Categories: Uncategorized

Identidade Visual – Janaina Goston (Case de Sucesso)

Rate this post

Como já foi explicado em outros textos, a Identidade Visual é construída a partir de elementos gráficos que estão presentes na estética da marca. Sendo assim, o mesmo design é encontrado em cartões de visitas, postagens nas redes sociais ou no logotipo da empresa, por exemplo.

Com base nisso, uma das maneiras de entender a importância da Identidade Visual é pensando em cima de um case de sucesso.

Contextualização

Dra. Janaina Goston atua no mercado de nutrição esportiva há mais de 10 anos. Atualmente, além de atender em seu consultório particular, ela é professora no curso de Especialização em Fisioterapia da UFMG e no Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Desportiva do IESPE,e colunista no programa Alimentação Saudável.

Nesse tocante, diante dos diversos nichos que Janaina atua, a demanda por uma Identidade Visual é muito importante para a consolidação no mercado, a partir dessa representação estética.

Construção da Identidade Visual

Diante desse cenário, a primeira etapa nesse processo foi uma reunião feita pelos membros da Cria, responsáveis pelo projeto, em conjunto com a cliente, de forma a entender melhor sobre a empresa, além coletar os insumos necessários para o processo criativo.

Depois disso, as principais ideias foram resumidas em um Briefing Criativo, documento que serve de base para guiar o processo criativo, deixando-o alinhado com as expectativas do cliente. Nele, estão as principais ideias do projeto.

Conceitos

  • Movimento e Energia: ideias citadas na reunião e estão associadas com o ramo da nutrição esportiva. Sendo assim, é crucial que estes conceitos estejam presentes na Identidade Visual.
  • “Clean” e Leveza: pensando na parte estética, é muito importante que os elementos desenvolvidos, além de serem mais minimalistas, estejam relacionados com características da marca
  • Mudança e Inovação: diz respeito a propor o diferente. Pensar fora da caixa e refletir sobre as mudanças nas rotinas das pessoas que começam a praticar esportes ou a ter uma alimentação balanceada.

Referências

Um dos principais insights ocorreu a partir da personalidade da própria Janaina, que transmite carisma e energia nas ações. Diante disso, foi muito importante pensar em maneiras de transmitir essa energia em elementos gráficos.

Além disso, como ela atua em diversos setores do mercado, o nome tornou-se um dos elementos mais marcantes para o processo criativo. A partir disso, ele foi associado à escrita médica, por ter uma característica única, apresentando uma tipografia marcante.

Por fim, é válido ressaltar que na criação de uma logo, é esperado que o nome esteja associado com algum elemento gráfico. Contudo, pensando no conceito de mudança e inovação, a Identidade Visual baseou-se, novamente, na utilização do nome, como forma de trazer certo dinamismo e espontaneidade para o processo criativo.

Ademais, a escolha de cores ligada ao verde traduz tanto uma preferência de Janaina, pontuada na reunião inicial, quanto com a ideia de saúde e movimento presentes no significado da cor.

Identidade Visual da Janaina Goston, especialista em nutrição em esportes e exercício físico

Entrega Final da Identidade Visual

Ao final, o processo criativo estava bem alinhado com a expectativa da cliente, sendo possível associar a arte aos conceitos definidos inicialmente, ressaltando características que tornam a marca única.

Frente ao exposto, a ID é um dos processos importantes para a consolidação no mercado, uma vez que os elementos visuais são associadas à marca e ao que ela busca oferecer.

Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Redator da Cria

Recent Posts

Release: a redação jornalística para a divulgação de novidades

Você, com certeza, já deve ter lido uma notícia sobre a divulgação de um evento…

5 dias ago

Cultura Empresarial: Entenda o vetor estratégico por trás de seu crescimento

Você sabe o que significa cultura empresarial ou organizacional? Esse termo, que vem ganhando força…

2 semanas ago

Newsletters em alta: Conquistando novos públicos

As newsletters têm se tornado uma ferramenta essencial para empresas e criadores de conteúdo estabelecerem…

3 semanas ago

As estratégias de Marketing no K-pop

O texto mostra como a indústria cultural sul-coreana usa de estratégias de Marketing para lançar…

3 semanas ago

Descubra como influenciadores se aproximam do público

Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, os influencers surgiram e foram ganhando…

1 mês ago

Product placement em doramas: você já notou esses detalhes?

Os doramas são um fenômeno mundial. É exatamente aí que entra o conceito de Product…

1 mês ago