Para entender do que se trata um negócio escalável é importante conhecer sobre os negócios inovadores. Sendo assim, os chamados produtos inovadores são serviços, os quais conseguem assinalar as dores e as soluções efetivas de um cliente em potencial. Isto é, a inovação está presente quando uma empresa percebe um problema no cotidiano de um certo grupo de pessoas e desenvolve um produto que resolve essa dificuldade.
Tomamos o “Ifood” como exemplo, essa companhia pegou uma resistência do consumidor, que seria o deslocamento para realizar a compra de alimentos, e, a partir disso, desenvolveu uma plataforma que facilitou o acesso do cliente à comida. Posto isso, o mais interessante desse sistema é que a multinacional em si não teve nenhum custo adicional ao longo dos seus anos de atuação, mas por quê?
O motivo está relacionado ao fato de esses tipos de empreendimentos usarem negócios escaláveis. Dito isso, esses serviços são compreendidos como produtos, os quais multiplicam o faturamento das empresas sem sobrecarregar as pessoas que nela trabalham e sem aumentar o preço de custo da produção. Ao analisarmos a Netflix, percebemos que os produtos escaláveis dela são as séries e os filmes disponíveis na plataforma e o gasto que a empresa tem para mantê-los é um investimento único com as produtoras no tempo de exibição das obras. Por esse motivo, a equipe da Netflix em si não tem que desempenhar mais funções ou desembolsar mais dinheiro para manter os programas no ar.
Mas existem desvantagens. Os produtos escaláveis não dão a possibilidade de personalização para cada cliente, além de terem que ser vendidos em grande escala para gerar um lucro significativo, já que o preço deles é bem reduzido.
Por fim, aqui vão algumas dicas para se criar um negócio escalável:
1. Conheça o que seu público precisa
Saber identificar a necessidade do seu cliente é primordial para que você saiba o que vender para ele.
2. Ser ágil e flexível com as mudanças
Estar preparado para lidar com alterações no meio jurídico, legal e tributário, as quais podem surgir à medida que seu produto escalável cresce.
3. Ambição
Como dito anteriormente, um negócio escalável, para gerar bons resultados deve ter um índice alto nas vendas, então, pense grande!
4. Pense em algo que possa ser ensinado
Tendo em mente que o produto escalável é algo padronizado, é essencial que a produção desse seja de fácil compreensão e ensinamento para que os processos sejam, de fato, minimizados.
5. Enxugue processos
Para que um negócio escalável funcione, é necessário que você possa conseguir lucrar sem estar intrínseco ao processo produtivo. Por isso, monte estratégias
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