Ao se pensar em propagandas e comunicação no geral, é impossível não pensar também em criatividade. Isso acontece pelo fato de que, com o tempo, a publicidade deixou de se importar apenas com vendas, e foi sendo cada vez mais consumida por meio da perspectiva do entretenimento. Sendo assim, não é por acaso que campanhas diferentes e dinâmicas geram muito mais resultados para as marcas, tanto em engajamento quanto financeiramente.
Mas então, como fazer propagandas que fujam do comum e sejam realmente criativas? A resposta se dá por meio do conhecimento cultural, que é essencial para a construção de produções nesse sentido. Assim, investir em mensagens engraçadas e até mesmo emocionantes, que atingem os sentimentos das pessoas e geram identificação, é um bom passo para que o trabalho seja memorável.
Dessa forma, por meio de uma publicidade inovadora, é possível promover um conteúdo muito relevante e inteligente. Tal ideia se refere aos diferenciais da marca e do produto, mas também integra o público ao universo criativo proposto. Além disso, é importante lembrar que não importa o formato: pode ser por meio de vídeo, de imagem, de música ou de outro meio, desde que desperte empatia e emoções.
Quer conhecer alguns exemplos de propagandas criativas que marcaram o mundo da comunicação? Continue lendo para conferir!
Stranger Things – Xuxa e o baixinho que sumiu
Todo mundo sabe que a Xuxa foi e ainda é um dos maiores fenômenos do entretenimento para crianças. Quem não sonhava em participar de um dos programas da apresentadora, ou de ser uma de suas paquitas?
Pensando nisso, para promover a nova temporada de Stranger Things, a Netflix produziu uma propaganda em que aparece a rainha dos baixinhos simulando uma ligação para um dos personagens da série. Tal produção ficou super divertida e ganhou, em 2017, uma premiação na categoria “Entretenimento” do Cannes Lions. Veja a proposta:
Bradesco – Volte a brilhar
Considerando esses tempos difíceis de pandemia, o banco Bradesco lançou, no fim de 2020, uma série de vídeos voltada para o apoio e acolhimento dos brasileiros.
Tais peças, que foram feitas utilizando o recurso da animação, mostram, de forma muito sensível, como as pessoas têm lidado com esse período, e trazem uma mensagem de esperança tocou o coração de muitos. Confira um dos vídeos a seguir e se emocione também:
Guaraná – Jingle Bell e Natal Rock
Com uma proposta muito divertida, inteligente e ainda fazendo referência à memorável música “Jingle Bells Rock”, o Guaraná resolveu trazer uma propaganda natalina que fizesse mais sentido no contexto nacional.
A marca investiu em um musical que contava com a participação da cantora Paula Fernandes e também de influencers como Pequena Lo e Laura Seraphim. Dessa forma, no vídeo foram retratados diversos costumes e elementos natalinos comuns aos brasileiros, como o tio do pavê, o churrasco e a brincadeira do amigo secreto, e reforçou o sentimento de orgulho por termos um natal tão diferente e único.
A propaganda gerou muito engajamento nas redes sociais, principalmente no Twitter, proporcionando para o Guaraná uma visibilidade muito importante.
Hershey’s – Her she gallery
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher em 2020, a Hershey´s decidiu ligar o flash e fazer uma publicidade muito diferente. Nesta ação as embalagens dos produtos se tornaram verdadeiras galerias expositivas para trabalhos de artistas mulheres.
Além da adesão de muitas participantes, que tiveram suas obras estampadas em embalagens com layouts personalizados. Para as musicistas, a divulgação de seus trabalhos foi feita por meio de um Qr Code presente na embalagem, que levava diretamente para o acesso às músicas.
Além disso, a ação também foi estendida para o meio digital, de forma que a marca publicou as criações dessas artistas nas redes sociais e permitiu que mais mulheres divulgassem suas produções por meio da hashtag #HerShe.
Como resultado, toda essa movimentação foi muito positiva para a Hershey´s, que recebeu diversos comentários positivos e foi eleita a segunda melhor campanha de 2020 pelo Meio e Mensagem.
Burger King – Anúncio Grelhado
Por meio de um tom provocativo e uma alfinetada na concorrência, o Burger King fez história com sua campanha Anúncio Grelhado. Por meio de um aplicativo de realidade virtual da empresa, os usuários deveriam queimar – digitalmente – anúncios do McDonald ‘s. A partir desse feito, os usuários poderiam retirar um lanche gratuito na loja Burger King mais próxima.
Além de dar o que falar, o trabalho gerou resultados positivos em esfera internacional, conquistando para o Brasil diversas premiações em diferentes categorias no Cannes Lions. No total, a campanha recebeu 1 Ouro (Direct), 3 Pratas (Direct, Mobile e Outdoor) e 5 Bronzes (2 em Direct, 1 em Brand Experience & Activation, 1 em Mídia e 1 em Outdoor). Veja a seguir:
Por tudo isso podemos concluir que investir na criatividade e na inovação da publicidade é extremamente positivo e só traz vantagens. Gostou dessas referências? Confira mais propagandas criativas em nosso texto do blog 11 propagandas que marcaram a publicidade recente.