Publicar um livro por conta própria não é tarefa fácil. Porém, com o aumento do número de plataformas de publicação, mais autores independentes têm a oportunidade de finalmente compartilharem suas obras, por meio do Marketing Literário.
Contudo, ainda pode existir um importante obstáculo a ser superado: a divulgação! Você deve imaginar que é um desafio para autores independentes competirem com editoras que gastam milhões em publicidade e possuem recursos para promover seus livros. Nesse cenário, muitos autores fazem toda a divulgação de seus livros sozinhos, e pensando nisso, separamos três dicas de Marketing Literário infalíveis que vão te ajudar nesse processo!
A importância de investir no marketing literário
Quando entramos em uma biblioteca, vários fatores nos levam a escolher um livro dentre todos os outros expostos. Seja pela capa, sinopse ou gênero literário, algo sempre chama a atenção do leitor. Quando observamos isso pela ótica da internet, seja em sites de vendas, redes sociais ou plataformas como o Kindle Unlimited, as opções são quase infinitas!
Desta forma, é aí que o Marketing Literário entra, visto que é o responsável por despertar o interesse do leitor na sua história em meio a todas outras.
O que é importante saber?
Tenha em mente que a divulgação começa antes do livro ser publicado. Dessa forma, é preciso atrair os leitores instigando sua curiosidade e expectativa pelo que está por vir, garantindo um lançamento de sucesso.
Também é imprescindível usar as ferramentas da internet a seu favor, como o SEO, que vai otimizar o acesso ao seu livro através de mecanismos de busca. Assim, atente-se às escolhas inteligentes de título e sinopse. Desse modo, sua história vai ser encontrada de maneira orgânica e atrairá a atenção do leitor logo de cara.
Agora, vamos à algumas estratégias!
Redes sociais
Elas serão suas maiores aliadas nesse processo, já que é por meio delas que vai rolar a maior parte da divulgação. Redes como Twitter e Tiktok possuem uma grande comunidade de leitores – os nichos do Book Twitter e o BookTok – onde você pode fazer amigos que vão te ajudar na hora de divulgar a obra. Aliás, é válido também compartilhar todos os processos de preparo para o seu livro antes do lançamento oficial.
Outro fator que torna as redes tão atrativas é que, por lá, você pode criar sua própria comunidade de leitores. Que tal conversar sobre personagens, engajar, responder dúvidas e estabelecer uma comunicação mais direta com seu público? Isso não é apenas divertido, como também benéfico para o seu negócio!
Público
Para conhecer bem seu público e saber se comunicar com ele, faça algumas perguntas para si mesmo: Qual é a faixa etária do meu leitor? Em quais redes ele é mais ativo? De quais outros livros que ele gosta? Não se esqueça de ter esses pontos bem esclarecidos antes de fazer sua estratégia de marketing. Desse jeito, seu público vai se conectar tanto com você quanto com a história que está apresentando a ele.
Vá além do livro
Que tal utilizar suas plataformas para criar conteúdos sobre outros livros também? Assim, você se insere na comunidade literária e pode levar seus seguidores a conhecerem sua obra. Além disso, se tornar uma referência para outras pessoas que buscam indicações de leitura pode ser o primeiro passo para construir uma base de seguidores fiéis e parecidos com você!
Além disso, é interessante oferecer brindes ou até mesmo prioridade na hora de receber informações sobre a história aos leitores que comprarem seu livro durante a pré-venda. Essa é a alternativa perfeita se você quer gerar expectativa e cultivar o carinho daqueles que te acompanham.
Depois desse post, deu para entender como que por trás de qualquer lançamento tem bastante marketing envolvido, né? Dessa maneira, é importante entender sobre esse ramo e realizar sempre lançamentos de sucesso!
E agora? Pronto(a) para publicar seu livro?
Quer saber mais sobre o assunto e entender melhor como criar estratégias nas redes para dar um UP nos seus lançamentos? Escute o episódio do PodeCria sobre Marketing Digital aqui.
Gostou do texto? Então confira também o nosso post sobre como fazer e-books de sucesso aqui.