Quando nos perguntamos o que é uma marca, muitas vezes o mais comum é resumir a cores, ícones, nomes e outros elementos visuais. Entretanto, o conceito de marca vai muito além disso.
Por isso, uma marca também será uma percepção da cultura de uma empresa, a forma como ela se diferencia no mercado e como ela se expressa. Grandes marcas possuem uma personalidade, e isso só é garantido com uma boa estratégia de branding.
Branding é uma prática estratégica de gestão de marca. É um processo complexo, muitas vezes demorado mas que garante resultados duradouros.
O branding é importante porque não apenas é o que realmente faz a impressão de uma marca ser memorável, mas permite que seus consumidores saibam o que esperar da sua empresa.
Sendo assim, uma empresa que possui um branding forte terá seus valores bem estruturados e com isto será capaz de definir um posicionamento consistente, conectar sua marca com o público alvo e traçar um planejamento estratégico que possa potencializar sua percepção de imagem.
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Os valores de uma marca são atributos e princípios orientadores que articulam tudo que a empresa faz. Eles estarão presentes desde a forma como seus colaboradores trabalham, até o processo de venda e na construção da relação com os seus clientes.
Dessa forma, os valores de uma marca precisam ser inegociáveis, bem esclarecidos e orientados para a ação, pois irão definir a personalidade da sua marca, indicar o que deve ser priorizado e influenciar todas as suas ações.
Os valores devem estar no centro do seu negócio. Eles precisam ser incorporados na cultura da sua empresa, na forma como seus colaboradores trabalham, na identidade visual da sua marca, nas estratégias de comunicação e nas relações que você estabelece com seus clientes.
A maioria das empresas sabem o quão importante é para uma marca ser distinta e consistente, mas muitas pessoas não entendem o quão vital são os valores para todos os aspectos do seu negócio. Os valores definem quem é a sua marca. Sem eles seus esforços para ter uma boa estratégia de branding serão em vão.
Quando se discute quais são os atributos da sua marca, muitas vezes pensamos em palavras que são vagas ou que não conseguem expressar um diferencial.
Qualidade, por exemplo, é uma palavra muito geral, comum e que por si só não diz muita coisa, o que não serviria como um bom direcionamento. Uma saída para este problema seria substituí-la por termos relacionados e mais voltados para a ação, como precisão, atenção aos detalhes, consistência e expertise.
Ao definir um valor é preciso entender o porquê daquele atributo ser uma parte essencial da sua empresa e como ele será incorporado em todos os aspectos do seu negócio. Sinceridade e autenticidade são primordiais para que eles não sejam apenas palavras vazias, mas sim algo que possa representar o que é o seu negócio e ajudar o seu público a se sentir conectado com a sua marca.
Nesse sentido, fuja de valores muito seguros ou “bonitinhos”, pense em aspectos que realmente conectam a sua marca ao mundo. O valor da sua marca é o que ela é e não o que ela quer ser.
Marcas também são experiências, o brand experience, ou seja, a percepção do seu público, vai muito além da entrega de um produto. Um cliente que se sente conectado aos valores da marca provavelmente a terá como favorita na decisão de compra.
A escolha de um valor servirá como um guia para todas as decisões a serem tomadas pela empresa. Se bem definidos, o processo de escolha será facilitado, proporcionando dinamismo nas decisões.
Os valores de uma marca comunicam o que ela acredita e como ela irá trabalhar em direção a sua visão. Portanto, uma marca que reconhece seus valores consequentemente terá uma cultura que é compartilhada por seus colaboradores. Isso significa que eles estão alinhados ao propósito da marca e estão comprometidos em suas entregas.
Para se destacar no mercado, uma marca precisa ter personalidade, algo irá conectá-la com seu público e diferenciá-la frente às concorrentes, ou seja, os valores de uma marca é o que a irá conferir uma personalidade. Para essa construção, costuma-se trabalhar com os Arquétipos de Marca.
Quer entender mais sobre o brand experience e os arquétipos de marca? Confira nossos posts “Marcas são experiências” e “Arquétipo de Marca: Entenda a personalidade da sua marca”
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