Imagina uma quarta à tarde, o café na mão e os pássaros cantando de longe. Chegou o dia em que você precisa resolver problemas burocráticos no site do banco. Ao entrar, o site demora para carregar, parece que os botões não respondem e você fica confuso ao navegar dentro dele. Finalmente, após 4 horas lutando com o site e quase desistindo, você consegue realizar os seus objetivos. No entanto, você pode imaginar como foi cansativo, né? Hoje vamos falar sobre templates de site, UX design e design responsivo.
Antes de criar e desenvolver um site, ele passa por um processo de criação estética. Então, ao falarmos de template de site, ou interfaces, nos referimos à criação visual dele. Geralmente criados na ferramenta online Figma, os templates visam criar um guia visual para o programador na hora de montar o site. Com isso, usamos as ferramentas gráficas para criar sites que atendam o público ideal, mantendo em consideração as demandas do cliente.
Além disso, é necessário pontuar os diversos tipos de sites que existem, entre eles: site institucional, que pretende mostrar a marca ao cliente; landing page de produto/capacitação, refere-se a um tipo de site que irá ser o lugar onde o consumidor é direcionado para adquirir um produto ou capacitação da marca; o e-commerce, que tem a dinâmica de um site voltado para vendas, principalmente lojas de qualquer tipo de conteúdo; e blog ou portal, que, assim como o nome diz, é um site criado para divulgar conteúdos da marca, bem como gerar autoridade para ela. É necessário ter em mente o objetivo do site para criar templates que irão atender as necessidades dos mesmos.
UX design é um método utilizado por web designers para criar sites, mantendo as preferências e a trajetória do consumidor em mente. Isto é, ao invés de criar um produto pensando em como vender ele efetivamente, o UX irá procurar se inserir na mente do cliente para criar a melhor experiência possível dentro do produto.
Se você já navegou em qualquer site da internet, seja pelo computador, tablet ou celular, é muito provável que você já tenha experienciado o design responsivo. Trata-se do entendimento que o design e o desenvolvimento de um site devem ser voltados para o comportamento e melhor uso do consumidor, baseando-se no tamanho da tela, plataforma e orientação. Assim, existem diversas formas de usar o design responsivo na criação dos nossos templates.
O design fluido se divide entre grids e layouts fluídos. Ao falar de grids no web design, nos referimos a divisão do layout com linhas verticais e horizontais que irão ajudar a organizar o site da maneira mais efetiva. Pensando nisso, ao criarmos grids e layouts fluídos, o web designer pretende criar um site que terá elementos gráficos flexíveis que poderão ser ajustados de acordo com a plataforma que a audiência esteja. Ao utilizar esse método, criamos um jeito efetivo de criar sites sem ter que mudar cada detalhe deles para cada plataforma existente.
Assim, finalmente, após aprender sobre como criar um site e as metodologias por trás da criação dele, estamos prontos para o nosso próprio!
Mas e aí, quer aprender mais? Visite nossos artigos Seu site é eficaz? Descubra usando o Google Analytics e A Estratégia por trás do Layout do seu site para aprender mais sobre o tema!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…