O Masterchef Brasil, reality culinário transmitido pela Band, é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais. Desse modo, em cada temporada notamos uma grande repercussão na internet. Novos memes costumam surgir e as pessoas sempre comentam sobre os participantes e sobre as receitas apresentadas no programa.
O reality conseguiu cair nas graças do público por diversos motivos. O principal deles com certeza é o marketing feito pelo programa nas redes sociais. Isso porque são estratégias interativas, ágeis e que utilizam do bom humor para dialogar com as pessoas. Nesse sentido, percebemos como um marketing bem planejado e executado é super importante para obter uma boa repercussão e bons resultados.
Pensando nisso, dá para tirar diversas lições de como fazer um marketing de sucesso a partir das ações da equipe do Masterchef. Continue lendo para saber!
Uma marca registrada dos perfis do Masterchef Brasil nas redes é engajar muito com as pessoas, responder tweets e comentários sobre o episódio do dia, fazer cobertura de todos os acontecimentos, repostar memes e tópicos engraçados daquele dia que viralizaram, e muito mais. A partir disso, cria-se uma proximidade maior do programa com o público, o que certamente contribui para fidelizar as pessoas como espectadores do reality.
O ponto mais marcante na presença digital do Masterchef Brasil é o Marketing Real Time, que são estratégias em que o timing é super importante, ou seja, as redes do programa utilizam dos acontecimentos mais recentes dos episódios para promover ações. Dessa maneira, enquanto algo ainda está repercutindo nas redes ou quando o episódio acabou há pouco tempo, eles aproveitam disso para fazer divulgação.
Nesse contexto, um exemplo disso é que, assim que acaba o programa na TV, o episódio pode ser assistido depois no YouTube. Além disso, as redes disponibilizam sempre conteúdos extras, como bastidores, receitas, vídeos com participantes e jurados. Com isso, o público, mesmo após o final do programa, continua ligado nesse universo e não dá tempo de esquecer dos últimos acontecimentos da temporada, nem deixar de consumir conteúdos sobre o reality.
Fazendo um link com o tópico anterior, os conteúdos digitais que o Masterchef Brasil disponibiliza para as pessoas fazem parte das estratégias de Marketing de Conteúdo deles, que consistem basicamente em utilizar de conteúdos que façam com que o público seja fidelizado, caso ele já seja parte da audiência, ou alcançado pelo produto (no caso, o reality), tornando-se consumidor.
Diante disso, o entretenimento e a resolução de problemas são o principal foco dos conteúdos, como podemos ver no caso do Masterchef, que costuma divulgar receitas, testes de conhecimento sobre o programa, vídeos, etc.
Nesse sentido, um bom Marketing de Conteúdo é essencial para ter sucesso nas redes com a sua marca. Já falamos aqui no blog sobre alguns passos que são importantes para produzir conteúdos eficientes na internet e fazer com que o seu marketing digital dê certo.
A partir das estratégias de sucesso do marketing do Masterchef na internet, você pode usar as suas redes da melhor forma e conseguir ser um fenômeno assim como o reality é!
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