Podcast é um programa de áudio, que pode ser ouvido pela internet. Nascido em 2004, o formato de programas em áudio vem ganhando cada dia mais ouvintes. Durante a pandemia, dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões declararam ouvir podcasts. O formato atrai muitas pessoas pela facilidade de consumo. Você pode ouvir enquanto caminha, cozinha, limpa a casa, trabalha, no geral, na maioria das situações do seu dia a dia.
Surgido em 2004, Digital Minds, o primeiro podcast brasileiro, foi criado pelo programador Danilo Medeiros. Abordando sobre tecnologia, o principal objetivo era apontar o diferencial do seu blog, em uma estratégia de marketing. Ademais, já em 2005, ocorreu a PodCon Brasil, a primeira Conferência de Podcasts do país. Portanto, com o passar dos anos, houve uma explosão desse formato conteúdo, atingindo o auge a partir de 2018 e chegando, atualmente, a mais de dois mil podcasts ativos em todo o país.
Há inúmeros benefícios em ter um podcast. Excelente estratégia de marketing de conteúdo, no geral, podcasts envolvem baixo de custo de produção. Por outro lado, o investimento na área cresce a cada ano, nos últimos dois anos, por exemplo, o Spotify investiu cerca de 900 milhões de dólares na aquisição de empresas de tecnologia e produção desses conteúdos.
A produção dinâmica e sob demanda desse tipo de conteúdo facilita a transmissão da mensagem que você ou sua empresa querem passar para o público, sendo uma ótima forma de transmitir autoridade em uma área ou sobre um assunto. Por fim, podcasts estão alinhados com o presente, além de terem alcance e fidelização notáveis.
O PodeCria era uma ideia antiga da Cria. No segundo semestre de 2020, o Coordenador de audiovisual, Carlos Ortega, tirou o projeto do papel e lançou os primeiros episódios da primeira temporada do podcast. O objetivo do projeto é ser um canal para que os membros da empresa desenvolvam seu lado jornalístico e permitir que a Cria aumente sua autoridade em demais as áreas da Comunicação. Atualmente, com 3 temporadas, o PodeCria já é reconhecido dentro do Movimento Empresa Júnior.
A segunda temporada do PodeCria, coordenada pelo Fernando Bisi, trouxe periodicidade para as postagens, firmando o formato atual. No segundo semestre de 2021, o programa é coordenado por Ítalo Franco, atual coordenador de Audiovisual. Nessa terceira temporada a dinamicidade se tornou uma característica do podcast, com maior interação com os ouvintes, além de melhoria da qualidade dos áudios.
O processo criativo de cada episódio do PodeCria começa 3 semanas antes do episódio ser publicado. Em primeiro lugar, é feita uma reunião com a equipe responsável. Nessa reunião, há um brainstorm e a escolha do tema. Revezamos sempre entre um episódio com tema livre e um com tema sobre a comunicação. Posteriormente, pensamos em possíveis convidados para aparecer no episódio e já entramos em contato com eles.
Após escolhido o assunto começa o prazo para escrever o roteiro. O roteiro não serve para limitar a conversa, mas para direcionar para os assuntos que queremos abordar em cada episódio.
Após aprovado o roteiro, marcamos com os convidados um horário para a gravação. Durante a pandemia do coronavírus, o programa está sendo gravado de forma remota, mas, no futuro, o programa será gravado nos estúdios adequados.
Com os áudios já gravados, vamos para a etapa da edição. Geralmente, dividimos o material bruto entre duas pessoas que cortam os áudios e tratam-os para que a qualidade fique melhor que a captada pelo equipamento. Enquanto isso, o host convidado faz a arte da capa e, após aprovação da arte e dos áudios, fazemos a junção dos áudios e a adição dos efeitos sonoros. Por fim, com o episódio pronto, subimos para as plataformas digitais.
Pretende começar um podcast e tem dúvidas por onde começar? A Cria pode ajudar! Confira nosso e-book ‘Como começar seu podcast do zero!’.
Quer conhecer mais sobre o PodeCria? Os episódios estão disponíveis na maioria das plataformas digitais e clicando no botão abaixo, você escuta os nossos últimos episódios na integra.
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…