Você já se perguntou o que está por trás do sucesso de um álbum? Sem dúvidas, o marketing empregado pelos artistas da música é um fator fundamental para determinar o bom desempenho de um lançamento. Com a ascensão dos streamings e das redes sociais, a tradição de lançar um ou dois singles para promover o álbum e, então, lançar a obra completa alguns meses depois tem ficado para trás. Hoje, é comum ver os artistas buscando captar a atenção do público por meio de estratégias de lançamento icônicas e inovadoras.
Então, se você quer ficar por dentro dos artistas que inovaram com estratégias de lançamento para os seus álbuns, segue lendo que vamos elencar 5 exemplos que mudaram a indústria da música.
Na indústria musical, é muito comum que os artistas construam a sua carreira por meio de eras: o lançamento de um álbum seguido por turnê e promoção antes de partir para um novo projeto. Dessa forma, quando uma artista relevante como Ariana Grande inicia uma nova era em meio à outra que ainda está em percurso, é um fato que surpreende a indústria musical e cria um hype em cima desse novo lançamento.
Assim, em novembro de 2018, apenas três meses depois do lançamento do álbum “sweetener”, Ariana lançou o single “thank u, next”. Após a música ser liberada, a cantora criou uma antecipação para o videoclipe da faixa. Nas redes sociais, foram sendo soltadas pistas dos diversos filmes clássicos dos anos 2000 com referência ao vídeo e das celebridades icônicas que fariam participação. Como resultado, em seu lançamento, o vídeo atingiu o recorde de mais assistido em 24 horas na época.
Em fevereiro de 2019, o álbum foi lançado. Atingindo recordes de streams em seu lançamento, o álbum foi muito bem recebido pela crítica e choca qualquer um saber que ele foi gravado apenas em um período de duas semanas, em outubro do ano anterior. Dessa forma, houve a fusão de duas eras em uma: “sweetener” e “thank u, next” foram ambos promovidos na mesma turnê mundial realizada ao longo de 2019.
Pabllo Vittar reconhece que o consumo de música mudou na era dos streamings e, com isso, resolveu lançar o seu terceiro álbum de estúdio, ‘111’, em duas partes, apesar de se tratar de um álbum muito pessoal para a cantora, cujo título faz referência ao próprio aniversário: 1º de novembro.
Após criar a expectativa nos fãs com o lançamento de singles previamente, a drag queen lançou um EP intitulado “111 1” em outubro de 2019 com apenas quatro das faixas que integrariam a obra completa. Assim, essa estratégia de lançamento criou expectativa nos fãs para ouvir toda a extensão do projeto. Igualmente, o lançamento de novos singles no período entre a estreia da primeira parte e do álbum completo contribuiu para criar a antecipação.
Contudo, a antecipação foi tanta que, com o álbum vazado em março de 2020, a equipe da cantora se viu obrigada a adiantar o lançamento. Ainda assim, a repercussão do projeto foi positiva. A inclusão de featurings com vários artistas, incluindo colaborações internacionais, agregou ainda mais valor ao álbum. Além disso, o desempenho individual de cada single foi notável nas paradas brasileiras.
Taylor Swift sempre demonstra impressionante genialidade no lançamento de cada um de seus álbuns. Contudo, a estratégia de lançamento que mais abalou a indústria musical foi a do “reputation” em 2017. Após um ano inteiro afastada da mídia, a cantora inesperadamente excluiu todas as fotos de suas redes sociais e atiçou a curiosidade dos fãs a respeito do que vinha por aí. Com isso, dava-se início à era reputation.
As estratégias nesse lançamento foram inteligentes por ressignificar o contexto do momento. Logo após uma briga polêmica com outras celebridades, Taylor tomou para si o apelido de cobra e incorporou o réptil na estética do novo álbum. Ademais, em resposta à pressão e ao julgamento midiático que havia sofrido, a cantora não deu quaisquer entrevistas no período de promoção do álbum, seguindo o lema de que “não haveria explicação, apenas reputação”.
Essa reputação foi o suficiente para garantir o sucesso do álbum que, em sua semana de lançamento, vendeu 1,2 milhões de cópias, mesmo sem ser liberado imediatamente nas plataformas de streaming. Hoje, essa estratégia de lançamento segue impactando a indústria. O blackout nas redes sociais tornou-se uma prática muito utilizada por diversos artistas e, quando acontece, é comum que os internautas se refiram a eles como “iniciando a sua própria era reputation”.
Uma coisa é certa: a indústria musical, plural do jeito que é, varia de um país para o outro. Mas, um fato sobre a indústria brasileira é que, aqui, os singles únicos costumam fazer mais sucesso que álbuns completos. Luísa Sonza soube analisar o cenário nacional e, ao lançar o seu álbum mais recente, “Doce 22”, criou uma estratégia nunca vista antes.
Lançado em julho de 2021, o álbum foi liberado nas plataformas digitais com algumas faixas ainda indisponíveis, que se tratavam dos próximos singles do álbum. Ao mesmo tempo, Luísa Sonza afirmou que essas canções eram “muito especiais para soltar no bolo, elas não teriam a devida atenção se soltasse todas elas juntas ou se soltasse com clipe e virasse single depois”.
Como resultado, essa estratégia acabou sendo muito positiva para o desempenho dessas faixas ao preservar o hype do lançamento de cada uma delas por seu aspecto inédito e expectativa antecipada. Prova disso é que os três singles liberados posteriormente entraram no Top 50 Brasil do Spotify após seu lançamento. Assim, com essa estratégia, Luísa conseguiu prender a atenção do público e garantir a longevidade dessa era.
Beyoncé surpreendeu a todos na manhã do dia 13 de dezembro de 2013 quando liberou seu quinto álbum de estúdio, “BEYONCÉ”, exclusivamente no iTunes e acompanhado de clipes musicais para todas as faixas disponibilizados de uma só vez. Dessa forma, sem qualquer promoção ou campanha de lançamento prévia, o lançamento surpresa do álbum, por uma artista tão grande, foi chocante para a indústria.
A artista manteve essa estratégia de lançamento em total sigilo. Nem mesmo a equipe que trabalhou no álbum estava ciente do que Beyoncé planejava. O produtor Noah “40” Shebib contou, em entrevista, que foi ordenado pela equipe da artista a finalizar a masterização da faixa “Mine” às pressas e que apenas entendeu o motivo quando, logo depois, o álbum foi lançado.
Isso porque, uma artista do calibre de Beyoncé conseguir manter esse projeto em segredo e pegar toda a indústria de surpresa, é impressionante. A cantora afirmou que havia se entediado com a maneira como a música era comercializada e queria proporcionar uma nova experiência de consumo para os seus fãs. E que experiência! O impacto foi imediato e, em três horas de lançamento, o disco vendeu mais de 80 mil cópias. O fato de se tratar de um álbum visual torna a obra ainda mais completa e comprova a genialidade de Beyoncé.
Gostou de saber mais sobre como os artistas da música estão sempre inovando em suas estratégias de lançamento? Então, comenta aqui qual dessas estratégias você achou mais criativa. Se você se interessa pela indústria musical e por música pop, não deixe de escutar o episódio do PodeCria sobre divas pop que você amar.
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