Muitas empresas buscam inovações na hora de divulgar seus produtos e a marca para seus consumidores. Uma prática muito utilizada é o Press Kit, uma estratégia de divulgação personalizada que vem ganhando muita força no meio digital.
Quer saber mais sobre o que é um press kit e como aproveitar de seus benefícios para inovar em seu negócio? Leia os próximos tópicos!
O que é um Press Kit?
O Press Kit é uma estratégia que surgiu na área de assessoria de imprensa, e consiste num kit que apresenta um produto ou a marca para a imprensa. Nesse kit, são colocados objetos e informações que traduzem a marca.
Apesar de ter surgido inicialmente para a imprensa, atualmente essa estratégia é muito utilizada com influenciadores digitais, devido ao grande alcance que estes têm. Essa prática, permite que a marca mande “mimos” para um criador de conteúdo, que irá divulgar a marca espontaneamente caso goste do produto.
Quando usar?
Você pode escolher fazer um press kit quando precisar de engajamento em alguma ação da empresa. Nesse sentido, é uma boa fazer um press kit para divulgar eventos, seminários, webinars, lives, novos produtos, novas parcerias, etc. Atraindo assim, a atenção para sua marca e ajudar a alavancar as vendas.
Nesse sentido, são diversas as vantagens de investir em press kits, como: engajamento em ações da marca, divulgação com bom custo benefício, geração de valor nos produtos, etc.
Como montar um Press Kit?
Como já mencionado, o Press Kit é uma forma criativa de divulgar sua marca, com um bom custo benefício. Porém, para ter sucesso com essa ação, é necessário um bom planejamento. De forma que a montagem do press kit esteja relacionada ao objetivo que a empresa tem em mente. De nada adianta entregar algo muito atrativo esteticamente, mas que não cumpre a função de impactar e chamar atenção para a ação que se pretende divulgar.
Primeiramente, para montar um Press Kit é necessário criar um plano de ação, faça um bom planejamento! Defina qual é o objetivo da divulgação, quem você quer impactar, que tipo de público se interessaria pelos produtos da empresa, quais influenciadores “conversam” com seu público alvo, qual diferencial sua empresa oferece, etc.
Em seguida, a partir desse planejamento, reflita: como posso chamar a atenção dessas pessoas? Nesse momento use e abuse da criatividade para pensar no press kit! Lembre-se que o press kit não deve ser um presente qualquer. Ou seja, você quer causar impacto! O que vai fazer aquele influenciador que ganha diversos “recebidos” tirar um tempo para divulgar o seu press kit? Procure pensar fora da caixa!
Juntamente, é importante haver um release contendo as informações principais do produto ou evento que está sendo divulgado, com uma introdução, objetivo, motivo, data e todos os dados que sejam relevantes. Além disso, deve conter brindes e materiais chamativos, como uma boa “embalagem” ou caixa e imagens que expressem aquilo que está sendo divulgado.
Como inovar?
Enfim chegou o momento de pensar fora da caixa que você busca inovar no press kit! Um exemplo interessante e o da influencer, Bianca Andrade, que ganhou destaque com divulgação de sua linha de maquiagem Boca Rosa Beauty by Payot. Na qual, apresentou os novos batons da linha “Beijo de Judas”.
Primeiramente, Bianca fez um planejamento estratégico assertivo, trazendo “spoilers” dos batons em posts de seu Instagram, de forma subliminar. Em seguida, ela postava fotos com batom e unha vermelhos, mudou o nome da bio para “boca vermelha”, além de produzir uma foto com suas “colegas de confinamento” do BBB 20, todas vestindo lingeries vermelhas e com os batons da coleção. Bem como, o press kit produzido foi extremamente caprichado com os batons para uma lista de influenciadoras.
Ela também se destacou em outros press kits, semelhantemente, como na vez em que enviou uma mala com toda a linha pele da marca. Depois da divulgação do kit, ela sorteou uma das malas em seu perfil no Instagram para suas seguidoras.
Outro exemplo de inovação foi o recente press kit da Netflix, divulgando a última temporada de La Casa de Papel. Assim que foi lançado a primeira parte da ultima temporada, a Netflix enviou uma caixa “misteriosa’ para vários influenciadores. Na qual, tinha várias referencias da serie e alguns desafios que precisavam ser solucionados para que os influenciadores acessassem o conteúdo (senhas, partes quebráveis, instruções).
No final, havia um desafio que só poderia ser desvendado a partir da divulgação de mais instruções pela Netflix. O que fez com que o engajamento se mantivesse por mais tempo, na espera de uma resposta. Essa estratégia movimentou muito os influenciadores, que divulgaram a serie de forma orgânica. Por fim, a revelação final da caixa era que seria a ultima temporada de La Casa de Papel, com um convite para as pessoas assistirem.
Considerações finais
A utilização de Press Kit em seu negócio pode ser fundamental para trazer mais visibilidade para sua marca e se destacar frente a outras empresas. Contudo, é importante considerar os objetivos da divulgação e utilizar muito da criatividade para inovar e engajar o publico.
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