Você já conhece a estratégia de Clipping? Caso você não saiba o que é ou qual a melhor forma de utilizar essa ferramenta do marketing digital, este texto é o lugar certo para você!
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Esse processo vem do jornalismo e tem sido cada vez mais implantado estrategicamente no meio empresarial para gerir a imagem das marcas, o que pode trazer ótimas consequências para as empresas.
O clipping – ou clipagem – é um processo de monitoramento e documentação constante das menções feitas na mídia sobre uma empresa ou pessoa. Se algum veículo de comunicação menciona uma empresa, é importante para tal ter atenção e conhecimento do que está sendo falado a seu respeito.
Não muito diferente de antigamente, quando as pessoas simplesmente compravam diferentes jornais e revistas para encontrar e colecionar as menções e críticas feitas sobre sua marca, a clipagem segue esta mesma lógica.
Isto é, o processo funciona como um recorte e colagem, coletando e reunindo as aparições de determinada marca nas mídias digitais, a fim de analisar qual percepção externa sobre a pessoa ou instituição está sendo repercutida na mídia.
Muito além de apenas ter o conhecimento do que está sendo falado sobre a sua empresa na mídia, essa ação possibilita uma série de vantagens para a sua marca. Trabalhar com as informações coletadas a seu favor – seja para melhorar o que está sendo questionado, seja para ratificar o que é positivo – é uma ótima forma de aprimorar a gestão de crise de uma empresa, por exemplo.
Além disso, um clipping bem organizado é extremamente importante para coletar informações sobre o público da sua marca. Afinal, além de os consumidores serem influenciados pela imprensa, muitas matérias ou notícias costumam apontar percepções e comportamentos de pessoas que podem ser parte do seu público-alvo, algo que pode ser usado estrategicamente a seu favor. Da mesma forma, ainda é possível coletar informações sobre possíveis concorrentes também mencionados na mídia.
Outro aspecto dessa ferramenta é a possibilidade de utilizar as informações documentadas a fim de guiar o plano de comunicação da empresa.
Ou seja, com um bom clipping, podem-se analisar desde assuntos sensíveis, a serem evitados, até pautas com maior potencial de repercussão.
Assim, é possível traçar novas estratégias de comunicação para alavancar suas redes sociais, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, esse monitoramento midiático permite a identificação dos canais de comunicação que demonstram interesse na sua empresa ou que contribuiriam para a credibilidade da marca, os quais podem tornar-se aliados.
Além disso, estar sempre atento para matérias e menções sobre a sua empresa no meio digital permite que elas sejam compartilhadas e divulgadas mais rapidamente e, assim, alcancem um maior público.
Dada a importância desse processo, fazer um clipping de excelência vai muito além de apenas reunir as matérias midiáticas encontradas e documentá-las. É crucial explorar ao máximo o processo e as informações coletadas, para que essa ferramenta possa contribuir positivamente para o marketing digital da sua empresa. Sendo assim, resumimos, em seis passos, como aplicar o clipping de maneira produtiva:
Antes de qualquer coisa, é importante estar tudo bem planejado e organizado para realizar um clipping de qualidade. Dessa forma, comece determinando qual seu objetivo final com esta ação, isto é, o que você espera alcançar com as informações coletadas.
Ainda nesse planejamento inicial, defina as ferramentas de clipping que a empresa irá utilizar nesse processo. A ferramenta mais simples e, inclusive, gratuita é o Alertas Google, que envia alertas ao encontrar menção de alguma palavra-chave pré-estabelecida.
Entretanto, existem outros meios mais elaborados para clipagem, como o Klipbox, o Favebucket e o Evernote Web Clipper. Além do mais, a contratação de assessores de imprensa ou de empresas especializadas também é uma ótima opção para mapear o processo e manter uma boa noção de sucesso.
Por isso, defina quais métricas serão utilizadas e quais veículos de comunicação serão mapeados no processo.
A maioria das ferramentas indicadas realizam o clipping a partir de uma busca virtual por palavras-chave. Por isso, para encontrar as informações realmente relevantes para a sua empresa ou para a sua necessidade, é extremamente relevante definir as palavras-chave corretas.
Elas devem ser determinantes no assunto em questão, como produtos, termos profissionais ou até mesmo o próprio nome da marca. Quanto melhor a escolha dessas palavras ou a combinação entre elas, mais certeiros serão seus resultados.
As redes sociais e os conteúdos online, em geral, são extremamente importantes nos dias atuais, sendo a principal fonte de informação para essa documentação. Apesar de a busca pelos meios digitais ser mais simples e popularizada, não deve ser negligenciada.
Normalmente, as próprias plataformas apresentam formas de realizar essa pesquisa, seja por hashtags ou por palavras-chave. Isso possibilita um mapeamento não só sobre a sua empresa e a sua repercussão, mas também sobre os concorrentes e sua expressão nas mídias online.
Com a enorme expansão das mídias digitais, muito se tem negligenciado a utilização dos veículos off-line no clipping, o que pode ser muito prejudicial. Isso porque, em meio à instabilidade e ao bombardeamento de informações e desinformações na internet, os veículos off-line, como rádio, televisão e jornais, muitas vezes, são vistos como fontes de maior credibilidade, o que sempre atrai muitos consumidores.
Apesar de o monitoramento desses veículos ser mais difícil, o amplo alcance social que eles possuem é determinante para realizar uma clipagem de qualidade.
É importante realizar uma avaliação ampla e correta sobre os dados coletados com o clipping, já que apenas obter os dados e informações não traz resultados concretos – é preciso entendê-los e analisá-los. Além disso, por mais que seja frustrante encontrar notícias negativas sobre sua empresa, ignorá-las pode ser um caminho perigoso.
Avaliar todos os tipos de menções sobre a sua marca possibilita entender possíveis problemas em processos internos que estejam afetando a empresa como um todo. Dessa forma, analise com atenção os pontos negativos que estão sendo levantados sobre o seu negócio e trace planos de ação para solucioná-los.
Por fim, é essencial a criação de um relatório com determinada periodicidade no qual consista todas as informações importantes de forma organizada. Esse documento auxiliará todas as análises futuras realizadas pelos diversos setores da empresa, inclusive para solucionar problemas e alcançar os objetivos traçados.
É interessante a utilização de dados concretos, representações gráficas e planilhas, meios que facilitam a interpretação das informações e agilizam a criação de diagnósticos. Porém, não se preocupe com tanto trabalho, já que muitas das ferramentas de clipping aqui já citadas elaboram relatórios automaticamente. Um exemplo é o RD Station Marketing, o qual reúne também outras métricas do marketing digital nesse processo.
Bom, agora que você sabe a enorme importância da técnica de clipping para o marketing digital, já pode colocar em prática na sua empresa! Para não perder outros conteúdos e novidades da comunicação, não deixe de se inscrever na nossa newsletter!
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