Parcerias são uma ótima oportunidade para uma empresa aumentar a base de consumidores e melhorar o negócio.
Uma boa parceria pode significar que sua empresa terá acesso a novos produtos, alcançar um novo mercado, estar à frente de concorrentes (através de contratos de exclusividade) ou até mesmo reduzir custos e aumentar a lealdade do consumidor.
Entretanto, sabemos que é difícil assegurar uma boa seleção e gestão de parcerias a longo prazo. Por isso, trouxemos algumas dicas que irão te ajudar a tornar esse processo muito mais ágil, duradouro e principalmente estratégico.
Faça um planejamento estratégico
Uma decisão inteligente é sempre baseada em informações fatídicas. Isto é, uma boa estratégia deve ser sempre fundamentada em dados. Por isso, faça uma análise aprofundada do seu negócio e tenha em vista todas as informações necessárias para expandir e evoluir o seu empreendimento.
Conheça o seu mercado, mapeie seu público, considere dores internas e externas à sua empresa, compreenda quais são as suas fraquezas, seus pontos fortes, as oportunidades do mercado e os possíveis desafios a serem enfrentados.
Para facilitar esse estudo, existem ferramentas de análise, como a Matriz Swot. Você pode conferir o nosso texto e descobrir como utilizá-la para construir o seu planejamento estratégico.
Defina os objetivos
É imprescindível ter objetivos claros e bem definidos, não só para a parceria, mas também para o próprio empreendimento. Por isso, estabeleça pontos como noção de sucesso para a sua estratégia.
Onde você deseja levar o seu negócio? Se você sabe onde pretende chegar, conseguirá ter uma visão muito mais clara do caminho que deverá ser percorrido e como uma parceria pode potencializar o alcance desses resultados.
Elabore uma boa proposta de valor para a parceria
Assim como você, seus possíveis parceiros também estão buscando parcerias estratégicas e que agreguem valor ao trabalho que eles desenvolvem. Por isso, é sempre importante ter uma proposta de valor muito bem estruturada e que não entregue somente “funcionalidades”, mas sim, seja autêntica e exclusiva.
Ofereça algo que não é apenas vantajoso, mas que só se pode ter trabalhando com você, além de equidade no tratamento e reconhecimento das contribuições recebidas. O benefício precisa ser mútuo para garantir o comprometimento e a continuidade das partes envolvidas.
Defina as responsabilidades
Uma parceria duradoura é alicerçada em transparência e solidez. Por isso, seja transparente em relação ao que você pode oferecer e no que você espera do parceiro. Caso contrário, não haverá sensação de segurança e comprometimento.
Faça um bom marketing de relacionamento
Para atingir positivamente seus parceiros, você precisa ter um bom marketing de relacionamento em seus canais de comunicação.
O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias para a construção e disseminação da sua marca (prospecção, fidelização e criação de autoridade) e serve para criar uma relação contínua e progressiva com seus stakeholders.
E para traçar essas estratégias, é importante realizar uma análise cuidadosa das demandas, desejos e necessidades de seus possíveis parceiros. Isso irá atrair mais parceiros e garantir que você possa moldar a sua oferta à realidade do outro empreendimento de forma muito mais ágil e estratégica.