Você já deve ter sido abordado (a) por um profissional de vendas que tenta te empurrar determinado serviço ou produto a qualquer custo, sem ao menos te escutar ou te valorizar, né? Daqueles que enchem tanto o seu saco que você se sente pressionado a realizar a compra por causa da insistência.
Esse profissional, visto com maus olhos por grande parte dos clientes, é o chamado vendedor. Ele pode até funcionar em alguns casos, como nas vendas simples e emocionais, dependendo do produto comercializado ou do perfil do público alvo. No entanto, na grande maioria das negociações ele é impraticável.
Para atender a demanda da grande maioria do mercado, é necessário que o profissional que acompanhará a negociação se porte como um consultor comercial, sendo sempre orientado pelas vendas consultivas e focado no cliente, que é o que a gente faz aqui na Cria!
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Basicamente, as vendas consultivas são as negociações onde o consultor comercial se porta como um especialista que entende o problema e entrega a melhor solução. Durante esse processo, é necessário ter uma escuta ativa da fala do cliente e garantir que ele esteja qualificado e maduro o suficiente para contratar seu serviço ou produto.
Nessa perspectiva, a principal ferramenta que orienta esse modelo de vendas é a técnica do SPIN Selling. O SPIN (Situação, Problema, Implicação e Necessidade) diz que o foco da venda consultiva é fazer a pessoa entender e tomar as rédeas do pensamento da compra; estimulando o raciocínio, o diálogo e sendo ativo na procura da solução.
Esse processo é fundamental também para a atuação do consultor comercial, pois é um momento indispensável para a identificação da dor e do fit do cliente. A dor do cliente é entendida como qual o problema que sua empresa está enfrentando e quais são os caminhos possíveis para solucioná-la.
Já o fit é se o perfil do cliente se encaixa com o público alvo (ICP, avatar ou personas) da empresa; tendo assim valores semelhantes, potencial de compra e, de fato, se beneficiando com a entrega.
As estruturas necessárias para se executar uma assertiva venda consultiva vão muito além da parte da negociação. Elas começam no momento da Inteligência Comercial.
A inteligência comercial – etapa intimamente relacionada com o marketing da empresa – é o momento de construir, definir e traçar as estratégias do branding da empresa aplicado às vendas.
É nesse momento que se estabelece uma Proposta Única de Valor (P.U.V), que é a análise de quais serviços sua empresa presta, quais dores eles solucionam e quais benefícios eles trazem.
Além disso, se traça e se estuda também o público alvo, sendo mais uma estratégia para poder se determinar o fit entre o contratado e o contratante.
A partir daí, são estabelecidas as estratégias de prospecção (seja ela ativa ou passiva), buscando pesquisar, conectar e qualificar os leads mapeados no processo da inteligência comercial.
Para finalizar, o último processo é o de negociação com o cliente já qualificado. Nele, os processos são:
Durante todo esse processo, é imprescindível o uso de técnicas como o rapport, gatilhos mentais e do follow up, mantendo sempre o cliente como centro da negociação.
São muitos os benefícios de se estruturar um processo no seu comercial focado nas vendas consultivas, mas dentre os principais podemos destacar:Maior fidelização dos clientes – com a experiência personalizada que eles tiveram na sua empresa, é muito provável que eles retornem para fechar negócios futuros;
Agora, que você já sabe o que é uma venda consultiva, quais são seus benefícios e quais são seus processos; que tal dar uma olhada no nosso e-book 100% gratuito e aprender como aprimorar suas vendas de forma prática e rápida? Nesse e-book, você vai aprender técnicas assertivas para conseguir converter mais.
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