Uma cena corriqueira: Você e seus amigos estão há horas discutindo questões sobre a vida, verdade e o universo, até que alguém diz: “Cara, a gente tinha que ter um podcast”. Pois bem, esse foi e continua sendo o início de histórias de sucesso que tem se tornado cada vez mais comuns.
Queridinhos da chamada “Geração Z”, os podcasts têm ganhado um público cada vez mais amplo nos últimos anos. A variedade possível de formatos e temas, a dinamicidade, a facilidade com a qual alguém consegue gravar uma faixa de áudio, todas essas características fizeram com que esse modelo de produção de conteúdo estourasse recentemente. Mas, afinal de contas, o que é um podcast?
O termo surgiu no ano de 2004, quando o jornalista da BBC e do The Guardian, Ben Hammersley, combinou as palavras iPod e broadcast (que em inglês significa transmissão) em um artigo. Essa junção de palavras tentava descrever o fenômeno, até então inovador, de gravar faixas de áudio com o seu iPod e compartilhá-las com o mundo. Hoje em dia, o substantivo “podcast” é reconhecido pelo dicionário Oxford como “uma faixa de áudio digital que é transmitida através da internet e pode ser tocada tanto em um computador quanto em um dispositivo móvel”.
Esse formato de compartilhamento de conteúdo, focado majoritariamente (mas não exclusivamente) no áudio, tem ganhado popularidade no Brasil e no mundo. É um pouco difícil mensurar em plataformas como o Spotify, a maior no compartilhamento de áudio, já que essas informações são, no geral, restritas aos produtores, no entanto, o podcast mais reproduzido do Brasil no Spotify, o PodPah, tem 2 milhões de inscritos no canal do YouTube, e vídeo que ostentam mais de 7 milhões de visualizações.
Até mesmo grandes figuras políticas importantíssimas do cenário internacional se renderam ao fenômeno. O ex-presidente americano Barack Obama e sua esposa, Michelle, possuem, cada um, um podcast de grande sucesso, contando suas histórias e entrevistando pessoas.
O formato de entrevista, inclusive, tem tomado conta das plataformas. O podcast, que costumava ser apenas um arquivo de áudio compartilhado digitalmente, ganhou uma extensão visual através das mesas de gravação, que são compartilhadas em redes como o YouTube, gerando um conteúdo multimídia.
Ficou interessado em fazer parte desse movimento? Vamos conferir algumas dicas para iniciar seu podcast.
Uma dica para iniciar um podcast de sucesso é refletir sobre quais são seus objetivos. Por mais que o podcast dê abertura para testar coisas diferentes ter uma marca bem estabelecida vai te ajudar a alcançar um público maior e mais fiel. Isso não significa que você deve continuar investindo seu tempo e esforço em ideias que não estão gerando resultados, nem que você tem que tolher sua criatividade, mas pensar em algumas bases firmes vai te ajudar bastante.
Defina o formato do seu programa: ele vai ser de entrevistas? Vai ser de monólogos? Vai ser de conversas? Pense também no tipo de tema que você vai tratar. Falar sobre política, cultura e entretenimento está muito em alta hoje em dia, mas nada te impede de falar sobre arte ou ciência. E mais importante: defina o tom que você vai usar. Dentro da prática empresarial, e, especificamente, durante o processo de construção de uma marca, criamos alguns suportes importantes como a buyer persona, que é a personificação de um cliente que poderia ser ajudado pelo nosso serviço. Já pensou em transportar isso pro seu podcast? Pense nas pessoas com quem você deseja conversar: qual a idade delas? Onde elas moram? Qual é o grau de instrução delas?
Pensar estrategicamente em quem vai ser seu público vai te ajudar a definir o tom que você vai usar na hora de se comunicar. Se você quer atingir um público jovem e urbano, você pode se permitir usar gírias, fazer piadas, citar memes. No entanto, se você quer atingir um público mais generalizado, adotar uma postura um pouco mais séria, evitando referências muito específicas ou usando muitas gírias.
Depois de decidir o que você quer falar e para quem, tá na hora de pensar em como ser reconhecível. Alguns fatores importantes para isso já foram falados antes, como por exemplo, ter um formato e temas bem definidos. No entanto, ter uma identidade visual e sonora é essencial para que seu podcast seja bem sucedido.
Por ser uma mídia audiográfica, é comum que podcasters iniciantes não deem tanta atenção para a produção de conteúdo visual, mas isso é um erro. Vamos pegar o Spotify como exemplo: dentro do Spotify, seu programa pode ter uma foto de perfil própria, bem como cada episódio ter uma capa específica. Se você tiver uma logomarca bem feita para ser o perfil do seu programa, e uma identidade visual firmada para as capas dos episódios, assim que esse conjunto de elementos visuais forem percebidos por um ouvinte, ele vai lembrar de você.
É claro que tão importante quanto isso é pensar numa identidade audiográfica pro seu podcast. Ter uma música de abertura, trilha sonora e música de encerramento são algumas maneiras inteligentes de estabelecer essa marca. É uma boa ideia também ter um estilo de edição próprio, então decida se você quer seções de falas mais curtas ou mais longas ou se você vai fazer muitos ou poucos cortes.
Essas escolhas vão fazer seu programa ser reconhecível, criando uma relação de familiaridade com seu público, o que ajuda você a fidelizá-lo.
É bem verdade que muitas pessoas preferem um formato mais improvisado e conversativo, mas isso não significa que você deve gravar sem preparar alguns tópicos importantes antes. Caso você decida fazer um episódio roteirizado, você pode pensar o seu roteiro em sessões de gravação, o que vai facilitar todo o processo depois. Separe pedaços de falas maiores que possam ser gravados de uma vez só, o que vai facilitar bastante seu processo de edição.
Para quem está começando, fazer episódios roteirizados é uma boa ideia, já que com um roteiro você corre um risco menor de se perder ou ficar nervoso. Quando você improvisa ou não separa partes que possam ser gravadas em grandes seções, você dificulta seu trabalho de edição, já que vai ter que fazer mais cortes, o que atrapalha a naturalidade e fluidez do episódio.
Mesmo que você queira um formato de programa mais improvisado, ou talvez entrevistas, é importante ter tópicos ou perguntas que guiem sua linha de pensamento. É difícil manter a retenção de pessoas ouvindo seu programa se sua linha de raciocínio for desconexa ou demasiadamente longa. Quer dicas de como escrever um bom roteiro de podcast? Aprenda aqui 5 dicas para fazer um roteiro coerente.
Apesar de muito importante, essa fase é provavelmente uma das mais fáceis na construção de seu podcast. Diferente de produtos audiovisuais, gravar áudios com qualidade é possível na maioria dos telefones celulares hoje em dia. Com poucos aparelhos você vai enfrentar um problema de muito chiado ou de qualidade inaudível.
No geral, a maior dificuldade que um podcaster iniciante enfrenta é que não são todas as fontes de captação que tem um bom isolamento acústico, ou seja, se você tentar gravar em um ambiente movimentado, com pessoas falando ao fundo ou barulhos de carros, por exemplo, você pode ter problemas. Porém, existem microfones de lapela para serem aplicados em smartphones que custam na faixa dos 30 reais e podem te ajudar bastante a melhorar a qualidade do seu áudio.
Lembre-se que você vai estar se gravando falando durante um certo tempo, então prepare seu ambiente para que você tenha água à fácil acesso enquanto grava, para não ter problemas com sua voz falhando e nem precisar sair do local de gravação para beber e quebrar seu momento de criação. Um dos benefícios de estar gravando apenas sua voz, é que você pode manter seu roteiro impresso ou em uma tela na sua frente sem muitos problemas, tome proveito disso.
A dica que eu dei sobre gravar grandes pedaços que você consiga falar direto, é exatamente não ter que fazer pequenos cortes entre suas falas. Prepare parágrafos que você consiga falar sem precisar fazer muitas pausas, e grave quantas vezes forem necessárias até você ter um parágrafo gravado perfeito, para que seu único trabalho seja manusear os espaços entre os pedaços lidos. Lembre-se de não deixar espaços muito grandes ou pequenos. Para que seu episódio não tenha muito silêncio, mas também não deixe espaços muito curtos, para que seu ouvinte tenha tempos de respiro.
Existem diversas plataformas de edição de áudio, mas considero o Audacity o mais fácil. É um programa gratuito que te permite fazer redução de ruído e cortes simples, o que já pode ser bem útil pra começar. Ele não tem uma interface muito bonita, mas é bem funcional. Também é possível editar podcasts em programas de edição de vídeo, que é o que eu faço. Considero as interfaces de programas de edição como Sony Vegas mais fáceis para adicionar trilha sonora e ver a sobreposição das faixas com mais facilidade.
Felizmente, publicar um podcast hoje em dia é bem fácil. Você pode escolher uma imagem de fundo e editar seu podcast em formato de vídeo para upar no YouTube, mas, imagino que você está pensando em como publicar nas outras plataformas de áudio, certo? O distribuidor mais fácil de podcasts que existe é o Anchor. Site gratuito com interface otimizada que permite você escolher as imagens para o seu podcast, para cada episódio, e ele mesmo vai distribuir para plataformas como Apple Podcasts e Spotify (para o Spotify você pode precisar fazer um requerimento de incluir seu programa na plataforma, mas é feito só uma vez e é bem fácil).
O mais importante durante todo esse processo, é fazer algo que te representa e se divertir. Produzir um podcast é uma maneira incrível de se expressar sem precisar vencer a timidez de se expor em frente a uma câmera. Todo mundo pode começar um podcast, então, tenta você também!
E para te ajudar nesse processo, aprenda agora, de maneira 100% gratuita, como criar seu podcast do zero!
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Mas o anchor tem que pagar pelo que eu saiba, não?