Ir para o conteúdo
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
  • Fale Conosco
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Menu
  • Início
  • Soluções
    • Direção de Arte
    • Planejamento
    • Audiovisual
    • Redação
  • Conteúdo
  • Sobre
Fale Conosco
Search

Barbie: representatividade e empoderamento

Picture of Comitê de Diversidade e Inclusão

Comitê de Diversidade e Inclusão

  • 17/05/2023
Mulher loira com uma tiara e um vestido azul andando em um carro rosa.
5/5 - (2 votes)

Com o lançamento do filme da Barbie cada vez mais próximo, é importante falarmos sobre a história dessa boneca icônica que marcou gerações, reforçou empoderamento feminino e deu visibilidade para diferentes culturas ao redor do mundo.

Origem da Barbie

palavra "Barbie" escrita em rosa

Reprodução: wikipedia

A famosa boneca Barbie foi criada em 1959 pela empresária Ruth Handler, presidente da empresa norte-americana de brinquedos Mattel. A ideia surgiu quando Ruth viu sua filha Barbara brincando com bonecas e imaginou elas como mulheres adultas, já que na época o comum eram bonecas que representavam apenas crianças. Outra grande inspiração para a criação da Barbie foi a boneca alemã Bild Lilli, comercializada desde 1955 no continente europeu.

Atualmente, Barbie pode ser considerada a boneca mais famosa do mundo e, desde sua criação, tentou representar o ideal feminino: uma mulher linda e jovem. Assim, é notório as críticas em torno da imagem da boneca, ao privilegiar o padrão da mulher loira e o culto à magreza. Com o passar do tempo, Barbie se tornou um símbolo de representatividade feminina, com o slogan “Você pode ser o que quiser”, ao trazer diversidade de corpos e também de tons de pele.

Boneca loira usando um collant preto e branco.

Barbie Vintage Ponytail, inspirada em Bild Lilli. Fonte: Equinócio Play

Empoderamento Feminino

9 Barbies com roupas, alturas, cabelos e traços diversos
Reprodução: Newsweek

Além de um brinquedo, a Barbie também contribui para o empoderamento feminino tendo várias versões de si em diferentes profissões, como atleta, médica, jornalista, entre outras. . No seu lançamento, a boneca teve duas versões: uma morena e uma loira, sendo a última a que mais vendeu e marcou no mercado de brinquedos.

No ano de 2016, a Barbie alta e loira passou por uma grande transformação com a nova linha denominada como “Fashionistas”ao trazer uma variedade de corpos e o empoderamento. Inclusive, tal feito, chegou a ser capa da revista Time que se mostrou uma verdadeira evolução ao se deparar com uma boneca mais diversa e inclusiva.

Capa da revista Time de 2016, mostra Barbie com curvaturas.

Capa revista Time, fevereiro de 2016. Fonte: O Globo

Representatividade

Com o passar do tempo, versões da boneca com diferentes tons de pele, cor e tipos de cabelo, foram sendo criadas. Em 1980, foi criada uma coleção onde a Barbie usava roupas típicas de vários países como México, Chile, Jamaica, Brasil, Japão e Nigéria. Atualmente, não é só pela roupa que a boneca representa as diferentes culturas do mundo, temos bonecas que representam costumes e etnias diversas.

No ano de 2021, as jogadoras olímpicas e paralímpicas mexicanas Paola Espinosa, Francisca Mardones e Paola Longoria foram homenageadas pelas bonecas da Mattel. A primatologista Jane Goodall e a biomédica baiana Jaqueline Goes também ganharam a sua versão do brinquedo. E além do mais, como um grande símbolo na luta pela diversidade e inclusão, a atriz Laverne Cox, foi a primeira mulher trans a ter uma versão sua na boneca.

Mulher negra de cabelos loiros segurando uma Barbie.

Atriz Laverne Cox. Fonte: Rolling Stone

Além disso, no ano de 2018, em comemoração ao Dia da Mulher, a Mattel anunciou a campanha #MoreRoleModels. Essa, por sua vez, conta com a representatividade de personalidades conhecidas mundialmente, como Frida Kahlo, Katherine Johnson e Amelia Earhart.

Campanha More Role Models. Fonte: Bleeding Cool

Live-action Barbie

O filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie, vai ser lançado em 2023 e é super importante falar sobre a representatividade que ele promete trazer. Com várias bonecas de diferentes profissões, tons de pele, tipos de cabelo e explorando a potencialidade da personagem e suas variadas versões. Nas fotos lançadas, vemos diferentes modelos da Barbie, com a frase “Barbie é tudo”. No entanto, o boneco Ken, conhecido por ser o namorado da Barbie, é nomeado como “apenas o Ken”. Enquanto a Barbie é tudo, o Ken é apenas isso: o Ken.

Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, respectivamente. Fonte: Vogue

Curtiu o texto? Se liga nesse outro post do blog sobre “5 diferenciais das lideranças femininas nas empresas”

Compartilha aí!

Posts Relacionados

IAs nos ambientes de trabalho: vilã ou aliada?

Julia Resende junho 6, 2025

Descubra mais sobre a chegada da Inteligência artificial ao Marketing a à comunicação.

Saiba mais »

Descubra como posicionar a imagem da sua marca

Gabriel Xavier maio 29, 2025

A imagem da sua marca é assertiva? Clique aqui e descubra mais sobre.

Saiba mais »

Fortalecer sua marca é coisa séria – e começa no LinkedIn

Alice Bastos maio 22, 2025

Linkedin, o caminho para fortalecer sua marca no meio digital.

Saiba mais »

comunicação estratégica de marketing

Soluções

Redação

Planejamento

Criação de Arte

Audiovisual

Funcionamento

Segunda a sexta

12h às 19h

Contato

+55 (31) 4002-8922

comercial@criaufmg.com.br

Av. Antônio Carlos, 6627 Fafich, sala 14 (Labor) UFMG (Campus Pampulha) Belo Horizonte, Minas Gerais