Tomou Doril? Provavelmente, ao ler essa pergunta, você inconscientemente respondeu: a dor sumiu. Isso porque a empresa anunciante do medicamento foi capaz de manejar as palavras de forma que elas rimassem. Além disso, a empresa uniu uma boa construção audiovisual a um excelente branding. Essa criação, consequentemente, gerou um efeito “chiclete”. Isto é, aquele em que o sintoma permanece na mente dos consumidores. Nesse sentido, vamos te mostrar os 5 melhores slogans da história publicitária brasileira. Estes, os quais, assim como o do Doril, sanaram as possíveis dores de cabeça dos seus clientes.
Em sua definição, o slogan é uma frase curta que representa uma marca. Nele, tem-se a identificação de um público a partir da memória coletiva gerada pelo seu impacto. Por meio do poder das palavras, identificam-se três fatores principais que dão embasamento à uma marca.
O primeiro deles é o valor de algo como um ponto de diferença em relação aos seus concorrentes. Segundo, a fidelização de um público a partir da lembrança da linguagem construída pelo slogan. Por fim, a repercussão na divulgação e visibilidade de um produto ou uma ideia. Agora que você já sabe a definição de Slogan e sua funcionalidade, vamos aos exemplos práticos.
Segundo o dicionário Infopédia, a palavra bis é usada para pedir a repetição ou o prolongamento de um espetáculo; no latim significa “duas vezes”.
Reza a lenda, promovida pela marca, que é impossível comer apenas um de seus biscoitos recheados. Isso porque, ao experimentar o seu sabor irresistível de chocolate, a vontade que fica é a de mais! Dessa maneira, a brincadeira entre o nome do produto e o seu significado gera duas consequências principais: observa-se legitimidade e impacto no alimento anunciado pela empresa.
Automaticamente quando lemos o slogan, dois elementos vêm à mente: o jingle do McDonalds e as suas cores marcantes em vermelho e amarelo. Slogan, som e cores da marca, quando unidos, transmitem a inevitável sensação de alerta à fome. Consequentemente, gera-se vontade de saciá-la ao consumir os produtos da empresa.
Afinal, a partir de um bom branding, é improvável não amar o que ela tem a oferecer aos seus clientes. Com exceção dos jogadores de round 6, quem não ama umas batatinhas fritas?
Você já deve ter visto no mundo literário uma rivalidade entre leitores de livros impressos e outros de livros digitais em formato de Kindle, certo? Pois bem! Apesar de suas vantagens, nada substitui o cheirinho de livro novo e uma boa leitura sem o ofuscamento de uma tela digital. Sabe como é, né? Um Kindle não é assim, uma Brastemp.
Assim, como o exemplo que trouxe acima, utilizamos desse slogan não só para se referir à marca. Também usamos ele para ditar sinônimo de referência em qualidade de qualquer produto comparado a outro. Isso dado a sua importância no cenário da publicidade brasileira e no imaginário coletivo.
A estratégia utilizada pela empresa foi a de gradação. A cada período, observa-se a qualidade ‘Bom’ gradativamente ser aumentada. Do bom para o muito bom até o último estágio, quando se atinge a qualidade de ser Pepsi.
Essa construção linguística, a partir da ironia, inverte o senso comum. Este que coloca a Pepsi como segunda opção em qualidade comparada ao seu principal concorrente. Além disso, ela posiciona o produto em um estado que ultrapassa a qualidade de muito bom. Desse modo, ele se torna exclusivo, inigualável e muito mais que muito bom.
Imagine uma situação. Você volta de um dia cansativo de trabalho com o transporte público da cidade. Ao sentar no banco, sente um mau cheiro vindo do passageiro ao lado. Esse cheiro te deixa ainda mais aborrecido e o passageiro envergonhado. Quando a marca de desodorantes Rexona produz o seu slogan, ela se refere ao controle do odor de suor em qualquer situação. Seja ela no transporte público, no calor, ou ao praticar um esporte.
Ao afirmar isso, a empresa traz dois benefícios ao público. A eliminação do constrangimento de quem está com o cheiro de suor, e o incômodo de quem o sente. Portanto, entrega confiança, segurança e conforto aos seus consumidores, sempre.
Quem leu essa matéria, pediu bis! Agora você conhece os melhores slogans da história da publicidade. Deu até vontade de produzir outros por aí, né?
Quer construir slogans de qualidade como esses? Não deixe de acessar nossos outros textos do blog que dizem respeito a esse tema. Depois disso, nem uma brastemp vai ser páreo quando o assunto for “Slogans produzidos por você”.
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