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Como implementar a cultura colaborativa no seu negócio

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Por que a cultura colaborativa é tão importante?

A cultura organizacional de uma empresa diz muito sobre ela, por isso, é cada vez mais importante defini-la da melhor maneira possível. Tradicionalmente, muito se utiliza a cultura de verticalização – com uma hierarquia rígida e bem definida entre os membros. Entretanto, esse modelo está longe de ser o mais ideal. A cultura colaborativa, por sua vez, parte de uma gestão mais horizontal, com hierarquias mais flexíveis, e vem se mostrando um formato bastante promissor para o mercado.

O que é cultura colaborativa?

Esse tipo de estratégia se dá a partir da integração de todos os membros aos principais assuntos da empresa, como suas metas, objetivos e tomadas de decisões; além do compartilhamento de experiências e ideias entre os colaboradores. Com isso, todos participam do funcionamento geral da empresa e trabalham mais ativamente em conjunto. Estabelecer a cultura colaborativa é um forte diferencial no mercado, já que, quando bem planejada, tal prática proporciona um ambiente de trabalho mais agradável. Além da maior autonomia e valorização profissional dos funcionários, aumento na produtividade qualitativa, entre muitas outras vantagens.

Como implantar a cultura colaborativa na sua empresa?

Tornar uma cultura organizacional colaborativa não é algo simples, mas sim, um processo longo e gradual. Para implantar a cultura colaborativa de forma viva dentro da sua empresa, se atente aos pontos a seguir.

  1. Prepare sua equipe

A implementação de uma nova cultura não acontece do dia para a noite. É preciso preparar a sua equipe e inseri-la nesse processo. Por isso, é muito importante esclarecer o grau de colaboração dos membros e alinhar todas as expectativas para o novo formato, definindo como será a comunicação empresarial e o comportamento dos líderes e liderados.

Além disso, é interessante trazer treinamentos voltados para os gestores, a fim de reforçar alguns valores, como, escuta ativa, abertura às novas ideias e confiança nos funcionários. Da mesma forma, também é vital proporcionar capacitação aos funcionários, para atualizá-los quanto aos processos internos da empresa e incentivá-los a trabalhar em equipe.

  1. Torne a colaboração uma rotina

Não basta apenas explicar e impor a cultura colaborativa para os membros da sua empresa. Trazer a colaboração para a prática é um grande diferencial. Dessa forma, a criação de momentos e espaços para que as interações entre os membros de fato aconteçam e todos participem ativamente da gestão é essencial. 

Um exemplo disso é a criação de salas de bate-papo, reuniões frequentes, eventos e outros espaços onde todos possam discutir metas e inovações.

  1. Determine tarefas

Outra maneira de colocar em prática a colaboração é definir tarefas a cada funcionário, para que as demandas não se concentrem em apenas uma pessoa ou grupo. Além disso, também é interessante dar confiança aos colaboradores para que possam executar atividades importantes para a empresa, as quais, normalmente, seriam apenas dos líderes. 

Esse ponto permite uma melhor avaliação e conhecimento acerca das pessoas que trabalham na sua empresa, visto que é possível entender se determinado funcionário está mais disposto ou não a colaborar além do que já foi definido.

  1. Reconheça o esforço da sua equipe

Para manter a motivação dos colaboradores nesse novo formato é interessante determinar recompensas pelo esforço empenhado para atingir as metas. Essas recompensas podem ser em grupo, uma vez que todos colaboram para o sucesso da empresa. Porém, reconhecimentos individuais aos funcionários também são importantes para manter os membros engajados com os objetivos da empresa.  

Assim como as recompensas, feedbacks constantes também são essenciais para manter os colaboradores motivados e em constante evolução dentro do ambiente de trabalho.

  1. Mantenha a cultura viva

A implementação da cultura colaborativa é um processo constante, logo, mesmo depois de colocada em prática, é sempre necessário reforçar essa cultura com os membros. Para que essa estratégia seja uma realidade diária, esteja sempre relembrando as principais ideias e valores, como a colaboração e a horizontalidade, seja por meio de eventos ou simples dinâmicas do dia-a-dia. 

A cultura colaborativa tem se consolidado como peça chave para o desenvolvimento de muitos negócios e, sem dúvidas, o formato de gestão horizontal é o modelo do futuro no meio empresarial.

Aqui, você aprendeu a importância dessa cultura organizacional e como implantá-la no seu negócio. Para não perder as novidades do mercado nos acompanhe também pelas redes sociais!



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Redator da Cria

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