Podcast é um conteúdo de áudio que inclui todos os cenários que sua condição permite. Desde conversas sem um objetivo claro, até jornais informativos, todos são conteúdos deste formato de mídia. Dessa forma, o podcast vem ganhando renome no cenário mundial. Para se ter uma ideia da fama que este tipo de programa de rádio alcançou, hoje, no Brasil, 8% da população é ouvinte de podcast, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters.
Dentre os porquês do sucesso deste formato, está a chance de se fazer branding para as marcas, assunto falado no nosso texto sobre como usar podcasts como uma estratégia de marketing. Sem mais delongas, vamos às formas de se ganhar dinheiro com podcast:
Criar uma relação com o público é crucial para que se tenha consumidores fiéis. Essas pessoas podem ajudar na divulgação, interagir com as produções e até pagar por conteúdos exclusivos e produtos do podcast. Assim, é preciso fazer a análise dos comentários e das propostas de ideias para os novos episódios. Podemos avaliar também os comentários que apontem defeitos e sugiram melhorias. Além disso, com o público alvo bem definido, é possível tratar de assuntos específicos e que sejam guiados para certo público. Tudo isso fortalece o branding do podcast!
Além do foco no áudio, formato padrão e esperado para podcast, é válido variar no modelo audiovisual e também ter conteúdo em vídeo. O vídeo, em geral, não será o mais consumido. No entanto, com essa variedade, é possível atrair um público maior que prefira esse formato. Para mais, com imagens, o público pode ser mais facilmente cativado, pois conhecerá a figura que está por trás da voz. Também existe o fato de que o vídeo é o formato padrão de muitas plataformas que estão em alta, como o Youtube. Dessa forma, isso traz mais chances de exposição do produto.
Como dito antes, clientes fidelizados podem se atrair pelo conteúdo a ponto de pagarem por uma assinatura do podcast para terem acesso a um material exclusivo. Oferecer esse tipo de conteúdo requer um planejamento, para que sejam feitos e postados episódios regularmente.
E aí, gostou das dicas de como conseguir uma grana com conteúdo audiovisual? Nossa ajuda não para por aqui não! Se você quiser saber mais sobre as etapas de produção, a Cria tem um material incrível e totalmente gratuito que te ensina como criar seu podcast do zero! Além disso, clicando aqui você tem acesso as 5 melhores dicas para produzir um bom roteiro para seu programa!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…