Vencedora de 11 Grammy Awards e nomeada artista da década pela American Music Awards, duas das premiações mais importantes do mundo da música, além de gênia do marketing, Taylor Alison Swift é uma cantora e compositora de 33 anos que nasceu no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.
Com 18 anos de carreira, Taylor começou como cantora de música country bem cedo. Aos 16 anos, já assinou seu primeiro contrato com uma gravadora e teve seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Taylor Swift”, lançado em 2006, que foi um grande sucesso, alcançando a parada da Billboard com o single “Our Song” e “Tim McGraw”, e ela não parou por aí! Seu segundo álbum de estúdio, “Fearless”, foi o mais vendido nos EUA em 2009.
Com “Fearless”, Taylor também alcançou incríveis números e ganhou seus primeiros 4 grammys. Tenho certeza que você aí já ouviu alguns hinos como “Love Story” e “You belong with me”!
Atualmente, Taylor Swift conta com 10 álbuns de estúdio e, desde então, vem acumulando diversas conquistas na sua carreira, e não dá para negar o seu sucesso. Conhecida por ter uma “longa lista de ex-namorados” e de inimigos também, Taylor compõe suas músicas baseadas em suas próprias histórias pessoais e, por isso, é considerada uma das maiores compositoras da atualidade.
Aposto que com tantos feitos da loirinha, você está se perguntando como ela conseguiu isso. Vem comigo que vou te contar as principais estratégias de marketing utilizadas por Taylor Swift!
Criação de uma imagem
Taylor vem construindo sua imagem na mídia desde os 16 anos e possui quase 18 anos de carreira. Com isso, atualmente ela conta com uma presença forte e consolidada o suficiente na indústria musical para anunciar um álbum apenas um dia antes de seu lançamento, e mesmo assim, conseguir quebrar recordes incríveis. Vale ressaltar que Swift tem uma base enorme de fãs fiéis. Parte destes que a acompanham desde o início, e outros que a loirinha vem conquistando com o tempo. Assim, sua versatilidade e inovação no ramo musical se mostram um grande motivo para isso. Seus três primeiros álbuns são marcados pelo estilo musical Country, mas, ao lançar “Red”, Taylor se estabelece no Pop até seu oitavo e nono álbum que são focados no estilo Alternativo e Folk.
Além de transitar por esses gêneros de maneira graciosa, todos seus álbuns são bastante diferentes um do outro, por mais que tenham gêneros semelhantes, cada um deles carregam uma era completamente diferente, com visuais distintos e personalidades completamente opostas. Como exemplo do álbum “Lover” que tem uma pegada romântica e veio logo após o “Reputation”, que tem uma vibe totalmente diferente.
Reputation e o comeback para o marketing!
Nada melhor do que começar falando do maior “comeback” já feito na indústria musical. Após ser “cancelada” na internet em 2016 depois de ter uma conversa com Kanye West vazada, Taylor foi atacada por muitos internautas e teve sua imagem de “boa moça” destruída. Por isso, precisou de um bom comeback para voltar à mídia, e vem comigo que vou te dar mais detalhes disso.
Desde 2009, Taylor não tem uma boa relação com Kanye West após ele roubar o microfone de sua mão durante um discurso no VMA para dizer que ela não merecia o prêmio e sim outra artista. Em 2016, West citou o nome de Taylor em uma de suas canções de maneira pejorativa, e a loirinha veio a publico e afirmou não ter gostado nada disso, mas Kim Kardashian, esposa de Kanye na época, divulgou a gravação de uma ligação entre Swift e West, no qual aparentemente, Taylor havia sim concordado com a música.
Apenas anos depois, a ligação inteira foi a público, na qual entendemos que Taylor realmente não concordou com a canção. Porém, como não se sabia disso na época, foi o suficiente para que a cantora tivesse sua imagem manchada na mídia, sendo chamada de cobra por muitas pessoas nas redes sociais e até o levantamento da tag #TaylorSwiftIsOverParty.
E qual foi a resposta da cantora?
Depois disso, Taylor desapareceu da mídia por muito tempo, apagou todos os seus posts do Instagram, e isso foi o suficiente para voltar a ser comentada na mídia. Por isso, todo mundo já imaginava que vinha coisa por aí, e não foi diferente: seus primeiros posts na rede social após o apagamento foram 3 vídeos de uma cobra.
Depois do mistério nas redes, ela anunciou o lançamento de seu álbum intitulado “Reputation”. Durante toda a era do álbum, Taylor utilizou de seu “cancelamento” nas redes para se promover. Assim, fazendo grande uso da imagem de uma cobra, ao adotar ela como um símbolo da era, utilizado em clipes musicais e principalmente na sua tour. Taylor fez uso de uma polêmica, e muitas críticas, a favor de sua carreira, e foi sucesso.
Depois disso, o music video do primeiro single de “Reputation” estreou durante o VMA e bateu cerca de 40 milhões de visualizações em apenas 24 horas, além de muitos outros recordes que ela teve nessa era. Sua tour “Reputation Stadium Tour” foi a maior turnê dos EUA e a mais bem sucedida para uma artista feminina.
Midnights
No dia 28 de agosto de 2022, Taylor Swift foi ao VMA, no qual recebeu 3 prêmios e, durante o discurso de um deles, avisou que ia lançar o álbum em 21 de outubro e que daria mais detalhes à meia-noite, o que foi o suficiente para a internet ir à loucura. Em exatas meia-noite daquele dia, ela divulgou a capa de seu décimo álbum, “Midnights”, em suas redes sociais e escreveu um pouco mais sobre o lançamento.
A cantora promoveu o álbum, em grande parte, através das redes sociais. Como uma boa estrategista, seu próximo passo foi a divulgação do merch no Instagram, como capas alternativas do vinil e também a agenda de divulgação do álbum contendo data de lançamento de video-music, lyrics no youtube e presença em eventos como The Tonight Show.
Ela usou muito o TikTok também para divulgar o álbum, aparecendo a cada 2 dias para sortear um número em um bingo e revelar o nome de uma track. Após o lançamento, ela também incentivou os fãs a postarem vídeos com a tag “#SwiftTok” o que foi um grande sucesso de marketing, já que resultou em dancinhas viralizadas por seus fãs na plataforma.
A maior parte da divulgação do álbum foi em peso nas redes sociais, mas Taylor também usou de ativações em estações de metrô pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil, na cidade de São Paulo.
Ex-namorados como estratégia de marketing?
Que a Taylor tem uma longa lista de ex-namorados, todo mundo sabe. Mas será que ela realmente utiliza disso para se promover como dizem por aí? A resposta é não!
Desde o início de sua carreira, Swift compõe suas próprias músicas baseadas em sua vida e até em seus relacionamentos amorosos. Afinal ela sempre utilizou de suas músicas para expressar seus sentimentos. E, desde o seu primeiro álbum, ela faz uma espécie de storytelling para contar sobre seus casos.
Acontece que, após entrar no mundo da fama, ela passou a se relacionar com pessoas famosas. Entre eles, Taylor Lautner, Joe Jonas, John Mayer, Jack Gyllenhaal, Tom Hiddleston, Calvin Harris e, até mesmo, Harry Styles. Logo depois do fim desses relacionamentos, a galera esperava o lançamento de seus álbuns para entender o que rolou com o casal. Com isso, seus próprios fãs criam teorias de qual música é dedicada a qual ex. Muitas vezes, essas especulações viralizam, mas a própria Taylor nunca veio a público afirmar isso.
Easter eggs em vídeos de música
Taylor Swift é conhecida por utilizar muitos Easter Eggs em seus videoclipes. Ela vive deixando pistas para os fãs descobrirem ou fazerem relações. Como, por exemplo, com seus próprios clipes e álbuns antigos, pistas escondidas de próximas músicas, referências à cultura pop e até mesmo alguns shades. O fato é que os Easter Eggs são uma ótima estratégia de comunicação.
Por meio deles ocorre certa divulgação boca a boca. Ainda mais ao repercutir na internet, outras pessoas tomam conhecimento do clipe. Até mesmo indo assistir para querer ver os sinais, o que promove o engajamento nas redes. Além disso, Taylor provoca em seus fãs, por meio dos easter eggs, um senso de exclusividade. Isso acontece por muitos deles serem relacionados a pontos específicos de sua carreira.
Taylor trabalha tão bem seus Easter Eggs que qualquer foto postada por ela em suas redes sociais já causa um alvoroço nos seus fãs. Eles tentam a todo custo descobrir alguma mensagem secreta deixada por ela.
Capas alternativas de álbum da cantora
Outra estratégia de marketing bastante utilizada por Taylor é a venda de capas alternativas de seus CD’s e vinis. Ela usou disso para divulgar especificamente o álbum “Folklore” e “Midnights”. No primeiro, além da clássica capa padrão, ela disponibilizou outras 7 versões limitadas diferentes, tanto no formato de CD quanto em vinil. Já para o Midnights, ela disponibilizou outras 3 versões. Que, além das capas exclusivas, contam com músicas inéditas que só são encontradas nas mídias físicas. Essa é uma ótima estratégia para impulsionar as vendas de um álbum, porque assim quem é fã, com certeza vai comprar mais de uma versão. E isso ajuda o artista a conseguir uma boa posição em charts nos Estados Unidos.
Depois disso não tem como negar que Taylor Swift realmente é a própria indústria da música, e que ela arrasa em suas estratégias de divulgação! Não é atoa que foi a artista feminina mais ouvida no Spotify em 2022, além de receber diversos prêmios ao longo de sua carreira. Deixe aqui nos comentários qual foi sua estratégia favorita utilizada pela loirinha.
Gostou de saber um pouco sobre o marketing da loirinha? Leia também sobre as estratégias usadas por ex-participantes do BBB aqui no nosso blog, e para quem gosta do mundo da música, assista ao vídeo no canal da Cria sobre 5 artistas que foram boicotados pelo Grammy!