Que paleta de cores são extremamente importantes você provavelmente já sabe. Mas você sabe como elas impactam nas vendas da marca? Pode pegar seu bloquinho de notas e caneta que é sobre isso que iremos falar hoje!
“Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor”. Você provavelmente já ouviu essa frase do Neil Patel antes. A escolha de uma paleta de cores para a marca é algo de responsabilidade enorme. Afinal, as cores exercem um papel fundamental para a comunicação com o público. Uma marca que utiliza uma paleta que não combina com o restante do seu posicionamento dificilmente conquista o status de Marca de Topo.
Caso você não conheça este termo, não precisa se desesperar! Marcas de Topo, são as primeiras marcas que nos vem à cabeça quando pensamos em algum ramo. Quando pensamos em marcas de beleza, por exemplo, é impossível não pensar em marcas como Natura, ou talvez nos produtos da Bruna Tavares.
Isto acontece pois são marcas muito bem estabelecidas no mercado. Não só pela ótima qualidade dos produtos, mas também por terem uma identidade própria muito forte. Assim, quando batemos o olho em algum produto da marca, sabemos no mesmo momento do que se trata independente da presença de logo ou não, e as cores têm um papel essencial nisso.
As cores transmitem para o nosso cérebro determinadas informações, que são decodificadas por nós, tanto partir de um instinto intrínseco ao ser humano, quanto e a partir do nosso repertório sócio-cultural. E o campo responsável pela pesquisa destas conexões é o da psicologia das cores, uma área que se dedica a estudar como as cores são decodificadas por nosso cérebro.
Entender o que determinada cor tende a passar para o público alvo que você quer atingir, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Além disso, paletas de cores são responsáveis por diversos aspectos da sua marca, elas ajudam a reforçar, intenções, valores, ideias e até mesmo o público alvo do seu produto.
É muito importante que uma marca utilize a psicologia das cores a seu favor. E o maior exemplo que podemos dar é a Coca-Cola. Consolidada como marca de topo para a maioria da população, é impossível pensar no vermelho aplicado ao marketing sem lembrar da gigante dos refrigerantes (E nem vamos falar sobre a forma genial que a marca utiliza isso em época de Natal…).
Podemos ver nas aplicações da marca uma presença enorme do vermelho, e não é à toa. Esta cor geralmente associa-se a coragem, paixão, calor humano e… parabéns se você falou fome! É extremamente comum ver as cores, vermelho, amarelo e marrom associadas a empresas do ramo alimentício, e isso acontece porque estas são as cores que geralmente o cérebro humano relaciona com comida.
Ou seja, quando vemos esse esquema de cores, nosso cérebro já entende que a próxima refeição está cada vez mais perto, fazendo com que a sensação de fome aumente. Marcas como McDonald ‘s, Coco Bambu, e Burger King são exemplos de como essas cores são utilizadas.
Além do vermelho, outra cor amplamente utilizada na comunicação é o azul. Geralmente associado a calma, racionalidade, realeza e harmonia, a cor azul é uma escolha popular para marcas relacionadas à tecnologia. Sendo assim, não é difícil encontrar empresas que adotam paletas de cores centradas nessa cor, como a Intel, que aposta em paletas mais frias com cores próximas do azul e do branco.
Isso acontece pela intenção da marca de transmitir, seriedade, inovação e qualidade. Podemos ver que este padrão se repete em marcas como IBM, Cisco e Samsung. Em contramão, marcas como a Twitch, que ainda está no nicho de tecnologia mas voltada para o contato humano, escolhem cores como roxo, rosa e verde que ainda ajudam a imprimir a imagem de tecnológica. Mas por uma lente muito mais jovem e calorosa do que os exemplos anteriores.
É impossível desvincular o amarelo do Sol, associamos essa cor à alegria, ingenuidade, energia, velocidade e sabedoria. Por ser uma cor quente, também é associada a conforto e cuidado. O amarelo é uma cor extremamente chamativa e, por isso, é amplamente utilizado para a comunicação em diversos âmbitos.
Podemos citar novamente as marcas do ramo alimentício, como Subway, Lay’s e Maizena. Porém, há uma gama de marcas relacionadas a carro e combustível que utilizam do amarelo para passar velocidade e energia, como Shell, Ford e Ferrari. Ao mesmo tempo, marcas como Pokémon e Star Wars que focam na pureza e inocência da cor para se comunicarem com um público jovem.
E esta é apenas uma pequena amostra de como a cor é incrivelmente versátil e é possível se utilizar dela facilmente em diversos contextos, para transmitir ideias totalmente diferentes. Além de ser uma ótima dica para quem está desenvolvendo uma marca.
Acredito que a este ponto você já tenha entendido o quanto a escolha de uma paleta de cores para a sua marca é algo complexo. Essa situação fica ainda mais interessante, quando pensamos em todas as combinações possíveis dentro deste universo. Podemos pensar em tons diferentes, pois um vermelho mais fechado pode ter associações com força, enquanto um vermelho mais aberto pode ter associações com amor.
Além disso, ainda podemos considerar todas as misturas que podem ocorrer. Por exemplo, quando o vermelho se une ao amarelo, transmite não só a sensação de calor e nutrição, mas também pode transmitir impacto e agressividade. Enquanto isso, quando visualizamos o vermelho em conjunto com o azul, a ideia transmitida está muito relacionada à harmonia, ponderação, equilíbrio e confiança.
Aqui citamos apenas as cores primárias, mas cores secundárias (união entre as cores primárias; verde, roxo e laranja) e terciárias (união entre uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado e azul-arroxeado são alguns exemplos.) também fazem parte da gama de possibilidades que temos.
Há um mundo de cores disponíveis para usarmos da melhor forma possível, transmitindo exatamente o que queremos passar. Com a determinada cor e suas possíveis combinações. E é daí, que vem a importância de contar sempre com ajuda profissional para isso.
Através das cores, não só é possível passar uma mensagem para o consumidor, como também criar um vínculo muito importante entre a pessoa e a marca. Dessa forma é estabelecida confiança no produto oferecido e consequentemente aumentando a visibilidade da marca. Além disso, Principalmente quando se tem ciência que cerca de 80% dos consumidores definem cor como o motivo da compra de um produto.
É interessante observar que o cliente sempre vai buscar marcas que compartilhe dos mesmos ideais que os seus, o que as cores conseguem transmitir de forma fenomenal. O visual é um dos fatores mais decisivos quando estamos falando sobre qual produto ou públicos diferentes, mas com a mesma necessidade, iremos escolher.
A nossa identidade visual não fica de fora disso. Ao todo, a nossa paleta de cores conta com 10 cores diferentes, que conversam muito bem entre si e atuam como um estandarte dos valores da CRIA. A presença e utilização delas é o lembrete diário do quanto a nós prezamos pela diversidade, inclusão e respeito por todas as pessoas.
E se você gostou desse tema, e quer aplicar ele melhor na sua marca, vem conversar com a gente, que nosso time tem a solução perfeita para você! Não se esqueça de nos acompanhar nas nossas redes sociais, no Instagram @criaufmg e no Youtube Cria Comunicação.
Além destes, também temos o nosso podcast, o PodeCria, voltado para diversas pautas que englobam juventude e comunicação. Que venhamos e convenhamos é a nossa cara!
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…