Search

A nova identidade visual da Rede Globo

5/5 - (1 vote)

Tem coisa mais fim de ano do que a letra “hoje, é um novo dia, de um novo tempo, que começou”? A resposta provavelmente é não.

Já que é dezembro, a Globo lançou sua tradicional vinheta de fim de ano no dia 01/12 com uma grande novidade: sua nova identidade visual! 

Já sabemos que a TV Globo é participação diária nos lares de milhares de brasileiros e a logo da empresa, todo mundo já conhece, mas você sabe como ela chegou até aqui?

Não? Calma que a gente fez um resumo gráfico da emissora para você entender uma das partes mais importantes da construção da marca Globo.

O Cata-Vento (1965)

Similarmente ao nosso velho cata-vento (logo antiga da Cria), a primeira símbolo da Rede Globo foi criada pelo designer gráfico Aloísio Magalhães em 1965 e era formada por quatro números quatro, que representava o canal da TV no Rio de Janeiro.

O Globo (1966 – 1974)

Logo depois de um ano de cata-vento, a TV da família Marinho decidiu mudar para o formato, desenhado dessa vez por Mauro Borja Lopes, que viria inspirar os designs mais atuais da marca. 

O clássico (1975 – 1987)

Em busca de deixar o visual mais moderno, o designer germano austríaco Hans Donner trouxe o símbolo que representa a Terra, o Globo, com fundo retangular arredondado representando a televisão, o que ficou marcado até hoje na emissora.

Evolução do Globo  (1988 – 2022)

Depois de 1987, as mudanças foram mais sutis e acompanhavam a proposta da emissora para a época. Confere só:

Você pode olhar todos os momentos marcantes da Rede Globo clicando aqui.

Finalmente, a nova identidade visual!

Ao mesmo tempo que o formato permanece o mesmo, a nova identidade visual da Globo traz seis cores vibrantes, muita personalidade e um tom mais moderno, jovem e futurista para a marca.

Vale lembrar que a emissora já havia dado indícios de que vinha mudança por ai desde que o designer Hans Donner havia publicado em seu perfil privado no Instagram, há alguns meses atrás, um pequeno spoiler da nova identidade visual.

“Quisemos refletir nessa identidade visual toda a proximidade com o público que a marca da TV Globo traz. Uma marca que evoluiu, para se adaptar aos tempos atuais, mas manteve o DNA da criação de Hans Donner há mais de quatro décadas. E é acessível, humana, flexível, conversa com as pessoas. Mais do que nunca, neste novo on-air, a emoção do conteúdo se funde e dá vida a essa marca”

Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Rede Globo via UOL.

Sem dúvida o brasileiro, anônimo ou famoso, não ia deixar de fazer graça da situação e a revitalização da identidade visual da empresa virou um dos principais assuntos no Twitter.

Assim como teve gente que amou, teve gente também botando a criatividade para funcionar e sugerindo mudanças na logo da marca, olha só:

@ribetav

Reply to @isabela_giane Como eu faria o logo da Globo se eu fosse o designer responsável ❤️ #AprendaNoTiktok #foryou #branding #logo #agoravocêsabe

♬ Por Supuesto – Marina Sena

A humorista global Tatá Werneck, afinal, global também é gente, não perdeu a oportunidade de brincar com a nova identidade visual da emissora, o que não passou despercebido pelos internautas nas redes sociais.

Por último, mas não menos importante, nem a Fernanda Montenegro ficou de fora das piadas.

Os internautas brincaram com o fato da atriz ser uma das mais antigas da casa, assim, tendo acompanhado muitas mudanças na identidade visual da marca Globo.

Gostou do conteúdo? Comenta com a gente o que você achou da mudança do Plim Plim e se sentiu inspirado, então confira também a revitalização de identidade visual que a Cria fez para a João Pinheiro Jr. e as cinco melhores ferramentas de design para iniciantes.

Curtiu nossa vibe? Fale com um consultor!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing