No cenário de mercado atual, a internet serviu como uma ponte entre as pessoas e os seus interesses comerciais. Um exemplo bem claro disso vem de um relatório da Data Reportal, que aponta um crescimento do número de usuários de redes sociais, atualmente chegando a 4,48 bilhões de pessoas – o que corresponde a 57% da população mundial.
Como consequência, as marcas estão passando por um processo de readaptação no mercado para conseguir atingir sua audiência e se desvincular de métodos de venda tradicionais. Isso acontece porque tais processos não fazem mais sentido para a realidade de seus respectivos empreendimentos. E é justamente por isso que há tanto investimento na gestão de redes sociais por parte de marcas de sucesso.
Mas como evitar perder seu tempo em estratégias que não vão gerar resultados para sua empresa? Nessa seleção, listamos alguns dos principais erros que te impedem de crescer nas redes e a importância de evitá-los ao máximo para obter resultados em seu negócio e gerar oportunidades a partir de suas mídias sociais.
1. Começar o uso das redes sociais sem um objetivo
O uso de redes sociais possui várias finalidades diferentes, como por exemplo: gerar vendas para o seu negócio, ser um canal de relacionamento com seus clientes ou com os membros da sua empresa e até mesmo aprimorar seu branding pessoal.
Para cada um desses objetivos, tanto as metas quanto os resultados a serem analisados se diferenciam, uma vez que o foco deve ser outro.
Assim, estabelecer um objetivo é muito necessário para direcionar os próximos passos da sua gestão de mídias sociais e fazer com que eles estejam alinhados com sua finalidade inicial.
2. Não fazer um planejamento do conteúdo
Para conseguirmos atingir o objetivo estipulado, é muito importante que exista um estudo sobre as redes sociais e sobre os hábitos de consumo que cada uma dessas plataformas apresenta.
Alguns pontos importantes a serem analisados, por exemplo, são: data e horário da postagem, frequência entre as publicações, comportamento do público, entre outros.
3. Realizar um gerenciamento sem se atentar a persona
É impossível agradar todas as pessoas ao mesmo tempo com o seu conteúdo. Por conta disso, é essencial que o foco do conteúdo seja atender às necessidades de consumo que o seu público apresenta.
Pensando que a persona é uma representação real de seu público alvo, levar em consideração seus hábitos e suas dores é uma ótima maneira de produzir conteúdo que vai despertar interesse no público que seu negócio pretende atingir. Sempre imagine como a persona irá reagir ao seu conteúdo.
4. Não analisar os resultados de suas redes
O uso de redes sociais sempre tem um objetivo: seja para aumentar o alcance de algum empreendimento, trazer mais vendas para uma empresa ou até mesmo ser um canal de relacionamento com consumidores da marca.
Mas como é possível ver se os objetivos estão, de fato, sendo alcançados? Através de uma boa análise de resultados!
Para que isso seja feito da melhor forma possível, é essencial separar um tempo semanalmente para acompanhar suas métricas e definir se sua estratégia está sendo efetiva dentro de suas mídias sociais.
5. Usar métricas de vaidade para mensurar seus objetivos
Como dito anteriormente, análises são essenciais, mas é necessário ter certo cuidado com o que estamos medindo para definir a noção de sucesso da empresa.
Dessa forma, é muito importante ter cuidado ao nos depararmos com as métricas de vaidade. Na prática, por mais que curtidas sejam indicadores positivos de satisfação com a sua marca, elas por si só não nos ajudam a enxergar se o conteúdo dentro das redes sociais está sendo útil para os seus objetivos.
Por isso, é muito importante ir além e conferir métricas que realmente podem indicar que sua estratégia nas mídias sociais está colhendo resultados.
6. Não conhecer as diferenças entre cada rede social
As redes sociais, assim como qualquer outro canal de comunicação, possuem diversas funcionalidades específicas. Não reconhecer essas diferenças é um dos principais erros que te impedem de crescer nas redes.
Por exemplo: enquanto redes sociais como o Tik Tok e o Instagram possuem uma maior adesão entre os jovens, plataformas como o Facebook e o Linkedin costumam atrair um público mais sênior.
Por conta disso, é importante que pelo menos uma parcela do seu conteúdo seja personalizada corretamente de acordo com a segmentação de público daquela rede social.
7. Comprar curtidas e seguidores
Apesar de possuírem algoritmos distintos e funcionarem de maneira específica, existe um fator que é indispensável para definir o sucesso em qualquer rede social: o engajamento com o conteúdo.
Os algoritmos das redes usam vários fatores para definir a qualidade de um conteúdo: comentários, compartilhamentos, publicações salvas, tempo de visualização em vídeos, entre outros.
Por isso, por mais que pareça interessante ter milhares de seguidores e curtidas, as redes sociais conseguem identificar aqueles perfis que são falsos a partir de seus algoritmos a partir de métricas de interação.
E isso afeta muito o alcance de cada publicação, fazendo até mesmo com que seu conteúdo não seja distribuído até o público ideal da sua empresa. Ou seja, é sempre uma melhor opção investir em um conteúdo de qualidade do que tentar “agilizar” os resultados de suas redes sociais – e no final não conseguir nada além das já citadas métricas de vaidade.
8. Não interagir com a sua audiência
Como dito anteriormente, os algoritmos coletam muitos fatores para aumentar o alcance de suas publicações, incluindo o engajamento. Mas como fazer com que seus seguidores se sintam encorajados a se engajar mais com os conteúdos da sua marca?
Em primeiro lugar, é sempre importante se mostrar presente nas interações já existentes. Dúvidas, comentários e feedbacks dos seguidores sempre irão aparecer, então é fundamental que eles sejam escutados e respondidos no tempo certo.
Inclusive, algumas das ferramentas presentes nas redes sociais até ajudam a proporcionar uma interação. Enquetes, stories, perguntas e respostas, etc. são muitas opções lúdicas para trazer mais contato e fazer com que seus seguidores sejam fiéis com os conteúdos de sua marca.
Esses são alguns dos erros mais comuns que acontecem nas redes sociais que te impedem de crescer nesse meio. Curtiu o nosso conteúdo e tem o intuito de fazer sua marca crescer ainda mais? Então vem conferir o nosso e-book gratuito sobre construção de marca!