Blog

As 3 marcas com maior engajamento no Instagram

Rate this post

Que as redes sociais têm se tornado uma das principais portas de entrada do público de uma marca, não é novidade. Atualmente, esses meios se expandiram para além do entretenimento, transformando-se também em espaços de informação e visibilidade profissional. Nesse texto iremos te contar sobre a importância das redes sociais para o sucesso das marcas, além de exemplificar com 3 marcas que fazem muuuito sucesso, pelo engajamento, no Instagram! Então, vem com a gente.

Sabemos que estar presente nas redes sociais é muito importante para as marcas, mas como saber se elas possuem uma boa presença online? A resposta é simples: por meio do seu engajamento! É importante enfatizar que nem sempre o número de seguidores é sinônimo de sucesso

Pelo contrário, a métrica mais importante no mundo das redes é a interação que os seguidores mantêm com uma marca e vice-versa. Isso significa que os seguidores daquela marca estão interessados em seus conteúdos e que a marca, portanto, está conseguindo gerar identificação com seu público.

Para exemplificar essa identificação do público com a marca, trouxemos aqui uma pesquisa realizada pela Socialbakers, plataforma líder global em marketing de mídias sociais, que nos revelou as marcas com maior engajamento no Instagram no segundo trimestre de 2020. Confira elas , estavam: 

3. Grão de Gente

Com mais de 4.4m de seguidores no Instagram, a Grão de Gente é a maior marca de bebê da América Latina. Se você não possui filhos, é possível que nunca tenha ouvido falar dela, mas ainda sim ela ocupa o 3o lugar no ranking de engajamento no Instagram. Isso nos mostra o quão importante é conhecer o seu nicho.

O público principal da Grão de Gente são pais jovens que estão aguardando filhos, momento no qual geralmente são feitas as compras de enxoval. Entre as ações, além de divulgar seus produtos, a Grão de Gente faz uso do Marketing de conteúdo para oferecer informações úteis aos seus possíveis consumidores. Da mesma forma, o tom utilizado transmite empatia com a situação de seus clientes e autoridade sobre a sua área. 

Em seu Instagram, encontramos curiosidades, informações, conteúdos interativos e, inclusive, presença de médicos transmitindo conhecimento, reforçando a autoridade da página. Assim, a estratégia utilizada pela marca busca estabelecer uma base de seguidores com os mesmos interesses, chamando sua atenção com conteúdos de topo de funil. Por meio disso, a marca aproxima-se do público, estabelecendo uma relação de confiança e empatia, para depois apresentar seus produtos.

2. Riachuelo

Com a pandemia, marcas cujo foco anteriormente eram as vendas presenciais, precisaram se transformar para se adaptar ao novo cenário. Um exemplo é a Riachuelo, que investiu nas redes sociais para prosperar também no meio online. 

Para essa estratégia, a Riachuelo soube acompanhar as tendências do seu público consumidor que, ao longo dos anos, passou a ter novos valores. As redes sociais da Riachuelo buscaram estabelecer seu posicionamento de acordo com esse movimento, trazendo campanhas e pautas sobre diversidade, sustentabilidade e sua cadeia de valor.

Os conteúdos da marca têm forte presença de personalidades importantes da cultura popular e da internet. Influencers e famosos são convidados para participar de suas campanhas, associando suas imagens e valores aos da marca. Essa estratégia é clássica, mas a Riachuelo soube adequá-la ao comportamento do seu público, gerando conteúdo de valor e relevância. 

1. Netflix Brasil: sucesso de engajamento

Quem nunca viu um post da Netflix Brasil que viralizou? O segredo está em conhecer muito bem o seu público alvo e conversar com ele por meio dos seus conteúdos. O público alvo da Netflix é jovem, antenado e busca a plataforma por diversão. Então, a linguagem utilizada pela marca é informal, divertida e busca sempre trazer pautas que estão em alta no momento. 

No Instagram da marca, são utilizadas cenas de filmes e séries disponíveis na Netflix adaptadas ao humor, gerando empatia e curiosidade no consumidor: uma forma inteligente de divulgar seu produto, sem ser óbvio. Memes são recorrentes, podendo conter até mesmo erros gramaticais propositais, desde que coerentes com o contexto. 

Esse tipo de conteúdo voltado para o humor é muito atrativo, porém possui relevância breve e por isso requer grande circulação, além de acompanhamento constante do que está em alta. Utilizar um meme que já saiu do seu auge pode ser prejudicial para a imagem da marca. 

Percebemos então a importância de estar ligado às tendências, bem como adaptar os conteúdos para o seu público, e saber utilizar as ferramentas das próprias redes sociais de forma estratégica para obter sucesso com sua marca. Dessa forma, além de aumentar sua visibilidade, você consequentemente se destaca em relação aos seus concorrentes!

Ficou curioso e quer saber mais sobre engajamento e outros tópicos relacionados ao assunto? Acesse nossas redes sociais: Cria UFMG (@criaufmg) • Fotos e vídeos do Instagram .

Isadora Rincon

Recent Posts

Release: a redação jornalística para a divulgação de novidades

Você, com certeza, já deve ter lido uma notícia sobre a divulgação de um evento…

5 dias ago

Cultura Empresarial: Entenda o vetor estratégico por trás de seu crescimento

Você sabe o que significa cultura empresarial ou organizacional? Esse termo, que vem ganhando força…

2 semanas ago

Newsletters em alta: Conquistando novos públicos

As newsletters têm se tornado uma ferramenta essencial para empresas e criadores de conteúdo estabelecerem…

3 semanas ago

As estratégias de Marketing no K-pop

O texto mostra como a indústria cultural sul-coreana usa de estratégias de Marketing para lançar…

3 semanas ago

Descubra como influenciadores se aproximam do público

Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, os influencers surgiram e foram ganhando…

1 mês ago

Product placement em doramas: você já notou esses detalhes?

Os doramas são um fenômeno mundial. É exatamente aí que entra o conceito de Product…

1 mês ago