Você provavelmente conhece muitos logotipos por aí, mas sabe da importância que eles têm para as marcas? Que diferença o logotipo faz? Nesse texto, você vai entender melhor a importância dos logotipos, além de conferir os 10 logotipos mais famosos do mundo.
Os logotipos têm como objetivo representar a marca de forma rápida e visual. Isso porque o primeiro contato que uma pessoa tem com ela é pela sua logo, assim, ele é responsável pela primeira impressão que a marca causará nessa pessoa, e isso pode ser um fator fundamental na decisão de compra.
Dessa forma, o logotipo é importante porque através dele, a empresa consegue se conectar com o possível cliente e passar uma ideia do que é a marca. Isso ocorre porque o processo de criação vai muito além da estética, tudo o que está no logotipo é muito bem pensado e tem um motivo para estar ali, ou você acha que é atoa a frequência da cor vermelha em logos de marcas de comida?
A escolha das cores, da tipografia e das formas contam para a percepção que o indivíduo cria da empresa, por exemplo entender uma marca de roupas como clássica ou descolada.
Vem ver com a gente as marcas que mandaram bem na criação das suas logos!
A Visa é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros, fundada em 1958. Sua logo é uma Word mark, em que o foco é a tipografia e o nome da marca, sem muitos acréscimos, assim como outras abaixo. Essa estratégia funciona muito bem para marcas com nomes curtos e memoráveis.
Criada em 1954, a logo era bem diferente, com o nome Burger King inserido entre pães de hambúrgueres. A ideia dos pães permanece, mas agora mais moderna, além de introduzir o círculo azul ao redor que representa o mundo. Renovar e adaptar marcas são processos que acontecem com frequência, principalmente em grandes empresas.
Curiosamente, a Pepsi foi fundada em 1893. Em 1898, o primeiro logo foi criado e permaneceu até a década de 60. Dali para frente a marca passou por diversas modernizações, mas manteve seu estilo original ao longo do tempo. A Pepsi aposta em cores simples, mas que mantem a identidade da marca por toda sua história.
A Ford é uma empresa que praticamente nasceu junto com os automóveis. Sua logo é uma Combination mark, em que há uma mistura entre tipos de logo, nesse caso há mistura de ícone e nome. A parte azul é facilmente reconhecida sem o letreiro. Por outro lado, o nome Ford, com sua tipografia, também é reconhecido sem o fundo azul.
Considerada por muitos anos a empresa mais valiosa do mundo, uma companhia desse porte exige uma logo que seja icônica e inconfundível. No entanto, apesar de tão emblemática, a famosa maçã mordida foi implementada apenas em 1984, 8 anos depois da fundação da companhia.
A Amazon é considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia. Seu logo inicial era completamente diferente do atual, que hoje é relativamente simples, mas bem alinhado com o que a marca pretende passar. A seta na parte de baixo se assemelha a um sorriso e conta com a cor amarela que também ajuda a passar a ideia de felicidade.
A Google se tornou uma das maiores empresas do mundo em apenas 20 anos. E esse feito com certeza se deve ao seu logo inconfundível e a sua forte identidade visual. Em 2010, um redesign da marca foi feito pela empresaa, mas o estilo permanece inconfundível.
A Coca Cola é uma marca mundialmente famosa e bem consolidada no mercado, com mais de um século de história. Sua logo foi criada no mesmo ano da empresa, mas passou por alguns refinamentos ao longo do tempo.
Em segundo lugar, a logo da Nike. Essa logo é uma pictorial mark limpa e simples que transmite a ideia de movimento e velocidade, o que faz muito sentido para uma marca de esportes. Curiosamente, a logo como conhecemos foi criada em 1971 por uma estudante de design gráfico, Carolyn Davidson, que cobrou apenas 35 dólares pelo projeto.
Ronald McDonald fundou uma das maiores redes de fast food do mundo, o McDonald’s, nos anos 40, estando ela, hoje, espalhada por todo o mundo. A letra M e suas cores são facilmente associadas à marca por qualquer pessoa, o que mostra o forte branding da empresa.
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