O dia 01/02, além de dar início a temporada de carnaval, também é marcado pelo dia do publicitário! Essa profissão é mais que especial não só para nós, da Cria UFMG, como também para as diversas áreas da comunicação. Isso porque, no dia a dia, percebe-se que esses profissionais são essenciais na promoção de marcas grandes e pequenas. A fim de atingir resultados satisfatórios, uma das ferramentas utilizadas por eles são as campanhas publicitárias, que são fruto de análises e estratégias na hora de promover um assunto, produto ou a própria marca.
Existem vários veículos que propagam e possibilitam o consumo de propagandas atualmente. Entretanto, é inegável que a TV foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação utilizado pela mídia. Por mais que a televisão tenha sido criada em 1930, só chegou ao Brasil cerca de 20 anos depois e só se popularizou na década de 1970. Contudo, após sua popularização, a televisão se tornou responsável pela transmissão de publicidades que, mesmo após anos, seguem fazendo parte do imaginário coletivo.
Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 campanhas publicitárias dignas de serem relembradas. Se liga só!
Em primeiro lugar, a música oficial da Copa do Mundo de 2010, na voz da Shakira, transmite felicidade e promove entusiasmo em relação ao grande campeonato de futebol. Esse primeiro exemplo, apesar de ser o único que não foi veiculado na televisão, é considerado um “hit” mesmo após 13 anos. Além disso, “Waka Waka” é uma ótima representação da energia e da paixão que o futebol provoca nas pessoas.
A imagem calorosa do esporte, principalmente entre o público brasileiro, é também resultado da grande publicidade feita nas mídias. Assim, não tem como negar que as campanhas publicitárias vão além da promoção de determinada marca e consegue até mesmo provocar emoção nos telespectadores.
Em segundo lugar, a propaganda da Bombril conta não só com a participação do garoto propaganda, o ator Carlos Moreno, mas também com o eterno rei do futebol, Pelé. Além de enfatizar o protagonismo da marca no ramo de esponjas de aço, ela brinca de forma provocativa, com suas concorrentes diretas, traçando um paralelo com o favoritismo de Pelé em relação a Ronaldo Fenômeno.
Em terceiro lugar, no vídeo de anúncio do novo produto da marca, a Pepsi utiliza de um efeito cômico para cativar o telespectador. O diálogo entre os limões, que já é algo surpreendente, utilizou-se uma estratégia incomum para a época. Foi através dessa linha tênue, entre o engraçado e o absurdo, que a propaganda reproduziu-se entre pessoas no dia a dia.
Além disso, para que a campanha se tornasse eficaz, as cores, cenário e palavras foram ferramentas essenciais para incentivar o consumo do produto. Esse conjunto de ferramentas geram a sensação de refrescância, que atiçam a vontade de tomar a Pepsi twist.
Em quarto lugar, esse certamente é um dos vídeos de divulgação de marca que mais se fixaram no imaginário coletivo. O jingle “pôneis malditos”, teve grande repercussão, já que além de ter uma letra chiclete, ao final do vídeo um dos pôneis retorna, em tom de aviso – ameaça para alguns-, alertando sobre as consequências do não compartilhamento da propaganda. Aparentemente pouquíssimas pessoas deram ouvidos.
Entretanto, apesar do grande fenômeno, em sua época de lançamento, o vídeo também contou com críticas acerca da utilização de uma representação infantil, os pôneis, e suas associação com a palavra “malditos”.
Em quinto lugar, com o intuito de promover sua nova escova dental, a campanha da Colgate traz o produto como um personagem em uma conversa com uma escova que se comporta como um adolescente. Isso nos leva a um paralelo com a vida real, em que os mais velhos passam informações valiosas para os mais novos.
Além disso, a autoridade que a escova passa nas suas falas se torna cativante e, de certa forma até cômica, aos olhos do público, fazendo com que a propaganda se tornasse um sucesso.
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