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Gerenciamento de Redes: Case de Sucesso do Mercado em Conexão

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Mercado em Conexão

A Mercado em Conexão é uma feira de oportunidades profissionais desenvolvida por um conjunto de empresas juniores da UFMG. O evento já existe há mais de 10 anos e tem como objetivo de conectar estudantes – de vários cursos – com grandes empresas do mercado sênior. No primeiro semestre de 2021, os responsáveis pela feira chegaram à Cria UFMG com a demanda de dois serviços distintos, sendo eles: o Plano de Gerenciamento de Redes Sociais e o Gerenciamento de Redes Sociais.

Plano de Gerenciamento de Redes Sociais

A partir de uma coleta inicial de insumos, relacionados ao público, aos concorrentes e, também, ao mercado da feira nas redes sociais escolhidas (LinkedIn e Instagram), a equipe de produção de conteúdo da Cria elaborou a descrição dos possíveis participantes do evento. Posteriormente, houve a realização do processo de construção da marca e adequação do branding dela à internet, a fim de que a comunicação fosse ainda mais eficaz. Com base nessas informações, foram desenvolvidas linhas editoriais, isto é, ferramentas que irão auxiliar a confecção do design e da legenda de cada um dos posts.

Mas, afinal, por que é tão importante planejar os conteúdos e traçar estratégias de gestão dessas mídias? Bom, no âmbito do marketing digital, o planejamento prévio dos conteúdos e estratégias a serem aplicadas nas redes sociais é imprescindível. A utilização inadequada pode ocasionar uma falsa impressão de que o trabalho feito não traz resultados. No entanto, quando táticas eficientes são idealizadas e aplicadas, os benefícios são inúmeros.

No caso da Mercado em Conexão, além de o Plano de Gerenciamento de Redes Sociais ter oferecido aos clientes um panorama detalhado da marca, ele também foi essencial para a decisão dos subtemas referentes às editorias para a construção de cada post.

Gerenciamento de Redes Sociais

Após toda a parte de planejamento, foi iniciado o processo de gerenciamento de redes sociais, juntamente com a Mude!, empresa júnior do curso de Design de Moda da UFMG. Esse momento é, também, muito importante para a Mercado, visto que nele são produzidos conteúdos de forma alinhada aos objetivos do plano de gerenciamento. Devido à pandemia, assim como em 2020, no ano de 2021, o evento ocorrerá de maneira online. Dessa forma, o fácil acesso à internet faz com que as redes sociais sejam consideradas instrumentos ainda mais potentes nas estratégias de marketing do evento.

Ao chegarem na Cria, os clientes tinham como intuito atingir um grande número de estudantes, de cursos e universidades distintas, interessados na feira e, também, empresas que estão em busca de mão de obra qualificada. Na etapa do gerenciamento de redes sociais, portanto, o fato de já haver uma descrição prévia dos assuntos a serem abordados nas publicações, está contribuindo para uma frequência de posts bem definida. E, consequentemente, para uma maior fidelização de público.

Como mencionado anteriormente, as redes sociais gerenciadas são o LinkedIn e o Instagram. Nesse sentido, por meio do estudo de público e mercado da marca, percebeu-se que, apesar de a voz permanecer a mesma, o tom é diferente em cada uma dessas mídias sociais. Então, a Cria e a Mude! Fizeram com que a produção de conteúdo ocorresse de jeitos distintos, ou seja, personalizados, para que os resultados fossem os melhores possíveis.

Mercado em Conexão: Gerenciamento de redes

Case de sucesso

Até o momento, o projeto continua em execução. Todavia, diante das entregas dos serviços já realizadas, os clientes mostraram-se satisfeitos com os resultados, principalmente devido ao grande detalhamento de todos os pontos abordados. Também, esperam atingir, conectar e impactar ainda mais pessoas, por meio da maior feira de oportunidades profissionais do estado, a Mercado em Conexão.

E você, gostou de conhecer um pouco mais sobre esse case de sucesso?

 

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