Um dos aspectos mais importantes de uma marca é como ela é vista pelo seu público. Certamente, o SLOGAN tem um papel fundamental nesse processo. Os slogans muitas vezes ficam fixados no imaginário popular por muitos anos, exemplo disso é o antigo utilizado pela Coca-Cola: “Abra a felicidade”, que mesmo trocado em 2009, ainda permanece na mente das pessoas. Dessa forma, é possível entender que o slogan ajuda a tornar a marca presente no cotidiano de seu público.
Mas, o que é um slogan?
Um slogan é uma frase que busca representar, resumidamente, uma empresa, uma marca, ou até mesmo uma pessoa. Seu processo de criação tem várias etapas, pois, apesar de ser um texto curto, deve-se estar atento a vários quesitos ao criá-lo. Por exemplo, como ele vai soar para o público, os valores e ideais que serão transmitidos através dele, e como ele será aplicado.
A magia do processo de criação dessa frase está justamente em conseguir expressar e levar em conta tantas coisas em tão poucas palavras. Então, confira as seguintes dicas que vão te ajudar a elaborar um bom slogan!
1.Conheça seu público!
Sempre pense em para quem você está escrevendo, tente imaginar o seu público como uma pessoa. Dar nome e características pode facilitar a compreensão do seu público e, consequentemente, ajudar a criar um slogan que seja mais preciso e eficiente. Isso ajuda a humanizar o processo e deixa claro para quem você está escrevendo, mas não esqueça de tomar cuidado em como o slogan vai soar para pessoas que não estão inseridas no contexto para o qual você está escrevendo.
2. Mantenha os valores e ideais em mente!
Já falamos um pouco sobre um bom slogan ser mais do que apenas palavras bonitas e impactantes, mas um texto que represente os valores, os ideais e a identidade de uma marca. Por isso, consulte várias vezes esses pontos durante o processo de criação, retornando a eles sempre que for necessário.
3. Diga o slogan em voz alta!
Uma outra boa dica é dizer o seu slogan em voz alta, pois, ao ler muitas vezes o mesmo texto, pode-se não perceber importantes nuances que ouvir as palavras podem elucidar. Por isso, leia o slogan alguns dias depois de tê-lo criado, assim você pode analisá-lo com um novo olhar. Outra boa dica é compartilhar a frase criada com outras pessoas e pedir opiniões.
Além disso, para se inspirar, você pode estudar slogans famosos e que marcaram gerações. E aí, gostou dessas dicas? Conhecer um pouco mais sobre assuntos relacionados, como a diferença entre slogan e tagline e Copywriting, certamente irá auxiliar no seu processo de elaboração de um Slogan e até mesmo em outras produções textuais publicitárias. Então, deixe seu comentário aqui e navegue pelo nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!