O Dia da Mulher é celebrado no dia 8 de Março. De Monalisa a Garota de Ipanema, as mulheres durante a história sempre foram usadas como inspiração, musas, para diversas produções. No entanto, isso não significa que seus papéis na sociedade foram fáceis. Por trás das idealizações e inspirações, a trajetória feminina na nossa sociedade foi construída sobre um cenário de muita luta e resistência.
A data foi oficializada em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e não há uma origem oficial. A versão mais aceita é que o dia foi determinado após um trágico acidente em 1911, na fábrica de tecidos Shirtwaist Company, em Nova York. As mulheres nova-iorquinas, que trabalhavam na indústria têxtil, em 1909 haviam feito protestos em busca de melhores condições salariais e reivindicavam o voto feminino. Contudo, nada foi feito e dois anos depois um incêndio na fábrica matou mais de 100 mulheres.
Ademais, é importante ressaltar que o estabelecimento dessa data não é em vão. É de extrema importância ter consciência de tudo o que aconteceu na história e tudo o que as mulheres ainda lutam nos dias atuais. Todavia, infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade misógina e sexista que fazem com que as mulheres vivam em uma constante luta por direitos básicos.
Tendo isso em vista, grandes marcas utilizam o Dia da Mulher para promover a reflexão e dar espaço para que as vozes silenciadas possam se expressar. Dessa forma, neste artigo, selecionamos 5 campanhas inovadoras do Dia Internacional da Mulher.
Culturalmente, nas estratégias das campanhas de cervejas as mulheres estão sempre em um papel sensual, sendo expostas e extremamente objetificadas. Nesse cenário, com o passar dos anos e com as grandes discussões em torno dessas campanhas, algumas cervejarias passaram a questionar suas publicidades. Assim, a Skol, a fim de encerrar o hábito de retratar as mulheres dessa maneira convidou 8 artistas para fazer releituras de pôsteres antigos da marca. Além de se desculpar com seu público feminino, a Skol com sua campanha proporcional visibilidade e destaque para as artistas que participaram do projeto.
Com uma campanha inovadora, nesse Dia Internacional da Mulher a Ford, sem abrir mão de seu modelo de propaganda, criou um carro “somente masculino”. Esse modelo, porém, apresenta diversas peças faltando, como os retrovisores e seta, a fim de enfatizar que todos os elementos faltantes foram criações femininas. Isto é, ao tirá-los do carro há a demonstração do papel feminino nas criações do cotidiano, na qual muitas vezes não são valorizadas.
De maneira geral, há funções e atividades associadas ao universo masculino e o automobilismo é uma dessas atividades. Portanto, utilizar da campanha para valorizar as mulheres e demonstrar de que maneira elas estão inseridas no ramo foi uma estratégica eficiente e muito importante.
A rede de streaming querida pelos brasileiros lançou uma campanha para o dia da mulher, reunindo diversas figuras femininas pioneiras no mundo cinematográfico. Ademais, A produção tem como mensagem principal a valorização da inovação e mudança para maior representação e abertura de porta para todas as mulheres. Além disso, ver a Netflix valorizar a diversidade e incentivar que todos possam contar “histórias jamais contadas” em um mundo que várias vozes são silenciadas.
Mais do que somente uma campanha para o Dia Internacional das Mulheres, o Burguer King através de sua propaganda trouxe como pauta a desigualdade salarial. Por meio de uma alteração no tempo de espera dos pedidos, os clientes puderam sentir na prática o disparate entre os salário de homens e mulheres. Ainda que a pauta seja desigualdade salarial, por outro lado a ação da marca é colocar a discussão nas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a informação e reflitam sobre o assunto.
Por mais que as mulheres estejam cada vez mais inseridas no esporte, esse meio ainda é majoritariamente masculino e por isso comportamentos e falas machistas são vistos. A principal delas é a estereotipação e as críticas às atletas que são feitas a partir de qualquer demonstração de emoção feita por elas. Dessa forma, como consequência, as mulheres são taxadas como dramáticas, delirantes, desequilibradas, histéricas e loucas.
Para chamar atenção para esse comportamento, a Nike criou uma campanha inovadora para o dia da mulher, o “Dream Crazier”. As mulheres chamadas de “loucas” no esporte são o tema da campanha. Além disso, ao fim do vídeo, a marca incentiva a continuidade das atletas no ramo e a refutarem a estereotipação mostrando o que uma “louca” consegue fazer.
Essas foram 5 campanhas que se destacaram no dia da mulher por serem inovadoras e acima de tudo formadoras de espaços de discussões. Dessa maneira, o dia 8 de março, antes de tudo é uma data para considerar a luta feminina e refletir o patamar que estamos atualmente e qual nosso papel nessa trajetória como agentes de mudança.
Gostou das campanhas e quer refletir mais em como as mulheres estão sendo representadas nos dias atuais? Então não deixe de ler esse nosso conteúdo sobre as figuras femininas no carnaval.
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