Blog

Case de sucesso: como a UCJ e a Cria criaram logotipos para os comitês de diversidade

Rate this post

A UCJ é uma empresa júnior dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Relações Econômicas Internacionais e Controladoria e Finanças da UFMG. Trabalhando na área de consultoria, ela já se encontra há quase 30 anos no mercado.

Não foi a primeira vez que a Cria prestou serviços para a UCJ, muito pelo contrário. No passado, já foram criados templates para slide e a própria nova identidade visual da UCJ foi feita pela Cria. A demanda em questão se tratava do desenvolvimento de logotipos para os grupos de diversidade da empresa. Essa necessidade veio da busca por um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e acolhedor. Se tornou um case de sucesso do qual a Cria tem muito orgulho!

Os logotipos

O serviço de criar logomarca não é tão complexo quanto o de criação de identidade visual. Entretanto, também envolve a criação de elementos visuais e a definição de uma paleta de cores. 

Nesse caso, o pedido foi que fossem desenvolvidos três logotipos, um para os três grupos de diversidade: UCJ Girl Power, composto por mulheres; UCJ Raízes, composto por pessoas pretas e pardas e UCJ colorida, composto por pessoas da comunidade LGBTQIA+. O projeto também envolveu pedidos mais específicos, como o de que também fosse feito um quarto logotipo para o comitê de diversidade geral, que englobava os três grupos. Esse quarto elemento visual deveria ser a junção das três logos anteriores; e além disso havia uma vontade de incluir uma catedral, já que é algo que faz grande parte da cultura interna deles.

O ponto de partida foi a identidade visual da UCJ. Como o comitê está dentro da empresa, era importante, do ponto de vista do branding da marca, que ele fosse representado coerentemente com o conjunto; além de que as logos seriam muitas vezes utilizadas ao lado da logo principal da instituição, então elas deveriam ornar juntas. O logotipo da UCJ é baseado em um gráfico exponencial, então a ideia de gráficos serviu de inspiração e perpassou todo o projeto.

Conheça os logotipos desenvolvidos

UCJ Raízes

A demanda pedia que fossem levadas em consideração especificidades de cada grupo minoritário para a construção do logotipo representativo. Para o UCJ Raízes, o primeiro destaque que se deu foi em relação às cores, e tons de marrom foram escolhidos para remeter à cor de pele. As raízes foram adicionadas como uma representação do próprio nome, e da ideia simbólica de conexão com as raízes, tanto social quanto culturalmente. Por fim o punho, simbólico do movimento negro, foi utilizado como ponto central.

UCJ Girl Power

A logomarca para o grupo das mulheres foi criada com um design baseado no símbolo de vênus, representando o feminino. Ele foi personalizado utilizando a ideia das barras de gráficos, e os elementos foram dispostos de modo a parecer que estavam se abraçando. O significado do abraço serviu para transmitir exatamente os conceitos que foram pedidos para a logo, os de acolhimento, segurança e conforto, se mantendo dentro da estética geral das logos. Pensando na diferenciação de cada logotipo por meio também das cores, definiu-se que seriam usados tons de rosa e roxo, comumente associados ao gênero feminino.

UCJ Colorida

Para a construção do logotipo do UCJ Colorida, o arco-íris foi levado como elemento principal, devido à sua representação histórica da comunidade LGBTQIA+. As cores da bandeira da comunidade ficaram presentes nas barras, e o círculo no centro foi uma forma de manter a logo coerente com as outras, assim como representar os indivíduos LGBT no meio do arco-íris metafórico.

Logotipo do comitê de diversidade

Atendendo ao pedido de que as logos dos três grupos se unissem em um único elemento visual que representasse o comitê como um todo, partiu-se do princípio de um círculo, como um gráfico de setores. Três das divisões foram usadas para simbolizar cada um dos grupos, e a quarta seção no topo, que seria o que une e completa o círculo, é a catedral, representando a cultura interna da UCJ e o fato de que todos pertencem à empresa. 

Como forma de ter mais opções para a aplicação das logomarcas, as versões de setores delas também foram feitas separadamente, além de uma versão logo tipográfica, com o símbolo representativo e o nome de cada grupo.

Esse case representou muito para a Cria, para a UCJ e para o Movimento Empresa Júnior, já que a questão de diversidade e inclusão dentro desses espaços ainda é uma luta e algo que só começou a ser discutido recentemente. A criação visual de logotipos que simbolizam uma tentativa de tornar os ambientes mais inclusivos e acolhedores para grupos minoritários é de grande importância, tanto para o meio presencial quanto o digital, que é como a maioria das empresas estão funcionando durante a pandemia. 

Impacto

O Reconcentre 2021, evento online do Núcleo de empresas juniores de Belo Horizonte e região metropolitana e colar metropolitano, confirmou o quão importante foi a iniciativa desse projeto. A UCJ foi escolhida como exemplo dentro do Núcleo em relação à diversidade e inclusão, e os logotipos foram incluídos na apresentação deles.

A luta por mais diversidade é muito necessária, não só no MEJ mas na sociedade como um todo, e a Cria ficou muito satisfeita por conseguir contribuir positivamente por meio da comunicação. Os clientes também ficaram muito satisfeitos!

Mas e você, gostou do projeto? Quer saber mais sobre a importância de uma identidade visual para sua marca? Confira o texto 3 razões para adquirir uma identidade visual aqui no Blog da Cria!

Felipe Pellucci

Recent Posts

O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário

O Reels tem se tornado o formato preferido para a divulgação de produtos. Entenda os…

16 horas ago

40 anos de Rock in Rio: celebrando o Marketing de Experiência

Descubra como o Rock in Rio trabalha o Marketing de Experiência na edição de 40…

1 semana ago

Collabs: o caminho para fortalecer seu posicionamento de marca

Descubra como a Carmed e outras empresas transformaram tendências de consumo em Collabs de sucesso…

2 semanas ago

O método da Disney para uma experiência do cliente mágica

Descubra como promover uma boa experiência ao cliente a partir do case de sucesso da…

3 semanas ago

A Campanha de Marketing por trás do sucesso de ‘Deadpool & Wolverine’

Neste artigo você conhecerá as estratégias de marketing usadas na divulgação do filme "Deadpool &…

4 semanas ago

O que levar em conta para criar uma marca de sucesso?

Neste artigo, você irá aprender tudo que precisa para se destacar no mercado como uma…

3 meses ago