A área de design e comunicação é algo que está sempre em mudança e aquilo que hoje é popular, pode não ser amanhã. Logo, para que sua empresa fique sempre por dentro do mercado, separamos aqui 5 tendências de design que é bom seguir:
5. Minimalista e clean
Uma das tendências mais usadas na década, o minimalismo tem se mostrado uma forma muito boa de comunicar sua marca para o consumidor. Ela vai direto ao ponto, fazendo com seu público fique mais confortável e confiante na hora de consumir os produtos e serviços.
4. Design chamativo
Muitas marcas utilizam designs para passar ao seu público a ideia de que elas são organizadas e sérias. Porém, em 2022 uma tendência que tem crescido é a de mostrar uma imagem mais divertida e descontraída para seus consumidores. Logo, pode se dizer que essa estética tem elementos um pouco mais embaralhados, coloridos e chamativos nas artes, com o intuito de fazer com que as pessoas olhem para o produto mais de uma vez, assim como de criar uma imagem de que a empresa é mais alegre, divertida, espontânea etc.
3. Estética nostálgica
A estratégia de se utilizar da nostalgia é algo muito presente em muitas campanhas, pois é um apelo muito bom para a marca atrair de volta aquele público antigo que consumia seus produtos anos/décadas atrás. Enfim, um exemplo é o case do BK: em 2021 a rede de lanchonetes usou sua logo de 1994 – uma logo mais simples, que tinha atraído muitos consumidores naquela época.
2. Design futurista
Em 2021, além da estratégia de nostalgia, foi usada também a estética do retro futurismo e isso deve mudar em 2022 pois algumas marcas estão adotando um estilo mais tecnológico e futurista, deixando de olhar para o passado e dando foco maior no hoje e num possível amanhã. Isso é um reflexo de como a tecnologia tem afetado o entretenimento, a economia e a disseminação da informação na sociedade.
1. Ativismo e acessibilidade
Para concluir este texto, cabe falar de um tipo de design diferente e que procura trazer e trabalhar com questões diferentes do que se pode imaginar de início. Um design ativista, inclusivo e acessível envolve formas que uma empresa pode começar a mostrar que ela está ciente de questões importantes envolvendo nosso planeta e a saúde mental e física de seus consumidores.