Estamos vivendo na era da transformação digital e, com ela, todos os dias surgem profissões novas. Nesse sentido, o marketing é uma área que se expande rapidamente e o futuro do Marketing Digital é promissor.
Tal transformação é notória quando a contextualizamos a partir da história dos negócios, já que as empresas constituídas antes do surgimento da internet passaram a enfrentar um grande desafio: muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não podem ser aplicadas da mesma forma mais.
A boa notícia é que essas empresas podem se transformar e ter bons desempenhos na era digital. Para isso, elas devem fazer o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Além disso, a área do marketing digital vive um momento promissor para quem quer encontrar uma profissão no ramo e se destacar.
E quais são as áreas do Marketing Digital? Geralmente, as atividades dessa área estão relacionadas às ciências humanas, mas também envolvem questões de conhecimento sobre as exatas. Sendo assim, podemos destacar cinco áreas envolvidas:
A partir disso, trouxemos as 10 profissões digitais que são o futuro do Marketing Digital e o que é esperado dos profissionais das áreas:
Sabemos que atualmente as redes sociais são uma ferramenta muito importante para o contato mais direto com clientes e leads. Por isso, há um investimento nas mídias sociais para cuidar da imagem da marca, contratando um social media, que lida com um público cada vez mais exigente, comunicativo e conectado com a internet.
Este profissional chamado de social media ou “profissional de marketing digital” deve ter conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para gerenciar as ações de marketing. Entre elas, estão os anúncios no Instagram e Facebook, monitorar métricas de engajamento e outras disponíveis nos canais de mídia social.
Além disso, é necessário um planejamento do conteúdo que será divulgado nas mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. No caso de pequenas empresas, esse planejamento visa uma maior fidelização para um maior engajamento com a marca. Assim, os conteúdos devem ser planejados estrategicamente com qualidade.
Além do planejamento, sabemos também da importância de produzir um conteúdo de qualidade para a criação de qualquer estratégia no marketing digital. Dessa forma, faz muita diferença contratar um profissional qualificado para produzi-lo.
Este profissional é responsável por introduzir a marca no mercado, pesquisando temas e produzindo conteúdos interessantes e que tenham o perfil do público alvo da companhia. Assim, o conteudista deve conhecer diversas plataformas, temas e ferramentas, adequando o texto para a sua linguagem, como vídeos, blogs, textos, áudios, infográficos, e-books, apresentações, white paper, webinários, ao vivo, imagens, etc. Dessa forma ele prepara o público para conhecer o seu produto através da produção de conteúdo relevante e que agregue valor, de forma estratégica que desperta a atenção e que pode solucionar uma dor do seu público.
Como consequência de um bom conteúdo, o tráfego orgânico do seu site irá aumentar, bem como o número de seguidores nas redes sociais, o número de leads geradas pelo blog, além de capacitar mais vendas e alimentar as relações públicas da empresa.
Pensando na necessidade de gerar leads e conquistar clientes, esse profissional trabalha com links patrocinados, conteúdos pagos, banners para sites e blogs, postagens na bio, aplicativos com login e senha. Ou seja, executa tudo isso em vários canais, negociando os preços, a quantidade de anúncios, o tempo da veiculação, em quais locais e horários.
Assim, ele gera leads e conquista clientes com campanhas CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Aquisição), além de mensurar e otimizar as mídias pagas com o uso do Google Analytics e de ferramentas de automação de marketing.
Uma das profissões mais comentadas do marketing digital é o influenciador digital. Em geral, os influenciadores são os profissionais que podem exercer influência sobre os seus seguidores digitalmente, produzindo conteúdo nas mídias.
Olhando pelo ponto de vista do marketing digital, é quem dá uma espécie de “imagem” ao produto/campanha ou até mesmo produz pontualmente para a empresa, sempre visando, claro, sua própria promoção e a da empresa que o contrata.
É importante destacar que a estratégia no marketing digital inclui o monitoramento de todos os resultados. Portanto, quanto melhor e mais completa a análise de resultados mais condições terá de melhorar suas estratégias de marketing, usando ferramentas como o Google Analytic.
O analista de métricas é uma profissão de marketing digital que exige conhecimento de diversos sistemas de monitoramento, para assim determinar quais as melhores métricas e KPIs (indicadores chave de desempenho) para as empresas investirem.
Pensando para além do monitoramento, devemos entender também a importância do SEO (Search Engine Optimization) para gerar audiência em seu site. Esse profissional deve ter conhecimento em tráfego originado de mecanismos de busca, para assim, conseguir alcançar as melhores posições do Google. Além disso, deve conhecer e dominar os mais de 200 fatores de ranqueamento, dominar SEO on page e off page, aprender sobre copywriting e estratégias de marketing de conteúdo.
Geralmente um produtor de conteúdo tem os conhecimentos das estratégias necessárias para que o rankeamento dos textos de um site esteja entre as primeiras posições da SERP dentro dos mecanismos de busca.
O Social CRM trabalha na Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, é responsável por gerar as mensagens para se comunicar com clientes, futuros clientes, pessoas da empresa, colaboradores, etc.
Para isso é necessário o uso de métricas, estudos, pesquisas para saber qual é o melhor momento para falar com ele, bem como a análise de horário, dia ou local. Este processo pode pode acontecer antes, durante ou após a compra.
Este profissional trabalha com a Experiência do Usuário, ou seja, foca nas informações sobre como o usuário está interagindo nos canais digitais.
O profissional costuma pensar como o usuário pensaria, possibilitando a geração de conteúdos focados neste usuário, estando mais bem preparada para oferecer os melhores produtos e experiências e assim aumentar o engajamento e consequentemente as vendas.
Conhecido como “gerador de resultados”, este profissional faz análises, e precisa ter raciocínio lógico e boas habilidades com números, planilhas, letras, siglas e dados.
Isso porque tratam-se de assuntos mais técnicos para a realidade dos consumidores, para transformá-las em ações práticas, as quais as empresas necessitam adotar para se consolidar no mercado.
O assessor de imprensa também tem um importante papel no marketing digital, pois é ele quem vai elaborar estratégias para expor as empresas na grande mídia, como TV, rádio e sites.
Ou seja, este profissional assessora tudo o que uma empresa precisa para atuar em vários canais, indo além da televisão ou do jornal impresso. Ele cuida da imagem externa da empresa, realizando eventos públicos relacionados aos conteúdos postados na internet, e sendo o representante da empresa diante da imprensa.
E aí, gostou?
Depois dessas informações sobre as profissões do futuro no marketing, agora é hora de você se preparar para este universo.
Portanto, separamos para você dois conteúdos relacionados ao tema, o Marketing Digital, as principais tendências para 2021 e Como o Marketing Digital pode contribuir para seu e-commerce que estão em nosso blog. Boa leitura!
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