A pandemia do coronavírus provocou inúmeras mudanças em nossa sociedade. Devido ao isolamento social, a interação nas redes sociais teve um crescimento exponencial. Muitas pessoas pessoas passaram a utilizar mais as redes, como meio para trabalhar, ou para se conectar com outras pessoas também em isolamento.
Segundo pesquisa da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, tiveram um crescimento de uso de 40% desde 2020, possibilitando com que empresas se mantivessem no mercado.
Além disso, novas redes, como Tik Tok, obtiveram milhões de downloads durante a pandemia. O aplicativo possibilita engajamento altíssimo entre os usuários, o que chama a atenção de cada vez mais jovens e, consequentemente, das empresas e marcas, que utilizam do marketing de conteúdo para gerar e converter leads.
Dessa forma, devido ao uso exacerbado das redes sociais, em especial no último ano, os influenciadores estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores.
Pesquisa do Ibope Inteligência mostra que 52% dos internautas brasileiros seguem influenciadores digitais em redes sociais. Além disso, a força do marketing de influência é propulsor de compra para 48% dos jovens entre 18 e 24 anos, segundo dados apresentados pela Shareablee.
Marketing de influência é o conjunto de ações e estratégias que se utilizam de um interlocutor com poder de convencimento ou liderança, buscando realizar influência na decisão de compra a favor de uma marca. Isso acontece porque os influenciadores estabelecem uma relação de confiança com seus públicos, sendo uma prática muito adotada hoje em dia.
A faixa etária do público dos influenciadores digitais é, em sua maioria (75%), de 16 a 24 anos. Logo após vêm os grupos de 25 a 34 anos (62%) e de 35 a 54 anos (40%). Em relação ao poder financeiro dos internautas, quem mais acompanha influenciadores se enquadra nas classes B e A (58% e 56%, respectivamente).
A partir disso, é possível elencar 4 formas de como o marketing de influência pode ajudar seu negócio:
O influenciador digital possui um público que acredita e é influenciado pelo o que diz, além de entender os gostos e necessidades desse público. Logo, a partir do momento que um influenciador recomenda uma determinada marca, seus seguidores entendem que é por um bom motivo, pois ele se posiciona como uma autoridade no assunto.
Isso ocorre devido ao grande engajamento e alcance que determinados influenciadores conquistam, assim como o poder de influência ou liderança sobre potenciais compradores em sua base de seguidores.
Portanto, ao trabalhar com influenciadores digitais, sua marca também fortalece suas estratégias de marketing digital, em um ambiente no qual o seu público possivelmente está presente e ativo. Isso mostra que a sua marca está por dentro das tendências e sabe se comunicar com o público.
Nas redes sociais, é muito mais fácil saber os resultados diretos se você fizer uso do marketing de influência. Você pode analisar os números exatos do influenciador e, após a campanha, pedir as métricas do período em que a divulgação foi realizada. Com isso, você pode ter acesso aos resultados e saber se o investimento foi efetivo ou não.
Uma das dificuldades das ações de marketing é alcançar o público-alvo de forma efetiva. O marketing de influência resolve este problema. Por meio de influenciadores relevantes, seu conteúdo é colocado na frente de usuários de mídias sociais que já estão interessados em seu nicho.
Portanto, é possível perceber que utilizar do marketing de influência é uma prática muito estratégica, que pode trazer vários benefícios para sua empresa! Você já pensou em utilizá-la?
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Ótimo texto. Conciso, claro e preciso. Parabéns! Muito útil.
Gostei. Temática abordada com precisão. Parabens!