do Emmy na categoria Melhor Série de Drama em 2021, nós mergulhamos na intimidade da realeza. A trama se desenrola, apresentando ao público uma realidade não tão glamurosa do que realmente significa ser parte da Família Real Britânica.

Além dos acontecimentos que nós já conhecíamos sobre a realeza inglesa, durante as 5 temporadas da série alguns outros segredos e escândalos foram revelados. Segredos estes ligados à forma como a família real lidava, e ainda lida, com a mídia e os tabloides britânicos. Ela evidencia como é difícil manter uma boa reputação e imagem sendo uma das famílias mais importantes e famosas do mundo.

Assim, podemos ver uma grande relação entre The Crown e a profissão de Relações Públicas, e iremos trazer 3 temáticas de RP retratadas na série. Bora lá?

Opinião pública e o sucesso de The Crown

Da esquerda pra direita, Clare Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton interpretando a Rainha Elizabeth III, em diferentes períodos de tempo.

The Crown é uma das séries mais famosas da Netflix, e todas suas temporadas são aguardadas com muita expectativa.

Apesar de retratar acontecimentos que já são de conhecimento geral, a série utiliza muito da ficção para romantizar muitos fatos da vida da realeza britânica. Isso levou os telespectadores à simpatizarem mais com a família, esquecendo parte do passado da monarquia britânica e várias polêmicas que eles já se envolveram.

Definitivamente a série é muito importante para a credibilidade da realeza, por mais que os membros da família real nunca tenham admitido. Principalmente por ser veiculada em um streaming, e consequentemente ter um consumo maior pelo público jovem.

Assim, para uma família que já viveu muitos momentos de instabilidade em relação ao apoio dos súditos, ter um público com opiniões favoráveis à sua existência e importância gera uma grande credibilidade e necessidade que a monarquia permaneça relevante nos dias atuais.

Reputação e os bastidores do Palácio de Buckingham

Capa oficial do documentário “Royal Family”. Fonte: IMDB

O ano era 1969 e os britânicos estavam cansados da monarquia, e não viam mais sentido nos reis, príncipes, duques e condes que só sugam recursos públicos para manter uma rotina supérflua e de luxo. 

Com a reputação e a credibilidade da Família Real em jogo, a equipe de profissionais de comunicação teve a ideia de realizar um documentário sobre os bastidores da família, mostrando sua rotina e trabalhos que eles realizavam no dia-a-dia.

Exibido pela BBC uma única vez, o documentário “Royal Family” foi um grande sucesso e contou com uma audiência de 30 milhões de pessoas. Essa jogada de relações públicas atingiu seu êxito e mudou a percepção que a população tinha sobre a realeza, melhorando sua reputação perante a sociedade.

Em suma, ficou claro que todos os membros da realeza possuíam diversas atividades importantes e cumpriam muitas obrigações para o bem dos britânicos. 

Gestão de Crise e o “Escândalo do Absorvente”

Cena da série que mostra o “Tampongate”, envolvendo o então Príncipe Charles e a Duquesa de Cornualha, Camila Parker. Fonte: Splash UOL

Contudo, em sua quinta temporada “The Crown” retrata uma das maiores polêmicas dos anos 90 envolvendo o então Príncipe Charles e sua amante Camila. 

Em 1993, o jornal People publicou uma transcrição de uma chamada entre Charles e Camila  que ocorreu em 1989, quando o príncipe ainda era casado com Lady Di.

Na conversa, Charles e Camila trocam declarações de amor e se fantasiam um com outro. Apenas as trocas de elogios e declarações já seriam muito chocantes, porém o trecho mais escandaloso é quando Charles diz imaginar ser um absorvente interno para estar sempre com Camilla.

A fala do futuro rei causou tanta polêmica que o caso ficou conhecido como “Tampongante” (algo como “Escândalo do Absorvente” em português) e devido a sua grande repercussão mundial, a mídia e as pessoas começaram a questionar a capacidade de Charles se tornar rei. 

Uma tentativa falha

Principe Charles e Jonathan Dimbleby no Palácio Highgroove durante as gravações do documentário “Charles: The Private Man, the Public Role”.

Afim de tentar gerir essa grande crise e mudar a percepção popular do futuro rei, Charles deu uma entrevista em 1994. O programa “Charles: The Private Man, the Public Role” (em português “Charles: o homem reservado, o cargo público”) abordou diversos assuntos da vida do herdeiro da monarquia. Visando sua vida pessoal e os boatos de infidelidade em seu casamento com Diana, Charles afirma que durante todo casamento ele era fiel à ela.

E mesmo após os esforços para a contenção dessa crise, a imagem no atual rei da Inglaterra não é a das melhores. Isso nos mostra que até as melhores estratégias de RP nem sempre conseguem reparar situações tão escandalosas.

Depois de conhecer essas três temáticas de Relações Públicas e como elas se alinham com The Crown, não tem como negar a importância das práticas de RP para manter sua reputação de realeza. Porém todas essas atividades da profissão não são essenciais apenas para a monarquia, mas também para marcas e empresas que querem melhorar sua imagem!

Gostou de saber mais sobre a ligação de The Crown com RP?  Leia também sobre Estratégias de Marketing utilizadas por Taylor Swift.

Compartilha aí!

Posts Relacionados

Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

Diego Benjamin maio 15, 2025

Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.

Saiba mais »

Análise de dados: Números que guiam sua marca ao sucesso

Evelyn Lemes maio 8, 2025

Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a sua marca.

Saiba mais »

Marketing de Experiência: estratégia de venda memorável

Julia Fernandes maio 6, 2025

Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no nosso dia a dia

Saiba mais »

comunicação estratégica de marketing

Soluções

Redação

Planejamento

Criação de Arte

Audiovisual

Funcionamento

Segunda a sexta

12h às 19h

Contato

+55 (31) 4002-8922

comercial@criaufmg.com.br

Av. Antônio Carlos, 6627 Fafich, sala 14 (Labor) UFMG (Campus Pampulha) Belo Horizonte, Minas Gerais