A 22ª edição da Copa do Mundo, competição de futebol que envolve diversos países, teve o seu início no dia 20 de novembro de 2022. Sediada no Catar, primeiro país do oriente médio a receber o evento, a Copa conta com 32 seleções neste ano, incluindo a do Brasil. O país sediou o evento em 2014, o que certamente foi um marco na nossa história e movimentou milhões de pessoas.
O espetáculo mundial do futebol é conhecido pela sua grande repercussão e por se tornar o assunto do momento em todos os veículos de comunicação. Desse modo, o engajamento das pessoas vai além do momento de transmissão dos jogos, se tornando como um estilo de vida durante o tempo em que a Copa está acontecendo, sendo o tema principal nas rodas de conversa entre amigos e nas redes sociais.
Assim, o evento consegue se inserir na comunicação de diversas maneiras e estar presente na criação de conteúdos para diferentes meios. Continue lendo para entender melhor!
A publicidade envolvendo a Copa do Mundo é sempre muito marcante, pois as marcas patrocinadoras utilizam da temática para criar campanhas criativas e que conversem com o público espectador da competição. A comunicação dessas empresas vai desde comerciais para TV e propagandas até ao marketing de conteúdo sobre a Copa nas suas mídias sociais. Algumas estratégias são lembradas até hoje em dia, como os comerciais da Brahma com a tartaruga que marcaram a Copa Japão & Coreia do Sul, em 2002, na qual o Brasil foi pentacampeão.
Dessa maneira, outros destaques na criação de comerciais sobre a Copa são a Nike, a Adidas e a Coca-Cola, que sempre inovam nos seus conteúdos. Nesse contexto, para a Copa do Mundo de 2022, um dos recursos utilizados pela Nike em uma das suas propagandas foi o storytelling, que consiste em criar uma narrativa para transmitir a mensagem de uma determinada marca. Isso pode ser visto no comercial abaixo, em que a Nike cria um “futebolverso” que reúne craques do futebol de diferentes épocas, como Ronaldo Fenômeno em 2002 e Mbappé.
Entretanto, as marcas que não são patrocinadoras oficiais do evento precisam estar atentas se fizerem marketing de conteúdo sobre a Copa do Mundo, uma vez que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) possui diversas restrições com relação ao uso da identidade visual, nomes e elementos da competição. Isso você pode saber mais clicando aqui!
A música também é um dos lados mais populares da comunicação. Cantores o tempo todo são utilizados em campanhas publicitárias e a divulgação de suas canções acontece principalmente a partir do marketing, como já falamos aqui no blog da Cria!
Assim sendo, não seria diferente com a Copa, já que a música oficial do evento é sempre uma das partes mais aguardadas do espetáculo do futebol. Geralmente, as músicas da Copa sempre trazem mensagens positivas, alegres e com elementos culturais do país que está sediando o evento. Mesmo as músicas que não são oficiais da Copa também costumam fazer muito sucesso e engajar as pessoas com a competição. Quem não se lembra do “Olê, Olá” da Copa do Brasil em 2014? Ou do “Waka Waka” da Shakira para a Copa da África do Sul em 2010? São apenas algumas das canções marcantes que embalaram as Copas do Mundo e que estão presentes na memória das pessoas até hoje!
A competição mundial de futebol é sempre um evento de grande proporção, o que também demanda uma cobertura jornalística completa por parte dos veículos de comunicação, sejam audiovisuais, digitais ou impressos. Nesse sentido, o jornalismo esportivo ganha bastante destaque nessa época, não só no acompanhamento e divulgação de todos os acontecimentos que envolvem a Copa, mas também muitos jornais começam a apresentar o país-sede para as pessoas, mostrando curiosidades e informações dele, além de mandar diversos correspondentes para o local com o objetivo de captar a percepção daquelas pessoas que estão vivenciando de perto esse momento. Assim, as pautas de grande parte da mídia jornalística se voltam para a Copa do Mundo.
Um evento de grande porte como a Copa do Mundo costuma parar as redes sociais e às vezes faz com que as pessoas comentem unicamente sobre o assunto. Dessa maneira, surgem também memes e discussões engraçadas sobre a competição. Um exemplo disso (ver abaixo) foram as piadas com o resultado do jogo Brasil x Alemanha na Copa de 2014 no Brasil, em que o nosso país perdeu de 7×1 para a seleção alemã. Além disso, os mascotes da Copa e das seleções sempre são um motivo para os usuários criarem memes e renderem comentários na internet. Desse modo, algumas marcas que possuem um posicionamento mais jovem e despojado ainda conseguem utilizar a repercussão de algum acontecimento da Copa como inspiração para as suas campanhas.
Assim, dá para perceber como a Copa do Mundo influencia (e muito!) o mundo da comunicação, né?
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