Cada vez mais o mercado exige profissionais com habilidades diversificadas. Entretanto, tais habilidades ultrapassam apenas questões técnicas; contratantes procuram pessoas que saibam trabalhar em equipe e tenham habilidades de lidar com os desafios do dia a dia da empresa, e é ai que entra a resiliência profissional.

A resilitencia profissional tem justamente a ver com saber encarar os desafios e conflitos do ambiente de forma a se manter calmo e focado mesmo em meio a crises ou momentos de instabilidades.
Algumas pessoas nascem com facilidade nesse quesito mas, para aqueles que não deram essa sorte, a característica pode ser adiquirida ao longo do tempo.
Entretanto, antes de qualquer coisa, é necessário entendermos o que é a resiliência profissional e qual sua importância, certo? Então vamos lá!
o que é resiliência profissional?
Como já dissemos acima, essa característica é definida como a capacidade de se manter acertivo, ter sucesso e se superar diante de situações desafiadoras no ambiente de trabalho. Uma pessoa resiliente é aquela capaz de lidar serenamente com aquilo que de alguma forma a tira dos eixos e, além disso, manter seu equilíbrio psicológico dirante a situação.
No ambiente corporativo, trabalhadores são constantemente colocados em contato com desafios, seja devido a desafios do cargo ou questões de mercado. E, nesse sentido, aqueles que são resilientes têm chances muito maiores de superar momentos difíceis e prosperar.
Qual a impotância de ser resiliênte no ambito profissional?
Ser um profissional resiliênte não te torna melhor do que outros. Não se trata de uma espécie de competição, mas sim de uma forma de buscar o autodesenvilvimento. Ser resiliênte te permite lidar com as mais diversas situações de forma equilibrada e sem deixar que isso afete negativamente seu trabalho!
Além disso, ser um profissional resiliênte traz diversos benefícios para o seu desenvolvimento profissional, tais como:
- Maior chance de crescer profissionalmente
Aqueles que se mostram resiliêntes em um ambiente corporativo tem grandes chances de se desenvolverem profissionalmente, sendo assim mais propícios a consquistar seus objetivos e alcançar o sucesso desejado na vida profissíonal.
- Desenvolvimento da proatividade
Pessoas resiliêntes tendem a tomar a frente em situações de crise e buscar de forma calma e equilibrada soluções de sucesso, tornando-se assim mais proativas, não apenas em seu ambiente profissional!
- Uma visão mais positiva das situações
Ser resiliênte é também sobre olhar as situações desafiadoras como algo que, com racionalidade, podemos resolver. Dessa forma, profissionais resiliêntes tendem também a encarar as siituações de forma mais positiva, tendo assim maior chance de sucesso.
5 dicas para se tornar um profissional mais resiliênte
Nós já falamos sobre o que é a resiliência prossifional e qual sua importância, agora vamos te dar 5 dicas para apromorar essa característica e colocá-la em prática no seu ambiente corporativo.
- adiministre suas emoções
Para manter seu equilíbrio é muito importante aprender a lidar com as emoções e entender quando e qual a forma mais apropriada de expressa-las. Além disso, é importante sempre tentar reduzir os níveis de estresse através, por exemplo, de hobbies em seu tempo livre
- entenda e respeite seus limítes
O autoconhecimento é um elemento importânte nessa equação. Saber quais situações te estressam, quais suas dificuldades em lidar com elas e principalmete seu limites é fundamental para encontrar o equilíbrio.
- adapte-se a situações e tenha a mente aberta às mudanças
A verdade é que mudanças e desafios sempre surgirão em nosso caminho, e por isso é importante manrter-se de cabeça aberta e estar disposto a tentar e se adaptar a eles.
- construa bons relacionamentos profissionais
Estar cercado de boas pessoas e profissionais que são resilientes em suas próprias áreas é uma grande dica para te ajudar a se tornar mais resiliênte também! Cerque-se de pessoas que estão evoluindo e buscando melhora, e será mais fácil se sentir motivado a buscar esses objetivos.
- foque na solução
Uma das dicas mais importântes que podemos dar é essa, foque na solução! Ao invés de simplesmente se desequilibrar por causa do problema, busque resoluções, seja criativo!
Eai, gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como melhorar seu ambiente de trabalho? Então conheça nossos conteúdos sobre organização e comunicação interna no homme office!