Marketing Digital

TikTok: como trabalhar de forma profissional

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Se você não passou os últimos três anos preso em uma caverna, com certeza já ouviu falar sobre o Tiktok, a rede social do momento que dá muito mais oportunidade para que pequenos criadores de conteúdo audiovisual viralizarem seus vídeos, graças ao algoritmo e a interface minuciosamente programada para prender a atenção.

Essa combinação praticamente perfeita faz do app um sucesso em downloads e em acessos, revelando novos influenciadores digitais – os famosos influencers. Esse crescimento exponencial do TikTok vem fortalecendo e aumentando cada vez mais um novo mercado de trabalho virtual e pautado no engajamento dos seguidores.

Mas o que é um “digital influencer”?

O influenciador digital é alguém capaz de gerar credibilidade com sua audiência através dos conteúdos que produz e por meio deles influenciar esse público. Essa profissão relativamente recente fez com que nomes como o de Felipe Neto, Bianca Andrade (ou Boca Rosa), Virgínia Fonseca, Whindersson Nunes e vários outros se tornassem nacionalmente (e até internacionalmente) reconhecidos graças a seu trabalho com a internet.

Não coincidentemente os influencers acima mencionados têm hoje patrimônios milionários e credibilidade para além do cenário virtual. Essa mudança de vida veio graças aos frutos coletados do trabalho com a internet, provando que é possível faturar muito com esse mercado e para isso não é preciso necessariamente de um império como a Boca Rosa Company (empresa de beleza de Bianca Andrade), ou de uma gigante como a Play9 (empresa de curadoria de conteúdo de Felipe Neto).

Com o TikTok, hoje é possível ganhar dinheiro de diversas formas, por exemplo, por meio da indicação de amigos, cumprindo as tarefas diárias propostas pelo app, ganhando presentes dos seguidores por meio das lives e dos vídeos no caso de contas com maior alcance ou através do programa Fundo para Criadores da plataforma. A formas mais comum e mais rentável, porém, é por meio do conteúdo de marca (as conhecidas publis) onde marcas que se identificam com os criadores de conteúdo pagam para que eles divulguem seus produtos. Outras opções também são possíveis, como o uso de outras redes e formatos, como é o caso dos podcasts! Se quiser saber 5 formas de ganhar dinheiro com podcast é só clicar aqui!

Ganhando dinheiro com o Tiktok: por onde começar?

Primeiramente, é preciso entender que assim como em qualquer outro mercado de trabalho, quanto melhor o profissional mais ele irá cobrar e ganhar por seu trabalho, dessa forma é preciso se estabelecer como autoridade naquilo que se fala sobre.

No caso das redes sociais, os bons profissionais são aqueles que constroem uma audiência fiel e um público engajado que acredite em sua credibilidade, se identifique com ele e se torne influenciado por suas indicações e pelo seu estilo de vida, facilitando a possível venda de produtos. Para isso trouxemos cinco dicas de como se tornar um bom influenciador digital:

1. Defina seu nicho

O nicho é o recorte, segmentação ou área específica sobre a qual o criador de conteúdo irá se debruçar, reunindo uma audiência qualificada e que tenha interesse naquele assunto. Para isso é preciso que se tenha algum conhecimento ou facilidade para abordar tal assunto já que isso será definitivo no processo de captura de seguidores. Existem tantos nichos nas redes sociais, incluindo o TikTok, quanto se possa imaginar, como por exemplo moda, beleza, lifestyle, jogos, esportes, humor, finanças…

2. Crie conteúdo de valor

Com o nicho já estabelecido é preciso agora falar sobre o assunto escolhido. O ponto chave para se destacar aqui é conhecer seu público e criar conteúdo que seja relevante para ele. É preciso inovar, usar a criatividade, ser autêntico e sair da caixinha. Assim, você evita ser mais do mesmo e se torna relevante para a audiência. As pessoas irão te seguir pois sabem que não vão encontrar aquilo em outro lugar!

3. Crie uma persona

No tópico anterior abordamos a importância de conhecer o público para criar conteúdo de valor direcionado, mas como traçar esse perfil? A persona é o “perfil ideal” de um seguidor, ou seja, criar uma persona é entender quem é seu público por meio do entendimento das dores, dos problemas que se busca solucionar, das preferências e de outras características se seus seguidores tenham em comum.

4. Se conecte com o público

Público traçado e atingido agora é hora de fideliza-lo! O público tem uma confiança natural em quem ele sente conhecer, por isso, para conseguir credibilidade é preciso se conectar com sua audiência. Então, seja verdadeiro, não tente criar um personagem ou se passar por outra pessoa.

Ache pontos em comum entre a sua realidade e a do público e use isso para gerar identificação. Interaja com sua audiência pela plataforma e de forma presencial quando for o caso. Crie laços firmes e verdadeiros com seus seguidores, mantendo constância no contato. Para te ajudar nisso, confira esse Cronograma de Redes Sociais: Modelo gratuito que disponibilizamos.

5. Estude seu nicho no TikTok

Além dos fatores acima elencados, estudar o nicho é um aspecto muito importante na consolidação de um influencer de sucesso. “Estudar o nicho” engloba tanto aprender mais sobre o assunto que se fala, buscando adquirir conhecimento e autoridade, quanto estudar os outros profissionais da área e as tendências que ganham mais destaque. Conhecer os “concorrentes” é aprender com eles, perceber o que tem dado certo e o que tem dado errado na área e assim economizar tempo e esforços com conteúdos irrelevantes.

Marcas e o uso das redes para aumentar o faturamento

Essa realidade de ganhos com a internet não se limita, porém, às pessoas. Empresa também podem – e devem – utilizar das plataformas para se destacarem e aumentarem exponencialmente seus lucros. Por exemplo, esse foi o caso das empresas Boca Rosa Company e Play9 citadas acima.

A presença nas redes sociais ajuda a gerar uma conexão com o público, o que faz com que ele se lembre da marca quando precisa de um serviço ou produto que ela presta/vende. Para tal, definir, estudar e entender o nicho, é também uma demanda necessária para se firmar como empresa referência. Além disso, a proximidade proporcionada pelas mídias digitais ajuda a empresa no que tange o engajamento com causas sociais defendidas também pelo seu público. Se liga nesse texto aqui sobre diversidade e inclusão nas redes: 3 maneiras de deixar suas redes sociais mais inclusivas, 

Gostou do assunto texto e quer saber um pouco mais sobre redes sociais e como ela podem te ajudar e ajudar a sua empresa? Então dá uma olhadinha nessa publicação sobre Erros que te impedem de crescer nas redes e nessa outra sobre como Nanoinfluenciadores podem ajudar seu negócio

Alice Assis

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